Pós-Graduação

Pós-Graduação em Metodologia de ensino de língua portuguesa

Educação

Sobre a Pós-graduação em Metodologia de ensino de língua portuguesa

 

O ensino da língua portuguesa desempenha um papel fundamental na formação de indivíduos críticos e conscientes, oferecendo-lhes as ferramentas para navegar e interpretar o mundo ao seu redor. Nesse contexto, o domínio da língua é essencial não apenas para a comunicação eficaz, mas também para o desenvolvimento do pensamento analítico e da sensibilidade cultural. É por meio do estudo aprofundado da morfologia, linguística, produção textual e metodologias de ensino que os profissionais da educação podem enriquecer sua prática pedagógica, contribuindo significativamente para o crescimento intelectual e cultural de seus alunos. Assim, uma pós-graduação em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa é um diferencial competitivo essencial para educadores que almejam especializar-se nesse campo, capacitando-os a explorar todas as dimensões da língua com maestria e inovação.

 

Este curso de pós-graduação é projetado para preparar os educadores para desempenhar papéis de liderança no ambiente educacional, dotando-os de competências e conhecimentos abrangentes em aspectos cruciais do ensino da língua portuguesa. Os participantes serão imersos em um currículo rico, que abarca desde a análise estrutural da língua até as estratégias mais eficazes de ensino-aprendizagem, capacitando-os a fomentar a excelência educacional em seus contextos de atuação. Essa formação abrangente prepara o educador para enfrentar os desafios da educação contemporânea, promovendo um aprendizado significativo e engajado.

 

 

Para quem é este curso

 

O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Letras e demais Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas a atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Morfologia da Língua Portuguesa | 40H

Estrutura e formação de palavras, as classes de palavras e o processo de formação de palavras; Classes de palavras e; Processo de formação de palavras.

 

2. Linguística da Língua Portuguesa | 40H

Linguística; Os Aspectos da Língua; As Variações Linguísticas; As Inteligências Múltiplas.

 

3. Leitura e Produção de Texto | 40H

O Processo de Leitura e Produção de Texto; O Ensino da Produção de Texto em Perspectiva Dialógica; A Leitura dos Clássicos da Literatura Infantil nos Contos Atuais.

 

4. Estudos Morfossintáticos da Língua Portuguesa | 40H

Estudo da Sintaxe - Frases, Períodos Simples e Composto; Estudo Morfossintático da Língua Portuguesa; Termos Essenciais da Oração; Termos Integrantes da Oração.

 

5.Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa I | 60H

Pontuação e Crase; Tópicos de Gramática e Formação de palavras; Estrutura e Processos de Formação das Palavras; Conjugação Verbal e; Análise sintática.

 

6. Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa II | 60H

Argumento e retórica; Variações linguísticas; Coesão e Coerência; Figuras de linguagem; Gêneros textuais.

 

7. Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa III | 60H

As Variações Linguísticas Na Escola: Metodologias Do Ensino Docente, O Preconceito Linguístico Na Escola: O Português Padrão E O Não Padrão Nas Metodologias De Ensino, Mecanismos de produção de sentido na metodologia do ensino didático: o argumento como forma de interação, Metodologia de ensino da língua portuguesa: intertextualidade e leitura na interação em sala de aula.

 

8. Organização do Ensino de Língua Portuguesa | 40H

Estrutura e Processos de Formação das Palavras; Conjugação Verbal; Pontuação e Crase; Figuras de Linguagem; Gêneros Textuais.

 

9. Docência no Ensino Superior | 40H

A disciplina não contém videoaulas.

Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.

 

Pós-Graduação

Pós-Graduação em Metodologia de ensino de língua portuguesa

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC