Pós-Graduação
Pós-Graduação em Metodologia de ensino de língua portuguesa
Educação
Carga Horária
420 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre a Pós-graduação em Metodologia de ensino de língua portuguesa
O ensino da língua portuguesa desempenha um papel fundamental na formação de indivíduos críticos e conscientes, oferecendo-lhes as ferramentas para navegar e interpretar o mundo ao seu redor. Nesse contexto, o domínio da língua é essencial não apenas para a comunicação eficaz, mas também para o desenvolvimento do pensamento analítico e da sensibilidade cultural. É por meio do estudo aprofundado da morfologia, linguística, produção textual e metodologias de ensino que os profissionais da educação podem enriquecer sua prática pedagógica, contribuindo significativamente para o crescimento intelectual e cultural de seus alunos. Assim, uma pós-graduação em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa é um diferencial competitivo essencial para educadores que almejam especializar-se nesse campo, capacitando-os a explorar todas as dimensões da língua com maestria e inovação.
Este curso de pós-graduação é projetado para preparar os educadores para desempenhar papéis de liderança no ambiente educacional, dotando-os de competências e conhecimentos abrangentes em aspectos cruciais do ensino da língua portuguesa. Os participantes serão imersos em um currículo rico, que abarca desde a análise estrutural da língua até as estratégias mais eficazes de ensino-aprendizagem, capacitando-os a fomentar a excelência educacional em seus contextos de atuação. Essa formação abrangente prepara o educador para enfrentar os desafios da educação contemporânea, promovendo um aprendizado significativo e engajado.
Para quem é este curso
O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Letras e demais Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas a atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Morfologia da Língua Portuguesa | 40H
Estrutura e formação de palavras, as classes de palavras e o processo de formação de palavras; Classes de palavras e; Processo de formação de palavras.
2. Linguística da Língua Portuguesa | 40H
Linguística; Os Aspectos da Língua; As Variações Linguísticas; As Inteligências Múltiplas.
3. Leitura e Produção de Texto | 40H
O Processo de Leitura e Produção de Texto; O Ensino da Produção de Texto em Perspectiva Dialógica; A Leitura dos Clássicos da Literatura Infantil nos Contos Atuais.
4. Estudos Morfossintáticos da Língua Portuguesa | 40H
Estudo da Sintaxe - Frases, Períodos Simples e Composto; Estudo Morfossintático da Língua Portuguesa; Termos Essenciais da Oração; Termos Integrantes da Oração.
5.Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa I | 60H
Pontuação e Crase; Tópicos de Gramática e Formação de palavras; Estrutura e Processos de Formação das Palavras; Conjugação Verbal e; Análise sintática.
6. Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa II | 60H
Argumento e retórica; Variações linguísticas; Coesão e Coerência; Figuras de linguagem; Gêneros textuais.
7. Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa III | 60H
As Variações Linguísticas Na Escola: Metodologias Do Ensino Docente, O Preconceito Linguístico Na Escola: O Português Padrão E O Não Padrão Nas Metodologias De Ensino, Mecanismos de produção de sentido na metodologia do ensino didático: o argumento como forma de interação, Metodologia de ensino da língua portuguesa: intertextualidade e leitura na interação em sala de aula.
8. Organização do Ensino de Língua Portuguesa | 40H
Estrutura e Processos de Formação das Palavras; Conjugação Verbal; Pontuação e Crase; Figuras de Linguagem; Gêneros Textuais.
9. Docência no Ensino Superior | 40H
A disciplina não contém videoaulas.
Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.
Pós-Graduação em Metodologia de ensino de língua portuguesa
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MEC