Pós-Graduação
Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Biologia
Educação
Carga Horária
420 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre a Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Biologia
O ensino de Biologia é fundamental para possibilitar aos alunos a compreensão dos sistemas vivos, desde os níveis molecular até o ecossistema, capacitando-os a entender os processos fundamentais da vida. Além disso, promove a alfabetização científica, estimula o pensamento crítico e ajuda na compreensão de questões contemporâneas, como saúde pública, conservação ambiental e biotecnologia. A pós-graduação em Metodologia do Ensino de Biologia foi criada com o intuito de aperfeiçoar as técnicas de ensino de profissionais educadores de crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e Médio. Considerando uma formação ampla e multidisciplinar, e atendendo às exigências legais e pedagógicas atuais, este curso oferece ao profissional a oportunidade de ampliar suas técnicas de ensino e seus conhecimentos acerca da docência em biologia, contribuindo, assim, para o melhor aprendizado dos alunos.
O curso é destinado a professores, graduados em Biologia, Pedagogia e áreas correlatas. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.
Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Ciências: Conteúdos e Métodos | 40H
Conteúdos e fundamentos teórico-metodológicos do ensino de ciências. O ensino de ciências na educação infantil e no ensino fundamental. A estruturação do ensino de ciências e as implicações na formação do professor. Diversas concepções de ciências e de aprendizagem. Métodos e técnicas de ensino. Metodologias e didáticas no processo de educação científica. Ensino reflexivo x professor pesquisador. Análise crítica do programa de ciências proposto pelos PCNs e livros didáticos. Planejamento e produção de atividades em ciências nos espaços escolares e não-escolares. Modelos e critérios de avaliação.
2. Práticas Pedagógicas em Biologia | 60H
Objetivos do ensino de Ciências e Biologia. Planejamento das atividades e preparação do material didático necessário à regência de classe. Observação e estágio orientado em regência de classe. Abordagem do processo ensino aprendizagem, tendo como enfoque a relação professor-aluno-conhecimento.
3. Botânica | 40H
Regulação hormonal do crescimento e desenvolvimento. Fatores de crescimento. Solo e nutrição. Transporte de substâncias e solutos. Parede Celular Vegetal e seus constituintes. Engenharia metabólica vegetal. Conhecer e aplicar técnicas de coleta, preservação e montagem de coleções botânicas e técnicas de trabalho de campo em botânica.
4. Microbiologia e Imunologia | 40H
Estudo dos microrganismos: bactérias, fungos (bolores e leveduras), actinomicetes, algas e vírus. Este estudo compreende o conceito, ecologia, morfologia, citologia, fisiologia e bioquímica, reprodução e bases para identificação e classificação. A parte prática abrange microscopia, técnicas de coloração, preparação de meios de cultura, técnicas de repique, diluição e contagem de microrganismos e provas bioquímicas. Introdução à imunologia; imunologia geral; imunogenicidade; antigenicidade; fisiologia da resposta imune; Imunoglobulinas; anticorpos; sistemas complemento e Properdina; reações antígeno-anticorpo; reações citotóxicas; imunogenética; regulação das respostas imunes.
5. Anatomia | 40H
Estudo anátomo-funcional dos sistemas do corpo humano (sistemas ósseo, articular, muscular, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genitais, sensorial, endócrino e tegumentar) e dos segmentos corpóreos (face, pescoço, tórax, abdome, pelve e membros superiores e inferiores).
6. Tendências do Ensino de Ciências e de Biologia | 60H
Abordagens Cognitivas. História e Filosofia da Ciência. Experimentação. Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Espaços Não Formais de Educação e Divulgação Científica. Biologia e as práticas laboratoriais. Histórico das práticas laboratoriais. Importância das aulas práticas.
7. Objetos Educacionais e Iniciação Científica em Ciências e Biologia | 60H
Alfabetização Científica. O ensino de Ciências como investigação. O ensino por investigação. Os conteúdos de Ciências. Ser humano e Saúde. Recursos Tecnológicos. O Ensino de Ciências na Educação Infantil. E o nosso papel em todo este contexto? Refletindo sobre ações. Avaliação no ensino de Ciências e o papel do professor.
8. Docência no Ensino Superior | 40H
Esta disciplina busca capacitar docentes para enfrentar os desafios da educação superior contemporânea, equipando-os com conhecimento e ferramentas que fomentam práticas pedagógicas inovadoras para docência no Ensino Superior.
9. Metodologia do Trabalho Científico | 40H
Esta disciplina visa preparar os estudantes para a realização de pesquisas científicas sólidas, promovendo o desenvolvimento de competências em escrita e apresentação de trabalhos acadêmicos. Explora os fundamentos da construção do conhecimento científica e a lógica da pesquisa científica.
Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Biologia
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MEC