Pós-Graduação

Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Matemática

Exatas

Sobre a Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Matemática

 

O curso de pós-graduação lato sensu em Metodologia do Ensino de Matemática foi desenvolvido para atender à crescente demanda por profissionais qualificados na área de educação matemática. Este curso abrange uma ampla gama de disciplinas essenciais que visam aprimorar o conhecimento teórico e prático dos educadores, preparando-os para enfrentar os desafios contemporâneos do ensino da matemática. A proposta da matriz curricular é proporcionar uma formação sólida, fundamentada em abordagens inovadoras e alinhada às tendências pedagógicas mais recentes.

 

Nossa meta é ir além do convencional, oferecendo uma formação sólida e inovadora, fundamentada nas mais recentes tendências pedagógicas. Ao longo do curso, os acadêmicos terão a oportunidade de explorar não apenas os aspectos históricos e filosóficos da Matemática, mas também aprofundar-se nos conteúdos matemáticos e nas estratégias didáticas mais eficazes.

 

Para quem é este curso

 

O curso destina-se a profissionais da área de Educação, em especial professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio, bem como graduados em Matemática, Pedagogia e áreas afins. Além disso, destina-se a educadores interessados em atuar no ensino superior e pesquisadores que buscam aprimorar sua prática pedagógica. A proposta é aberta a profissionais que buscam atualização e aprofundamento em Metodologia do Ensino de Matemática, contribuindo para a melhoria do ensino e aprendizagem da disciplina. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

Matriz Curricular

 

1. História e Filosofia das Ciências e da Matemática | 60H

Estudo da História da Matemática como elemento articulador do processo ensino- aprendizagem da matemática, vinculando teoria e prática. Análise da construção do conhecimento científico-matemático. Reflexão sobre os temas fundamentais e os grandes nomes de cada época, construindo uma reflexão sobre a atual conjuntura da matemática como ciência. Estudo do desenvolvimento da Matemática nas diversas civilizações e sua conexão com fatos sociais e científicos. A matemática presente nas diversas culturas, especialmente na cultura afro-brasileira e indígena. O estudo da Matemática presente na natureza, visando a Educação ambiental. Atividades que possibilitem ao futuro professor a interação entre teoria e prática.

 

2. Matemática | 60H

Teoria de conjuntos, conjuntos numéricos, aritmética básica, expressões numéricas, expressões algébricas, razão e proporção, regra de três simples e composta, equações do primeiro e do segundo grau, equações exponenciais e logarítmicas, porcentagem, juros simples e composto.1.Conjuntos e relações. 2.Aritmética elementar. 3.Álgebra elementar. 4.Equações e funções do 1º e 2º graus. 5.Proporcionalidade entre variáveis. 6.Matemática financeira.

 

3. Matemática Aplicada | 60H

Fundamentos de matemática básica (potenciação, radiciação, razão, proporção, regra de três e porcentagem). Estudo dos conjuntos. Funções: gráficos e aplicações. Funções: outros modelos. Sequências progressões aritméticas e geométricas. Análise combinatória e probabilidades. Probabilidades - distribuições. Matrizes e Sistemas lineares. Funções polinomiais e aplicações. Limites. Introdução ao estudo da derivada.

 

4. Didática da Matemática | 60H

A natureza do conhecimento lógico-matemático: concepções existentes e sua relação com o ensino da disciplina. Tendências e diretrizes metodológicas para o ensino de Matemática: a. Jogos matemáticos, b. Materiais didáticos, c. Resolução de problemas, d. Atividades investigativas, e. Modelagem matemática. f. Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática.

 

5. Metodologia Do Ensino de Matemática - Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio | 60H

Transformações do ensino de Matemática no Brasil e suas implicações na formação do professor da área. Tendências do ensino de Matemática. Legislação e saberes fundamentais para o exercício da atividade docente. Profissionalização docente. O livro didático de Matemática. Inserção das tecnologias no ensino da Matemática. Utilização da ludicidade e da criatividade na exploração de conceitos matemáticos. Gamificação e materiais alternativos. Cálculo mental. Elaboração do plano de aula nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Sugestões de estratégias e ferramentas na aplicação de conceitos matemáticos.

 

6. Didática do Ensino Superior | 40H

O papel do professor universitário. Andragogia. Reflexões sobre a teoria e a prática. Relacionamento professor-aluno. O planejamento no ensino superior: definição de objetivos, seleção de conteúdos, escolha de metodologias. Plano de aula. Aula expositiva. Trabalhos em grupo. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, movimento maker, sala de aula invertida, aprendizagem entre times. Uso do portfólio no ensino superior. Novas tecnologias educacionais. Avaliação comprometida com a aprendizagem.

 

7. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H

A pesquisa e a construção do conhecimento. Conhecimento popular e conhecimento científico. Ética na pesquisa. Discussão e elaboração de projetos de pesquisa. Dimensões da pesquisa. Pesquisar para quê? Desenvolvimento de projetos. Tipos de pesquisa. Fontes e base de dados de pesquisa. Normas e relatórios de pesquisa.

 

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Matemática

Início imediato

100% online

Autorizado pelo MEC

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Livro Digital em PDF

Videoaulas

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 1198,80

por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 479,04

Boleto à vista

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

Consulte o cadastro da Faculdade Focus no Sistema e-MEC