Pós-Graduação

Pós-graduação em Métodos Quantitativos e Modelagem Matemática

Exatas

Sobre a Pós-graduação em Métodos Quantitativos e Modelagem Matemática

 

Vivemos em uma era em que a análise de dados e a tomada de decisões embasadas em evidências tornaram-se fundamentais em diversos setores da sociedade. O curso de pós-graduação lato sensu em Métodos Quantitativos e Modelagem Matemática surge como uma resposta direcionada a essa necessidade crescente, oferecendo uma abordagem abrangente e prática para profissionais que buscam aprimorar suas habilidades em matemática aplicada e estatística.

 

O curso de pós-graduação lato sensu em Métodos Quantitativos e Modelagem Matemática surge como resposta à crescente demanda por profissionais capacitados na aplicação de métodos matemáticos avançados em diversos setores. A proposta é a de fornecer aos alunos as habilidades necessárias para enfrentar desafios complexos em suas respectivas áreas de atuação, promovendo o desenvolvimento de competências sólidas em métodos quantitativos e modelagem matemática.

 

Com uma estrutura cuidadosamente elaborada, o curso visa capacitar os alunos a enfrentar desafios complexos em suas áreas de atuação, fornecendo uma base sólida em disciplinas cruciais como Matemática Aplicada, Métodos Quantitativos Matemáticos, Estatística Aplicada, Equações Diferenciais, Cálculo Numérico, Didática no Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa Científica.

 

propósito norteador é o de fortalecer as competências técnicas, mas também aprimorar habilidades didáticas, preparando-os para atuar no ensino superior. A compreensão da importância da pesquisa científica e a capacidade de conduzir estudos rigorosos são elementos fundamentais que integram o escopo do programa, visando formar profissionais completos e preparados para os desafios do mundo contemporâneo.

 

Ao adentrar nesse curso, os participantes não apenas expandirão seus conhecimentos teóricos, mas também desenvolverão uma perspectiva crítica e aplicada, capacitando-os a contribuir de maneira significativa em suas áreas de atuação.

 

Para quem é este curso

 

Este curso destina-se a profissionais de diversas áreas, como engenharia, ciências da computação, economia, administração, entre outras, que desejam aprofundar seus conhecimentos em métodos quantitativos e modelagem matemática. É indicado para aqueles que buscam aplicar esses conhecimentos em suas práticas profissionais ou desejam ingressar no campo acadêmico como docentes. O curso é adaptado tanto para profissionais com experiência quanto para recém-graduados que buscam uma especialização que agregue valor à sua formação inicial.

 

Seja você um profissional experiente em busca de aprimoramento ou um recém-graduado com aspirações acadêmicas e profissionais, este curso oferece um ambiente enriquecedor para o desenvolvimento de habilidades essenciais em métodos quantitativos e modelagem matemática. Este é o caminho para transformar o conhecimento matemático em ferramentas poderosas para a resolução de problemas do mundo real.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

Matriz Curricular

 

1. Matemática Aplicada | 60H

Fundamentos de matemática básica (potenciação, radiciação, razão, proporção, regra de três e porcentagem). Estudo dos conjuntos. Funções: gráficos e aplicações. Funções: outros modelos. Sequências progressões aritméticas e geométricas. Análise combinatória e probabilidades. Probabilidades - distribuições. Matrizes e Sistemas lineares. Funções polinomiais e aplicações. Limites. Introdução ao estudo da derivada.

 

2. Métodos Quantitativos Matemáticos | 60H

Conteúdos matemáticos que buscam solucionar problemas concretos da gestão de negócios. Construção de modelos matemáticos para explicar os problemas apresentados. Revisão sobre sistemas numéricos e sobre operações com números reais. Teoria dos conjuntos. Estudo de intervalos. Conceitos de função e limite para o entendimento de cálculo diferencial. Estudo de limites de funções, conceito necessário para a definição de derivada. Papel do cálculo diferencial no estudo de fenômenos administrativos e econômicos.

 

3. Estatística Aplicada | 60H

Noções de probabilidade e estatística; distribuição de frequência; análise de dados; estatística descritiva; distribuições de probabilidade; amostragem; estimação; teoria da decisão; regressão e correlação. 1.Estatística descritiva: conceitos e aplicações 2.Estatística descritiva: análise de dados 3.Estatística descritiva: medidas-resumo 4.Noções de probabilidade 5.Distribuições de probabilidade 6.Inferência estatística: amostragem 7.Inferência estatística: estimação 8.Inferência estatística: teoria da decisão 9. Introdução à análise multivariada de dados: regressão e correlação

 

4. Equações Diferenciais | 60H

As formas de se obter as soluções geral e particular de alguns tipos de equações diferenciais. Métodos para resolução de equações diferenciais separáveis, equações diferenciais lineares de diversas ordens, equações diferenciais lineares não homogêneas e as principais aplicações e soluções a partir de série de Fourier e transformadas de Laplace.

 

5. Cálculo Numérico | 60H

Noções básicas sobre erros. Zeros reais de funções reais. Resolução de sistemas de equações lineares. Interpolação. Ajuste de curvas. Integração numérica. Solução numérica de equações diferenciais ordinárias.

 

6. Didática no Ensino Superior | 40H

O papel do professor universitário. Andragogia. Reflexões sobre a teoria e a prática. Relacionamento professor-aluno. O planejamento no ensino superior: definição de objetivos, seleção de conteúdos, escolha de metodologias. Plano de aula. Aula expositiva. Trabalhos em grupo. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, movimento maker, sala de aula invertida, aprendizagem entre times. Uso do portfólio no ensino superior. Novas tecnologias educacionais. Avaliação comprometida com a aprendizagem.

 

7. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H

A pesquisa e a construção do conhecimento. Conhecimento popular e conhecimento científico. Ética na pesquisa. Discussão e elaboração de projetos de pesquisa. Dimensões da pesquisa. Pesquisar para quê? Desenvolvimento de projetos. Tipos de pesquisa. Fontes e base de dados de pesquisa. Normas e relatórios de pesquisa.

 

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