Pós-Graduação (EaD)

Pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação e Aprendizagem

Educação (EaD)

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Me. Maria do Carmo da Silva

Sobre o Curso de Pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação e Aprendizagem

 

Na era da informação, entender como o cérebro aprende não é mais um diferencial, mas uma necessidade fundamental para qualquer educador, psicólogo ou líder que deseja causar um impacto real. A Pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação e Aprendizagem é a ponte definitiva entre a teoria científica e a prática pedagógica transformadora. Ao dominar os princípios da neurociência, você deixará de lado as suposições para adotar estratégias comprovadas, capazes de otimizar a atenção, a memória e a motivação, criando ambientes de aprendizagem que verdadeiramente potencializam o desenvolvimento de cada aluno.

 

Esta especialização é mais do que um diploma; é um investimento estratégico no seu futuro profissional. Ao concluí-la, você não será apenas um especialista, mas um agente de transformação, qualificado para liderar projetos inovadores, resolver desafios complexos de aprendizagem e se destacar como uma autoridade na sua área de atuação. Imagine o avanço em sua carreira ao ser o profissional que detém as respostas e as ferramentas para desbloquear o potencial humano. Dê o passo decisivo para se tornar a referência que o mercado procura. O futuro da educação está sendo escrito agora, e você pode ser um de seus principais autores.

Para quem é este curso

 

Esta pós-graduação foi desenhada para profissionais graduados que estão na linha de frente da educação e do desenvolvimento humano, como pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e gestores educacionais. Se você busca ir além dos métodos tradicionais para compreender as bases neurais da aprendizagem, solucionar desafios e criar estratégias de ensino verdadeiramente eficazes e inclusivas.

 

É também a escolha ideal para quem busca uma especialização de alto impacto para alavancar a carreira, realizar uma transição para a consultoria educacional ou para profissionais de Recursos Humanos e Treinamento e Desenvolvimento decididos a criar programas de capacitação baseados em como o cérebro realmente aprende. Se o seu objetivo é transformar sua atuação profissional com conhecimento de ponta e aplicável, fundamentando suas intervenções em evidências, você encontrou o seu lugar.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

O que você vai aprender

Ciências Neurológicas e Neurociência Cognitiva | 60h

Esta disciplina tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada das ciências neurológicas e das neurociências cognitivas, abordando os fundamentos do sistema nervoso, a classificação estrutural e funcional das células nervosas, o sistema sensorial e motor, as funções cognitivas superiores e os mecanismos de plasticidade cerebral.

Processos Cognitivos e Aprendizagem | 40h

Linguagem e cognição. Aspectos psicossociais e cognitivos. Atenção, percepção e memória. Processo escolar de ensino-aprendizagem. Abordagens comportamentalistas e cognitivistas. Teoria da aprendizagem Gestalt. Teoria da aprendizagem representativa, cognitiva e social. Processos, objetivos e domínios da aprendizagem.

Desenvolvimento Neuropsicomotor e da Aprendizagem | 60h

Estudo do desenvolvimento neuropsicomotor e suas relações com o aprendizado. Bases neurobiológicas do desenvolvimento motor e cognitivo. Marcos do desenvolvimento infantil. Influências ambientais, sociais e biológicas no desenvolvimento. Alterações neuropsicomotoras e seus impactos na aprendizagem. Avaliação e intervenções para promover o desenvolvimento e a aprendizagem. Integração entre saúde, educação e família no contexto do neurodesenvolvimento.

Psicologia da Aprendizagem | 40h

Origem da psicologia moderna. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

Neurociências e as Práticas Pedagógicas: jogos, brincadeiras e didática aplicadas a neuroeducação | 60h

Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o papel na educação. O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, o desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. Brincar com papeis de faz-de-conta. A imitação no processo de aprendizagem.

Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem | 40h

Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações psicológicas. Abordagem Psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.

Metodologias Ativas | 40h

O que são Metodologias Ativas. A Educação 4.0 e o Mundo VUCA. Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Aprendizagem baseada em projetos – ABP. Ensino Adaptativo. Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação. A Escola do Século XXI. A Sala de Aula Invertida. Design Thinking,

Educação Inclusiva | 40h

Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.

Docência no Ensino Superior | 40h

A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

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Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

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Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

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Investimento

Cartão de crédito

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Boleto parcelado

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Pix à vista

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