Pós-Graduação

Pós-graduação em Neurociência da Educação e da Aprendizagem

Saúde

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Dr. Julio Cesar Claudino Dos Santos

Sobre o curso

 

A pós-graduação em Neurociência da Educação e da Aprendizagem é um curso inovador que proporciona uma visão aprofundada sobre os processos cerebrais envolvidos na aprendizagem. Com base em evidências científicas, os alunos serão capacitados a aplicar conceitos neurocientíficos para otimizar metodologias educacionais e aprimorar o desempenho dos estudantes.

O curso aborda temas fundamentais como atenção, memória, motivação e transtornos do neurodesenvolvimento, explorando suas implicações na prática pedagógica. Além disso, são discutidas técnicas de aprendizado eficazes, estratégias de inclusão e o impacto de fatores como sono, alimentação e saúde mental no desempenho acadêmico.

Essa especialização é ideal para profissionais da educação, saúde e áreas afins que desejam compreender melhor o funcionamento do cérebro e utilizar esse conhecimento para transformar a maneira como o ensino e a aprendizagem são conduzidos.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior.

 

1. Como o cérebro aprende

Exploração dos conceitos fundamentais da neurociência aplicada à educação. Análise dos pilares da aprendizagem, como atenção, motivação e memória. Discussão sobre neuroplasticidade e metacognição, além da diferenciação entre dificuldades e transtornos de aprendizagem.

2. Técnicas de aprendizado

Aplicação de estratégias de ensino baseadas em evidências. Análise da revisão espaçada e recuperação ativa. Comparação entre práticas espaçadas e condensadas. Estudo das técnicas de aprendizado de superfície, aprofundamento e transferência de conhecimento.

3. Saúde física e mental para aprender

Estudo do impacto do sono, alimentação e atividade física no desempenho cognitivo. Compreensão da relação entre status socioeconômico e aprendizado. Análise dos fatores que influenciam a saúde mental e como eles afetam a motivação e o desenvolvimento acadêmico.

4. Transtornos do neurodesenvolvimento e de aprendizagem

Diferenciação entre dificuldades de aprendizado e transtornos específicos. Diagnóstico e intervenção em transtorno do espectro autista, TDAH, dislexia, discalculia e disortografia. Estratégias para lidar com estudantes com altas habilidades e superdotação.

5. Inclusão baseada em evidências

Princípios da inclusão escolar e estratégias para promover equidade. Adaptações curriculares para alunos com deficiências visuais, auditivas, motoras e intelectuais. Práticas inclusivas para estudantes com transtornos do neurodesenvolvimento e altas habilidades.

6. Um projeto de escola inclusiva

Planejamento e implementação de uma escola inclusiva. Estratégias para capacitação de professores e equipe escolar. Monitoramento e aprimoramento contínuo das práticas inclusivas para garantir um ambiente educacional acessível e equitativo.

 

5. Fundamentos da pesquisa científica e étic acadêmica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

Pós-Graduação

Pós-graduação em Neurociência da Educação e da Aprendizagem

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 12 meses

Portaria do Curso no MEC