Pós-Graduação

Pós-Graduação em Neurociência e Educação na Prática

Educação

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Camila Oliveira Görgen

Sobre o curso

 

A pós-graduação em Neurociência e Educação na Prática foi desenvolvida para capacitar educadores a integrar princípios e descobertas da neurociência às suas práticas pedagógicas. Este curso proporciona uma compreensão aprofundada dos processos neurobiológicos que sustentam a aprendizagem, permitindo que os participantes desenvolvam estratégias baseadas em evidências para melhorar o ensino e o desenvolvimento cognitivo e emocional de seus alunos.

 

O curso aborda temas essenciais como as bases neurofisiológicas do cérebro, dificuldades e transtornos de aprendizagem, e a aplicação de metodologias ativas e tecnologias no ambiente educacional. Com uma perspectiva prática, o conteúdo é focado em preparar os educadores para lidar com desafios reais da sala de aula, promovendo intervenções que respeitem as necessidades individuais dos estudantes.

 

Voltado para professores regentes, psicopedagogos, fonoaudiólogos e profissionais interessados nos processos cognitivos, o curso é uma oportunidade única para alinhar conhecimentos teóricos à prática docente. A coordenação técnica do curso está sob a responsabilidade de profissionais altamente qualificados, garantindo uma formação de excelência.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

1. Introdução à neurociência

Os participantes serão introduzidos aos conceitos fundamentais da neurociência, explorando as bases neurofisiológicas do cérebro e como os processos neurobiológicos influenciam a aprendizagem e o desenvolvimento humano.

2. Neurociência e educação

Este módulo explora a aplicação da neurociência no campo educacional, analisando conceitos de neuropsicologia e sua relevância para práticas pedagógicas inovadoras.

3. Dificuldades e transtornos: impactos na aprendizagem

Aborda dificuldades e transtornos de aprendizagem, incluindo estratégias para identificação e intervenção pedagógica.

4. Neurociência na prática docente

Foca na aplicação prática dos conceitos de neurociência em sala de aula, com estratégias baseadas em evidências para melhorar a aprendizagem.

5. Metodologia científica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

Pós-Graduação

Pós-Graduação em Neurociência e Educação na Prática

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC