Pós-Graduação
Pós-Graduação em Neurociência e Educação na Prática
Educação
Carga Horária
400 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre o curso
A pós-graduação em Neurociência e Educação na Prática foi desenvolvida para capacitar educadores a integrar princípios e descobertas da neurociência às suas práticas pedagógicas. Este curso proporciona uma compreensão aprofundada dos processos neurobiológicos que sustentam a aprendizagem, permitindo que os participantes desenvolvam estratégias baseadas em evidências para melhorar o ensino e o desenvolvimento cognitivo e emocional de seus alunos.
O curso aborda temas essenciais como as bases neurofisiológicas do cérebro, dificuldades e transtornos de aprendizagem, e a aplicação de metodologias ativas e tecnologias no ambiente educacional. Com uma perspectiva prática, o conteúdo é focado em preparar os educadores para lidar com desafios reais da sala de aula, promovendo intervenções que respeitem as necessidades individuais dos estudantes.
Voltado para professores regentes, psicopedagogos, fonoaudiólogos e profissionais interessados nos processos cognitivos, o curso é uma oportunidade única para alinhar conhecimentos teóricos à prática docente. A coordenação técnica do curso está sob a responsabilidade de profissionais altamente qualificados, garantindo uma formação de excelência.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
1. Introdução à neurociência
Os participantes serão introduzidos aos conceitos fundamentais da neurociência, explorando as bases neurofisiológicas do cérebro e como os processos neurobiológicos influenciam a aprendizagem e o desenvolvimento humano.
2. Neurociência e educação
Este módulo explora a aplicação da neurociência no campo educacional, analisando conceitos de neuropsicologia e sua relevância para práticas pedagógicas inovadoras.
3. Dificuldades e transtornos: impactos na aprendizagem
Aborda dificuldades e transtornos de aprendizagem, incluindo estratégias para identificação e intervenção pedagógica.
4. Neurociência na prática docente
Foca na aplicação prática dos conceitos de neurociência em sala de aula, com estratégias baseadas em evidências para melhorar a aprendizagem.
5. Metodologia científica
Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.
Pós-Graduação em Neurociência e Educação na Prática
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MEC