Pós-Graduação

Pós-graduação em Neurociências e Aprendizagem

Educação

Sobre a Pós-graduação em Neurociências e Aprendizagem

 

A rápida evolução das pesquisas em neurociência tem trazido contribuições significativas para a compreensão dos processos cognitivos e comportamentais humanos. Compreender e aplicar os avanços desse campo na prática educacional é de fundamental importância para profissionais engajados no aprimoramento de estratégias pedagógicas eficazes e inovadoras. O curso de pós-graduação em Neurociência e Aprendizagem foi meticulosamente projetado para oferecer uma visão abrangente e atualizada das interseções entre neurociência, psicologia e práticas educacionais, capacitando os participantes a empregar abordagens embasadas em evidências científicas para maximizar o processo de aprendizagem em diversos contextos educacionais.

 

O curso de pós-graduação em Neurociência e Aprendizagem oferece uma oportunidade única para profissionais interessados em compreender e aplicar os avanços da neurociência na educação. A matriz curricular foi cuidadosamente elaborada para fornecer uma base sólida em neurociência, psicologia, e estratégias educacionais, permitindo que os participantes desenvolvam uma compreensão aprofundada dos processos cognitivos e comportamentais relacionados à aprendizagem.

 

Para quem é este curso

 

O curso destina-se a educadores, psicólogos, pedagogos, profissionais da área de saúde e demais interessados em compreender a relação entre neurociência e processos educacionais. Voltado para aqueles que desejam aprimorar suas práticas pedagógicas e desenvolver uma compreensão mais aprofundada dos mecanismos envolvidos no processo de aprendizagem e desenvolvimento humano.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

Matriz Curricular

 

1. Psicologia Geral e do Desenvolvimento | 40H

Noções sobre Psicologia. Psicologia do Desenvolvimento. Métodos e teorias do desenvolvimento humano. Influência genética e ambiental no desenvolvimento humano. Desenvolvimento pré-natal e nascimento. Desenvolvimento biológico, cognitivo, psicológico e social em todas as fases do desenvolvimento (da infância à velhice).

 

2. Teorias da Aprendizagem | 40H

Principais teorias e teóricos da aprendizagem e do desenvolvimento humano. Teorias inatistas, ambientalistas, interacionistas e sociointeracionistas. Práticas pedagógicas liberais. Pedagogia da Escola Nova. Práticas progressistas. A epistemologia genética e a contribuição de Piaget para a pedagogia. Teoria sócio-histórico-cultural da aprendizagem. A importância das ideias de Vygotsky. O afeto e a construção do conhecimento em Wallon. Contribuições de Emilia Ferreiro. Método montessoriano e materiais para o desenvolvimento. O método natural de Célestin Freinet. Método Paulo Freire. Contribuições de Madalena Freire. A aprendizagem em espiral de Bruner. Ausubel e a aprendizagem significativa. A teoria das inteligências múltiplas de Gardner. Perrenoud e a teoria das competências. Importância das teorias de aprendizagem na formação dos professores.

 

3. Neurociência e Linguagem | 60H

Evolução da faculdade da linguagem na espécie humana. Correntes teóricas sobre a evolução da linguagem. Processos cognitivos da linguagem na espécie humana. Aquisição de linguagem típica em seres humanos. Fatores envolvidos na produção da linguagem oral. Aquisição e anatomia de leitura e escrita. Métodos de alfabetização e sua relação com o desenvolvimento linguístico. Transtornos de linguagem relacionados ao aprendizado de língua.

 

4. Neurociência e Aprendizagem | 60H

Conceitos de neurociência. Evolução histórica da neurociência. Objeto de estudo da neurociência. Métodos em neurociência. Desenvolvimento do encéfalo humano. Neurônios, células da glia. Bases biofísicas e neuroquímicas do cérebro: sinapses, neurotransmissores e o potencial de ação. O córtex cerebral e a substância branca, hemisférios e áreas corticais. Atenção, memória, funções executivas, linguagem, criatividade. Processamento cerebral durante a leitura e cálculo matemático. Neuroplasticidade. Neurôniosespelhos. A inteligência e o cérebro. Socialização e funções cerebrais. Aplicações e perspectivas da neurociência ao ensino: práticas pedagógicas.

 

5. Neuroeducação e Estratégias de Aprendizagem | 60H

O que é aprendizagem e como o cérebro aprende. Por que a aprendizagem depende do meio social. Autorregulação cognitiva e funções executivas. Plasticidade cerebral. Tipos de atenção. Como funciona a atenção concentrada. A relação da atenção com a criatividade. Como exercitar a atenção. Como estimular a criatividade. Como funciona a memória. Tipos de memória. Papel da repetição na educação. Estratégias de memorização. Como o sono influencia a memória. Papel da linguagem na regulação das emoções. A disciplina na regulação das emoções. Erros como estratégia de aprendizagem. Como estimular o esforço e a resiliência. Como e por que criar motivação. Como as informações ganham sentido. Aprendizagem de conceitos. Dificuldades na compreensão da linguagem. Estratégias para exercitar a compreensão.

 

6. Fundamentos da Neuropsicopedagogia | 40H

A importância do conhecimento neuropsicopedagógico na educação infantil. O conhecimento neuropsicopedagógico nas dificuldades e transtornos da aprendizagem. Bases neuropsicológicas da aprendizagem e a neurociência. Neuroplasticidade e a relação com a aprendizagem. Avaliação e intervenção neuropsicopedagógica. Desafios do neuropsicopedagogo clínico e institucional: diferentes atuações. Fatores neurobiológicos e neurofisiológicos que interferem na aprendizagem. Características neuropsicológicas do TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.

 

7. Cultura Digital e Processos Educativos | 40H

A Educação como prática cultural na contemporaneidade sob a perspectiva das novas Tecnologias digitais e da Cultura digital e as relações de tais práticas com a Educação e os processos educativos escolares. Novas subjetividades, representatividades e diversidade na era digital e seus efeitos na juventude. Desafios da era digital para o trabalho docente e para as práticas pedagógicas. As tecnologias digitais e os processos educativos: estilos de aprendizagem e modelos pedagógicos. Educomunicação e aprendizagens ativas. Processos educativos na era digital. Autoria, produção e difusão do conhecimento na cultura digital: hipertextualidade, virtualidade e interatividade. As redes sociais e os processos educativos. Produção de mídia educativa. Mídia, arte, e ações educativas: tecnologias midiáticas, arte contemporânea e cibernética, expressão comunicativa por meio da arte. Estratégias de produção audiovisual e de arte-mídia em contexto escolar.

 

8. Didática do Ensino Superior | 40H

O papel do professor universitário. Andragogia. Reflexões sobre a teoria e a prática. Relacionamento professor-aluno. O planejamento no ensino superior: definição de objetivos, seleção de conteúdos, escolha de metodologias. Plano de aula. Aula expositiva. Trabalhos em grupo. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, movimento maker, sala de aula invertida, aprendizagem entre times. Uso do portfólio no ensino superior. Novas tecnologias educacionais. Avaliação comprometida com a aprendizagem.

 

9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H

A pesquisa e a construção do conhecimento. Conhecimento popular e conhecimento científico. Ética na pesquisa. Discussão e elaboração de projetos de pesquisa. Dimensões da pesquisa. Pesquisar para quê? Desenvolvimento de projetos. Tipos de pesquisa. Fontes e base de dados de pesquisa. Normas e relatórios de pesquisa.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

Pós-graduação em Neurociências e Aprendizagem

Início imediato

100% online

Autorizado pelo MEC

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Livro Digital em PDF

Videoaulas

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 1198,80

por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 479,04

Boleto à vista

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

Consulte o cadastro da Faculdade Focus no Sistema e-MEC