Pós-Graduação
Pós-Graduação em Neuropsicologia
Psicologia
Carga Horária
420 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre a Pós-graduação em Neuropsicologia
A pós-graduação em Neuropsicologia tem como objetivo possibilitar uma visão integrada dos conhecimentos emergentes da Psicologia e Neuropsicologia, além de promover a identificação, o diagnóstico e a avaliação neuropsicológica de crianças, adolescentes, adultos e idosos, bem como das estratégias de intervenção e reabilitação que podem ser adotadas em cada caso. A proposta da pós-graduação em Neuropsicologia é formar profissionais capazes de reconhecer as relações entre o funcionamento cerebral e o comportamento humano e atuar em programas de avaliação e reabilitação em Neuropsicologia.
O curso é destinado a profissionais da área da saúde, graduados em Psicologia, Medicina, Fisioterapia e demais cursos vinculados à área. O curso é estendido aos demais profissionais que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso, porém, o exercício profissional das áreas vinculadas é restrito a profissionais da área da saúde.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Introdução à Neuropsicologia | 60H
Bases biológicas e comportamentais do mecanismo de atenção. Relações entre estimulação, aprendizagem e plasticidade cerebral. Relações do Sono e Aprendizagem. O sono de ondas lentas. O sono paradoxal. A relação de causalidade entre sono e outros fenômenos. A relação de causalidade entre sono e outros fenômenos. Classificação da Memória. Os Mecanismos Cerebrais da Memória. Distúrbios na Memória.
2. Funções Cognitivas | 40H
Conceituar neurociências. Conhecer a estrutura do cérebro, os neurônios e sua conexão com outras células neuronais, conhecer o mecanismo de proteção e de reorganização cerebral: neuroplasticidade, compreender o funcionamento cerebral, como ele organiza e interconecta as diferentes funções cerebrais; Identificar onde residem as funções mentais/cognitivas (linguagem, emoção, percepção, atenção, memória, comportamentos instintivos) e sensoriais e motoras no cérebro.
3. Neuropsicologia: Infância e Adolescência | 40H
Estudo dos pressupostos teóricos do crescimento e desenvolvimento humano destacando-se os diferentes aspectos que integram o ser humano nas diferentes fases da vida. Teorias do desenvolvimento humano e perspectivas teóricas atuais da área. Dimensões do desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e motor. O ser humano e a relação do exercício com crescimento e desenvolvimento motor em diferentes fases da vida.
4. Neuroeducação e Fundamentos da Aprendizagem | 40H
Conduzir, de forma prática e aplicada, profissionais ligados à área da educação e aprendizagem, ao conjunto de conhecimentos que compõem a Neuroeducação. no sentido de formá-los para que possam identificar, compreender e criar estratégias que permitam desenvolver e estimular processos neurocognitivos fundamentais envolvidos no ato de aprender, criando métodos eficazes de ensino-aprendizagem.
5.Exame e Avaliações Neuropsicológicas | 60H
Distúrbios neurológicos da cognição, emoção e comportamento; neuropsicologia dos processos básicos, emoção e comportamento; doenças cerebrais e distúrbios neuropsicológicos associados; o processo de avaliação e diagnóstico neuropsicológico; utilização de testes e baterias neuropsicológicas.
6. Reabilitação Neuropsicológica | 60H
Fornecer embasamento teórico e prático sobre a avaliação e planejamento da reabilitação de pacientes neurológicos, contemplando o diagnóstico, orientações, objetivos de tratamento e encaminhamentos, sob a perspectiva de um atendimento interdisciplinar e enfoque nas necessidades individuais e fatores de suporte familiar e social e suas implicações no processo de reabilitação.
7. Patologias do Sistema Nervoso Central | 40H
Patologias que acometem o Sistema Nervoso Central e Periférico. Principais alterações neuromotoras em consequência de episódios traumáticos agudos. Processos patológicos neurológicos agudos e degenerativos. Sinais e sintomas das principais disfunções neuromotoras. Prevenção de lesões neurológicas.
8. Docência no Ensino Superior | 40H
Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.
9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H
Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese científica a investigação científica.
Pós-Graduação em Neuropsicologia
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MEC