Pós-Graduação (EaD)

Pós-graduação em Neuropsicologia com ênfase em Reabilitação Cognitiva

Psicologia (EaD)

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Me. Marco Aurelio Santiago Martino

Sobre o Curso de Pós-graduação em Neuropsicologia com ênfase em Reabilitação Cognitiva

 

Em um mundo onde a capacidade de superação do cérebro humano fascina e desafia, a reabilitação cognitiva emerge como uma das áreas mais cruciais e promissoras da psicologia. A Pós-graduação em Neuropsicologia com ênfase em Reabilitação Cognitiva é a sua jornada para se tornar um protagonista nesta área transformadora. Este curso foi meticulosamente desenhado para ir além da teoria, entregando a você o domínio das mais avançadas técnicas de intervenção e a capacidade de gerar resultados concretos e mensuráveis na vida de seus pacientes, restaurando funções e devolvendo autonomia.

 

Ao concluir esta especialização, você não estará apenas adicionando um título ao seu currículo, mas sim construindo um futuro profissional como uma autoridade na área. Este curso é o investimento estratégico que posicionará você como um especialista altamente requisitado, pronto para atuar com segurança em clínicas, hospitais e centros de reabilitação. Dê o passo decisivo para se tornar um profissional de referência, capaz de liderar as mais eficazes abordagens em reabilitação cognitiva. Abrace o seu potencial e transforme sua carreira.

 

Para quem é este curso

 

Este curso foi desenhado para psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e médicos que buscam não apenas compreender os transtornos neurológicos, mas intervir ativamente na recuperação de seus pacientes. Se você lida diariamente com os desafios impostos por lesões cerebrais, demências, TDAH ou outras condições que afetam a cognição e sente a necessidade de um repertório baseado em evidências, esta especialização é o seu próximo passo.

 

Ideal tanto para o profissional que deseja aprofundar seus conhecimentos e se tornar uma referência em reabilitação cognitiva, quanto para aquele que busca uma transição de carreira para uma área de alta demanda e impacto. O programa foi estruturado para quem valoriza a aplicação clínica e quer ir além do diagnóstico, capacitando-se para planejar e executar intervenções que promovem autonomia e qualidade de vida, transformando prognósticos e consolidando sua atuação profissional.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

O que você vai aprender

Ciências Neurológicas e Neurociência Cognitiva | 60h

Esta disciplina tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada das ciências neurológicas e das neurociências cognitivas, abordando os fundamentos do sistema nervoso, a classificação estrutural e funcional das células nervosas, o sistema sensorial e motor, as funções cognitivas superiores e os mecanismos de plasticidade cerebral..

Patologias do Sistema Nervoso Central | 40h

A disciplina aborda os conceitos fundamentais de patologia celular, suas causas e mecanismos, com foco nas lesões que afetam o Sistema Nervoso Central (SNC). Inclui o estudo das patologias celulares como hipertrofia, atrofia, neoplasias, necrose e apoptose, bem como as condições específicas que acometem o SNC, como hipertensão intracraniana e doenças neurodegenerativas. A disciplina também explora as principais doenças do SNC, incluindo Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e Esclerose Múltipla. Além disso, são abordados os mecanismos de neuroinflamação e a interação entre o sistema imunológico e as doenças neurodegenerativas, com ênfase na resposta imunológica inata e adaptativa.

Aspectos Neurológicos das Desordens Neuroquímicas | 40h

A disciplina tem como objetivo introduzir os aspectos neuroquímicos relacionados aos sistemas nervoso central e periférico, bem como o papel desses sistemas na função neurológica; abordar a química dos neurotransmissores, suas vias de sinalização, e como desequilíbrios neuroquímicos podem contribuir para distúrbios neurológicos e transtornos mentais.

Histórico e Avaliação Neuropsicológica | 40h

Esta disciplina tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão das bases teóricas e conceituais da neuropsicologia e avaliações neuropsicológicas e dos princípios da reabilitação neuropsicológica. Além disso, busca aprofundar o conhecimento sobre as práticas e aplicação de investigação clínica em neuropsicologia e os modelos de intervenção cognitiva, capacitando-os a atuar eficazmente na avaliação e reabilitação de indivíduos com distúrbios neuropsicológicos.

Testes Neuropsicológicos | 60h

Estudo dos princípios e práticas da avaliação neuropsicológica, abordando os componentes elementares da avaliação psicológica — medida, axiomas (identidade, ordem e aditividade), elaboração e análise de itens, validade, precisão, padronização e correspondência à realidade social. Explora-se o processo de avaliação: dimensões técnica, relacional, ética, legal, profissional e social; entrevistas, observação comportamental, anamnese e estudo de caso; aplicação de escalas e testes — do Mini‑Exame do Estado Mental ao Screening de 7 minutos. Discute-se a seleção e interpretação de uma bateria neuropsicológica em caso clínico, cobrindo funções executivas, perceptivo‑motoras, verbais e de memória. Finaliza com orientações para elaboração e redação do laudo neuropsicológico completo.

Reabilitação Neuropsicológica | 60h

Distúrbios cerebrais e substratos neurofuncionais de psicopatologias. Avaliação e reabilitação neuropsicológica do desenvolvimento e de distúrbios cerebrais. Estudos de caso e pesquisas contemporâneas em neuropsicologia.

Reabilitação - Pessoa Traumático Cranioencefálico | 40h

Oportuniza ao aluno conhecimentos teórico-práticos em situações de emergência e urgência, dos episódios clínicos agudos, ou de longa duração que ocorrem no adulto. Visa oportunizar experiências em quadros traumáticos cranioencefalico, mais frequentemente apresentados em nosso cotidiano. Desenvolvimento de ações preventivas e educativas junto a indivíduos portadores de quadros clínicos mais comuns..

Docência no Ensino Superior | 40h

A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

Metodologia da Pesquisa Científica | 40h

Esta disciplina aborda os fundamentos da metodologia científica, explorando os diferentes tipos de conhecimento humano e as especificidades do conhecimento científico. A disciplina oferece uma visão abrangente sobre o tema da pesquisa, formulação de questões norteadoras, objetivos, variáveis e hipóteses. Além disso, aborda a importância das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a elaboração de citações e referências, essenciais para a construção de um trabalho acadêmico. O curso também integra a metodologia científica com a prática profissional, enfatizando a importância da atividade baseada em evidências e a aplicação da metodologia na resolução de problemas.

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100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

de R$ 1198,80

por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Investimento

Cartão de crédito

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Boleto parcelado

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Pix à vista

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