Pós-Graduação (EaD)

Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional

Educação (EaD)

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Me. Marco Aurelio Santiago Martino

Sobre o Curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional

 

A educação contemporânea exige uma compreensão profunda dos processos cerebrais que governam a aprendizagem. Não basta mais apenas ensinar; é preciso entender como se aprende. A Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional da Faculdade Focus é a sua porta de entrada para este universo fascinante e em plena expansão, capacitando você não apenas a identificar dificuldades, mas a criar e implementar estratégias de intervenção em larga escala. Prepare-se para se tornar um agente de mudança, promovendo a inclusão e otimizando o potencial de aprendizagem em escolas, empresas e diversas outras organizações.

 

Ao concluir este curso, você não será apenas um especialista, mas uma referência capaz de liderar projetos inovadores e assumir posições estratégicas em qualquer instituição. Este não é apenas um curso; é um investimento calculado no seu futuro, o diferencial que abrirá portas para novas oportunidades e o colocará à frente em um mercado de trabalho que valoriza profissionais com visão multidisciplinar. Dê o passo definitivo para se tornar o profissional que as instituições procuram. A sua jornada de transformação e sucesso na educação começa aqui.

 

Para quem é este curso

 

Este curso é ideal para você, profissional graduado em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e áreas afins da saúde e educação, que busca compreender a fundo a relação entre o cérebro e a aprendizagem para além do atendimento clínico individual. Se você é professor, coordenador pedagógico ou gestor e sente a necessidade de estratégias mais eficazes para lidar com as dificuldades de aprendizagem, transtornos do neurodesenvolvimento e a diversidade em sala de aula, esta especialização fornecerá as ferramentas científicas que você procura para transformar o ambiente educacional de forma inclusiva e potente.

 

É também a escolha certa para profissionais que desejam uma transição de carreira ou uma especialização de alto impacto, buscando atuar de forma estratégica na elaboração de projetos e intervenções em escolas, empresas, hospitais e ONGs. Se o seu objetivo é se tornar uma referência em sua instituição, capaz de analisar, planejar e intervir nos processos de aprendizagem coletivos com base nas neurociências, aqui você encontrará o conhecimento prático e aprofundado para alavancar sua carreira e gerar resultados significativos.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

O que você vai aprender

Psicologia da Educação | 40h

Estudo das principais teorias e abordagens da Psicologia da Educação, enfatizando a evolução histórica do campo e as concepções de desenvolvimento e aprendizagem propostas por autores como Wallon, Piaget, Vygotsky e Skinner. Análise de processos psicológicos fundamentais (inteligência, criatividade, memória) e sua implicação na aprendizagem. Reflexão sobre violência e fracasso escolar, relações com as desigualdades sociais e econômicas, bem como as concepções de inclusão no contexto escolar brasileiro. Discussão sobre a formação de professores, crítica às visões tradicionais da Psicologia Educacional e tendências contemporâneas (incluindo TDICs). Exame dos desafios e perspectivas futuras, visando articular teoria e prática na compreensão dos fenômenos educacionais.

Neurociências e as Práticas Pedagógicas: jogos, brincadeiras e didática aplicadas a neuroeducação | 60h

Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o papel na educação. O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, o desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. Brincar com papeis de faz-de-conta. A imitação no processo de aprendizagem.

Educação Inclusiva | 40h

Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.

Psicopedagogia | 40h

Psicopedagogia; evolução conceitual e histórica; objeto da psicopedagogia; em que atua o psicopedagogo; Aspectos teórico e metodológicos da psicopedagogia; ética do psicopedagogo; prática psicopedagógica e suas modalidades

Processos Cognitivos e Aprendizagem | 40h

Linguagem e cognição. Aspectos psicossociais e cognitivos. Atenção, percepção e memória. Processo escolar de ensino-aprendizagem. Abordagens comportamentalistas e cognitivistas. Teoria da aprendizagem Gestalt. Teoria da aprendizagem representativa, cognitiva e social. Processos, objetivos e domínios da aprendizagem.

Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil | 40h

Histórico da Educação Infantil. Políticas públicas e a legislação da Educação Infantil no Brasil. Implicações pedagógicas no desenvolvimento cognitivo das crianças. Planejamento na Educação Infantil. BNCC. Organização do ambiente da Educação Infantil. Estratégias metodológicas adequadas para o ensino na Educação Infantil.

Competências para Transformar a Educação | 40h

Competências para transformação educacional: fundamentos e importância. Competências essenciais para educadores. Desenvolvimento de competências socioemocionais. Avaliação de competências educacionais. Tecnologia e inovação na educação. Tecnologia como ferramenta de transformação. Design de aprendizado inovador. Ramificação e aprendizado baseado em jogos. Desafios éticos e tecnológicos na educação. Educação inclusiva e diversidade. Inclusão como princípio transformador. Adaptando o currículo para diversidade. Valorizando a diversidade cultural e étnica. Inclusão de alunos com necessidades especiais. Educação para o futuro e habilidades do século XXI. Aprendizado ao longo da vida. Preparação para carreiras do futuro. Planejamentos para a transformação Educacional.

Antropologia da Educação | 40h

Antropologia da educação: significados, objetivos e relevância. Teorias antropológicas aplicadas a educação. Métodos de pesquisa em antropologia da educação. Cultura, sociedade e educação. Processos educacionais e identidades, socialização, Gênero, Etnia e Educação, equidade e a inclusão, diversidade cultural, educação intercultural: conceitos, importância diversidade cultural na educação. Políticas educacionais : equidade e igualdade, desenvolvimento sustentável, educação do futuro: transformações sociais, tecnológicas e culturais.

Docência no Ensino Superior | 40h

A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação (EaD)

Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional

100% online

Estude onde e quando quiser

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

de R$ 1198,80

por R$ 455,88

em até 12x sem juros de R$ 37,99

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 455,88

em até 12x sem juros de R$ 37,99

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 455,88

em até 12x sem juros de R$ 37,99

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 364,70