Pós-Graduação

Pós-graduação em Políticas Educacionais e Gestão Escolar

Educação

Sobre a Pós-graduação em Políticas Educacionais e Gestão Escolar

 

Com a expansão sem limites da globalização e com a difusão da sociedade em rede em um período de rápidas transformações na educação, onde políticas inovadoras e práticas eficientes de gestão escolar são fundamentais para o desenvolvimento educacional e o sucesso dos estudantes. Nesse contexto, nosso curso emerge como uma resposta proativa, oferecendo um espaço de aprendizado que transcende teoria e se conecta diretamente à prática.

 

O curso de Pós-Graduação em Políticas Educacionais e Gestão Escolar propõe uma abordagem abrangente e atualizada sobre os desafios e oportunidades na área da educação. Com uma matriz curricular cuidadosamente elaborada, o curso busca fornecer aos profissionais, uma compreensão aprofundada das políticas educacionais, promovendo habilidades de gestão escolar e administração de instituições de ensino. Este curso é destinado a profissionais que atuam ou desejam atuar em cargos estratégicos no campo educacional, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para enfrentar os dilemas contemporâneos da educação.

 

Ao concluir este curso, os profissionais estarão preparados para assumir papéis de liderança em diferentes níveis educacionais, contribuindo ativamente para o aprimoramento das políticas educacionais e práticas de gestão escolar.

 

Para quem é este curso

 

O curso destina-se a profissionais da área da educação, como gestores escolares, coordenadores pedagógicos, supervisores educacionais, professores e demais interessados em ampliar seus conhecimentos em políticas educacionais e gestão escolar. Também é indicado para aqueles que buscam ascender em suas carreiras, assumindo posições de liderança e contribuindo para o aprimoramento do sistema educacional. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

Matriz Curricular

 

1. Políticas Educacionais | 60H

Políticas educacionais e diretrizes para a educação brasileira propostas em diferentes momentos históricos. Reformas educacionais e planos de educação no Brasil. O sistema de ensino brasileiro em seus aspectos legais, organizacionais, pedagógicos, curriculares, administrativos e financeiros em todos os níveis da educação básica e do ensino superior. O planejamento educacional em nível federal, estadual e municipal no Brasil. Política de formação de professores. Avaliação institucional e qualidade de ensino. Impactos e perspectivas das políticas educacionais na vida escolar e nas identidades de seus atores.

 

2. Administração de Instituições Escolares | 60H

Teorias da administração aplicadas à gestão escolar. Função da equipe gestora na liderança e na gestão dos processos educativos. Gestão democrática e a função social da escola. Elaboração do projeto político-pedagógico. Espaços institucionais de participação na consolidação da gestão democrática. Estabelecimento de padrões de qualidade nos processos educativos. Avaliação e planejamento institucional. Instrumentos de trabalho da gestão escolar. Dimensões da gestão escolar. Estrutura administrativa da escola.

 

3. Gestão Educacional | 60H

A administração e gestão da escola: concepções e escolas teóricas. A gestão da educação em diferentes espaços educativos e da escola. Atuação do gestor educacional no contexto atual nos sistemas de ensino. Democratização da gestão escolar: mecanismos de participação e autonomia da unidade escolar. Gestão estratégica na educação e qualidade. As políticas e a construção do trabalho coletivo na escola. O processo de tomada de decisões e o papel dos trabalhadores da educação nas unidades educacionais e na gestão escolar.

 

4. Orientação e Supervisão Educacional | 60H

Contextualização da orientação e supervisão educacional como atribuições do pedagogo. Orientação educacional: fundamentos e princípios. Orientação educacional, profissional e vocacional. Abordagem de orientação educacional. O trabalho coletivo nas organizações educativas formais e não formais. Supervisão escolar: conceitos, objetivos, funções. Métodos e técnicas da supervisão escolar. Trabalho pedagógico coletivo e integrado. Formação continuada em trabalho. Orientação e supervisão educacional frente ao fracasso escolar. Educação não formal no Brasil e as atribuições da orientação e supervisão educacional. 1.Orientação e supervisão no contexto educacional. brasileiro. 2.Fundamentos e princípios da orientação educacional. 3.Fundamentos e princípios da supervisão escolar. 4.Organização do trabalho pedagógico. 5.Orientação e supervisão educacional na educação não formal.

 

5. Princípios e Concepções de Gestão Escolar | 60H

Estudo e discussão dos fundamentos da gestão escolar: conceitos, aspectos teóricos e históricos. Formas de gestão escolar. Processos e instrumentos de gestão. Administração e legislação. Organização administrativa e financeira da escola. A formação do gestor educacional. Perfil do gestor escolar. Papéis do gestor escolar: direção, coordenação e supervisão pedagógica. Organização e gestão da escola na perspectiva democrática. Gestão e cultura organizacional. Qualidade na gestão da escola. Construção do projeto político pedagógico. Avaliação institucional (interna e externa) como ferramenta para tomada de decisões. O futuro da administração escolar. 1.Ideias e conceitos sobre gestão escolar. 2.Gestão democrática: aspectos legais e recursos financeiros. 3.Gestor educacional na contemporaneidade. 4.Possibilidades no contexto escolar. 5.Avaliação e gestão democrática.

 

6. Didática do Ensino Superior | 40H

O papel do professor universitário. Andragogia. Reflexões sobre a teoria e a prática. Relacionamento professor-aluno. O planejamento no ensino superior: definição de objetivos, seleção de conteúdos, escolha de metodologias. Plano de aula. Aula expositiva. Trabalhos em grupo. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, movimento maker, sala de aula invertida, aprendizagem entre times. Uso do portfólio no ensino superior. Novas tecnologias educacionais. Avaliação comprometida com a aprendizagem.

 

7. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H

A pesquisa e a construção do conhecimento. Conhecimento popular e conhecimento científico. Ética na pesquisa. Discussão e elaboração de projetos de pesquisa. Dimensões da pesquisa. Pesquisar para quê? Desenvolvimento de projetos. Tipos de pesquisa. Fontes e base de dados de pesquisa. Normas e relatórios de pesquisa.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

Pós-graduação em Políticas Educacionais e Gestão Escolar

Início imediato

100% online

Autorizado pelo MEC

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Livro Digital em PDF

Videoaulas

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 1198,80

por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 479,04

Boleto à vista

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

Consulte o cadastro da Faculdade Focus no Sistema e-MEC