Pós-Graduação
Pós-Graduação em Processos de Aprendizagem, Desenvolvimento e Alfabetização
Educação
Carga Horária
360 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre a Pós-graduação em Processos de Aprendizagem, Desenvolvimento e Alfabetização
Alfabetizar é o ato de tornar o cidadão capaz de ler e escrever, não só na educação infantil, mas também na educação de jovens e adultos. Em um mundo cada vez mais globalizado, a aquisição da escrita é uma prioridade para a formação do indivíduo que precisa se apropriar desta função social para se tornar um cidadão ativo na sociedade. Além das limitações naturais da evolução da aprendizagem, é comum encontrar alguns entraves no processo cognitivo.
Abordando importantes concepções da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, além de modelos epistemológicos, o curso contempla em sua grade curricular, disciplinas do campo da psicologia, incluindo tópicos sobre as Teorias de aprendizagem, os fatores biológicos do desenvolvimento físico, a importância do funcionamento do cérebro, das funções sensoriais e perceptivas.
O curso de Pós-graduação em Processos de Aprendizagem, Desenvolvimento e Alfabetização vai preparar você para assumir importantes posições no mercado de trabalho da área de educação, adquirindo várias competências e conhecimentos, como o desenvolvimento do processo de aquisição da escrita, a aplicação da linguística no ensino da língua portuguesa e a superação das dificuldades no processo de alfabetização e letramento.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1.Teorias da Aprendizagem | 40H
Concepções da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Modelos epistemológicos. Teorias de aprendizagem. Os fatores biológicos do desenvolvimento físico. A importância do funcionamento do cérebro, das funções sensoriais e perceptivas. A relação do desenvolvimento físico e perceptual com a aprendizagem. Psicologia: noções iniciais. Aprendizagem. Alguns enfoques sobre aprendizagem. Relação entre neurociência e aprendizagem. Estruturas cerebrais. Aspectos do desenvolvimento da aprendizagem. Processos de desenvolvimento da primeira infância. Pensamento cognitivo. A criança de 7 a 12 anos, de acordo com a teoria de Piaget. Desenvolvimento físico e cognitivo. Desenvolvimento afetivo/psicossocial.
2.Processo de Aprendizagem na Prática Escolar | 40H
Concepções da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Teorias de aprendizagem: Piaget e Wallon. As teorias da aprendizagem e a Psicologia da Educação. Aspectos cognitivos da aprendizagem. Redes neurais no processo de construção do conhecimento. Dimensões cognitivas no processo de aprendizagem. Aspectos afetivos da aprendizagem. Cultura, família e aprendizagem. Saber popular e aprendizagem. Contextualizando o processo de ensino-aprendizagem. Dictonomia do processo ensinoaprendizagem. O papel da escola e da família no processo de ensino-aprendizagem. Contextualizando a aprendizagem no cotidiano escolar. Os distúrbios, transtornos e dificuldades de aprendizagem.
3.Alfabetização e Letramento I | 40H
O que é alfabetização? Aspectos históricos da alfabetização no Brasil. O ensino de língua Portuguesa e a alfabetização. Os métodos de alfabetização. Métodos mistos. Psicogênese da língua escrita. A origem de letramento no Brasil. Alfabetizar letrando. Emília Ferreiro e suas contribuições para alfabetização. As fases da escrita na alfabetização de crianças. A alfabetização de adultos. Multiletramentos e multimodalidade. Letramento vai além de decifrar letras. Alguns Processos de Letramento. Analfabetismo funcional. Processos de letramento. Um modelo de organização do trabalho de alfabetização.
4.Alfabetização e Letramento II | 40H
Matemática além dos números. Práticas de ensino da matemática no ensino fundamental (1º ao 5º ano). O letramento matemático no ensino fundamental (1º ao 5º ano). O letramento literário e a linguagem oral. Letramento literário e linguagem escrita. Letramento literário na sala de aula. Literatura: a seleção de livros para a sala de aula. Ideias para trabalhar letramento literário. Níveis de letramento. Os aspectos sociais do letramento. A natureza da língua portuguesa. A aquisição da língua escrita pela criança. Teoria da Psicogênese da Escrita. O papel do professor nos diferentes níveis de letramento. Níveis de letramento do professor.
5.Psicologia e Educação | 40H
Psicologia do desenvolvimento. Teorias do desenvolvimento. Teoria inatista. Teoria ambientalista ou behaviorista. Teoria interacionista. Contribuições para a formação do professor. A origem da Psicologia da Educação. Correntes teóricas da Psicologia da Educação. Ciência plural aplicada à educação. Psicologia e pedagogia. Teorias da psicologia da aprendizagem. A psicologia na formação de professores da educação especial. A gênese do campo da Psicologia da Educação. A Psicologia da Educação em um contexto próximo. As principais correntes da psicologia da educação. Psicologia escolar e seus conceitos. Áreas de atuação e história. Espaços de aprendizagem. A Psicologia Escolar na educação. Espaço escolar para a Psicologia Escolar. O papel da Psicologia Escolar na formação docente contemporânea. O papel da Psicologia no contexto de inclusão escolar e como suporte ao professor na sala de aula. A psicopedagogia como aliada da psicologia na educação inclusiva. A realidade da educação inclusiva nas escolas brasileiras.
6.Educação Especial e Aprendizagem I | 40H
Perspectivas históricas. Evolução da Educação Especial. História da Educação Especial no Brasil. Teorias da Psicologia da Aprendizagem e Educação Especial. As diferenças que nos unem. A educação especial na escola regular. A escola regular e o processo de aprendizagem em Educação Especial.
7.Educação Especial e Aprendizagem II | 40H
Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem na Educação Especial. A Psicologia na formação de professores da Educação Especial. Formação de professores para a Educação Especial. Formação continuada e em serviço de professores que atuam na Educação Especial. Modelos de intervenção pedagógica para alunos com deficiência ou necessidades educacionais específicas em ambientes escolares e não escolares. Educação Especial, inovação e tecnologia.
8.Psicologia do Desenvolvimento | 40H
História da Psicologia do Desenvolvimento. Teorias do desenvolvimento. Principais diálogos da Psicologia do Desenvolvimento. Psicologia do Desenvolvimento e Educação Especial. Afetividade e aprendizagem em Henri Wallon. Henri Wallon. Afetividade como um dos aspectos centrais do desenvolvimento. Sociedade, desenvolvimento e aprendizagem em Vygotsky e Jean Piaget.
9.Dificuldades de Aprendizagem: reflexões | 40H
Reflexões sobre as dificuldades de aprendizagem. As diferenciações entre as dificuldades de aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem no cérebro. Tipos de dificuldades de aprendizagem. Estudos sobre dificuldades de aprendizagem. Diagnóstico em ambiente escolar e não escolar. Sobre o fracasso escolar.
Pós-Graduação em Processos de Aprendizagem, Desenvolvimento e Alfabetização
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MEC