Pós-Graduação

Pós-Graduação em Responsabilidade Técnica & Consultoria de Alimentos

Saúde

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Latoya Brum e Katherine Manetti

Sobre o curso

 

A Pós-graduação em Consultoria de Alimentos é um programa abrangente e prático, projetado para capacitar nutricionistas, engenheiros de alimentos, tecnólogos de alimentos, gastrônomos, médicos veterinários, agrônomos, cientistas de alimentos e outros profissionais da área. O curso visa transformar esses profissionais em especialistas em consultoria de alimentos, fornecendo as ferramentas e o conhecimento necessários para atuar com segurança e expertise no mercado. Abordando desde os conceitos básicos até as técnicas mais avançadas, a especialização equipa os alunos com as habilidades essenciais para o sucesso na consultoria de alimentos, como a elaboração de planos de trabalho, a implementação de Boas Práticas de Fabricação (BPF), a criação de tabelas nutricionais, a realização de auditorias, o desenvolvimento de cardápios e a gestão de negócios. Através de uma metodologia inovadora que combina teoria e prática, estudos de caso reais e mentoria especializada, o curso prepara os participantes para os desafios do mercado, capacitando-os a construir carreiras de sucesso como consultores de alimentos, contribuindo para a segurança e a qualidade alimentar em diversos setores da indústria.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

 

1. Introdução a Consultoria de Alimentos

 

 

2. Como Vencer a Insegurança e o Medo para Você Chegar nos 10mil Reais com a Consultoria

Definição de mentalidade de sucesso e mentalidade de fracasso; características de pessoas que agem na mentalidade de sucesso; características de pessoas que agem na mentalidade de fracasso. Definição de coragem; definição de consultor com armadura; definição de consultor ousado. Apresentação de tarefas para o consultor se autoconhecer, fortalecer seus pontos fortes, reduzir pontos fracos que o impedem de evoluir, vencer a insegurança de começar e eliminar o medo. Apresentação das 17 leis do triunfo e da roda da vida; características de cada área da vida e como se manter em equilíbrio. Definição de crenças limitantes; apresentação de exercício para identificar crenças e reduzir a influência das mesmas no dia a dia do consultor. Definição do que é um consultor de alimentos; quais profissionais podem atuar; responsabilidades do consultor de alimentos; características do consultor de alimentos. Definição do perfil do consultor de alimentos; apresentação de tarefa para identificar o perfil de consultor; características, valores, comportamentos, qualidade e pontos fracos de cada perfil de consultor. Apresentação dos hábitos dos consultores de alimentos. Apresentação dos resultados que o consultor de alimentos gera na sua vida. Definição de sabotadores; apresentação de estratégia para resolver os problemas do dia a dia e eliminar os sabotadores. Definição de metas; apresentação sobre como criar metas.

 

3. Defina Quem Será o Seu Cliente na Consultoria

Características das empresas do setor de alimentação; apresentação de oportunidades na consultoria em açougues e fiambrerias, restaurantes, indústrias, hotéis, motéis, lojas de alimentos (comércio), padarias e mercados. Apresentação das formas de venda dos serviços de consultoria (venda individual por serviços, venda em combos e acompanhamento periódico). Definição de postural pessoal e comportamento do consultor de alimentos; apresentação dos itens que o consultor de alimentos deve possuir para realizar a consultoria. Apresentação sobre a importância da imagem pessoal. Definição de nicho; exemplos de nichos de atuação na consultoria de alimentos. Definição de persona; exemplos de características de personas; apresentação de tarefa prática para definir o nicho e a persona. Definição de soluções; apresentação e explicação de soluções para atuação na consultoria de alimentos. Definição de transformação; exemplos de transformações que ocorrem nas empresas; apresentação de tarefa prática para soluções e transformações. Apresentação das transformações de cada serviço da consultoria de alimentos e explicação sobre como enxergar no dia a dia. O que é responsabilidade técnica e qual a diferença com a consultoria de alimentos. Como solicitar o seu registro no conselho de classe e assinar como RT de uma empresa. Como ter uma visão além do óbvio na consultoria. Serviços extras para você superar as expectativas do seu cliente. Orientação quanto a aplicabilidade das listas de fornecedores de equipamentos e embalagens durante a execução da consultoria de alimentos.

 

4. Aprenda a Criar as Suas Redes Sociais de Impacto na Consultoria

Explicação sobre como criar um perfil no Instagram; detalhamento de cada seção do perfil do instagram e o que deve constar em cada uma; explicação sobre os tipos de conteúdos; como transformar a conta pessoal em uma conta profissional e os benefícios disso. Apresentação da ferramenta gratuita Canva e como utilizá-la; explicação sobre como fazer cópias dos materiais no Canva. Definição de identidade visual; explicação sobre como criar a identidade visual no Canva; explicação sobre como criar um cartão de visitas no Canva; explicação sobre como criar uma assinatura de email no Canva; explicação sobre como criar folder impresso e digital no Canva; explicação sobre como criar cards de conteúdo para postagem, utilizando a ferramenta Canva; explicação sobre como criar um site gratuito no Canva; explicação sobre como criar uma folha de tarefas/vistorias para as consultorias no Canva; apresentação de links editáveis no Canva para criação dos materiais. Explicação sobre o que é o registro de marcas no INPI e quando deve ser feito; apresentação sobre a diferença entre os possíveis registros; apresentação sobre quem pode registrar uma marca no Brasil e quais documentos são necessários para registrar a marca. Explicação sobre como utilizar o INPI para buscar a futura marca.

 

5. Aprenda a Prospectar Clientes na Consultoria

Apresentação das maneiras de realizar consultoria (presencial e online), os serviços que podem ser oferecidos em cada modalidade e as formas de captar clientes para cada uma delas. Explicação das formas de captação através de ações online e offline e exemplos de ações que podem ser feitas. Apresentação de ferramenta para auxiliar na estratégia de captação de clientes. Definição de pitch, pitch de apresentação e pitch de vendas. Apresentação de ferramenta para auxílio na elaboração dos pitchs. Explicação sobre prospecção de clientes e apresentação de formas de realizar a prospecção. Explicação sobre abordagem de clientes online e presencial, apresentação do passo a passo de como deve ser feita a abordagem e de exemplos que podem ser utilizados. Explicação sobre como deve ser feita uma proposta comercial irresistível; apresentação do passo a passo para montagem da proposta; apresentação de exemplos de propostas. Explicação sobre como elaborar o contrato de prestação de serviços a ser feito juntamente com o cliente. Apresentação de modelo de contrato para ser utilizado. Explicação sobre o que é objeção e como quebrá-las no momento da venda da consultoria. Apresentação de estratégias para manter a prospecção ativa. Apresentação do passo a passo para realizar a consultoria após ter recebido uma solicitação de um cliente. Apresentação de exemplos práticos de prospecção e abordagem de clientes. Explicação sobre técnicas de vendas para utilizar na consultoria de alimentos.

 

6. Aprenda a Precificar a Sua Consultoria e Montar uma Proposta Irresistível

Explicação sobre como deve ser definido o preço a ser cobrado na consultoria de alimentos; apresentação de ferramenta para calcular o preço. Explicação sobre como realizar a precificação do serviço consultoria de impacto. Explicação sobre como realizar a precificação do serviço de tabela nutricional. Explicação sobre como realizar a precificação do serviço de ficha técnica. Explicação sobre como realizar a precificação do serviço de cliente oculto. Explicação sobre como realizar a precificação do serviço de avaliação de boas práticas. Apresentação de exemplos para o entendimento da precificação dos serviços na consultoria.

 

7. Construa a Sua Empresa de Consultoria

Explicação sobre como organizar os projetos de consultoria; apresentação de ferramentas para uso no dia-a-dia da consultoria de alimentos. Explicação sobre quando é o momento para abertura do CNPJ da empresa; apresentação da diferença entre as modalidades de empresas que podem ser utilizadas. Explicação sobre dúvidas comuns no momento da formalização do negócio, como atuação em sociedade, atuação em cidades diferentes, atuação por meio do RPA, endereço de localização da empresa, atuação como MEI, atuação como autônomo e percentual de imposto a ser pago.

 

8. Aprenda o Método Consultoria de Impacto para Você Chegar nos 10 Mil Reais

Explicação e definição sobre a consultoria de impacto, apresentação de formas de atuação na consultoria de impacto e serviços que podem ser incluídos. Apresentação dos benefícios da consultoria de impacto para o consultor e para o cliente. Explicação sobre como vender a consultoria de impacto. Apresentação e explicação do passo a passo para realizar a consultoria de impacto. Explicação do diagnóstico inicial, plano de trabalho, relatório do diagnóstico inicial, apresentação para o cliente, definição de prioridades a serem executadas e revisão do plano de trabalho. Como lidar com as pessoas no dia a dia da consultoria. Como apresentar os resultados da consultoria para o seu cliente. Explicação sobre os relatórios de apresentação de resultados ao cliente.

 

9. Aprenda a Realizar a Consultoria de Boas Práticas

Explicação sobre o que são as boas práticas de fabricação (BPF). Apresentação sobre quais empresas precisam cumprir as regras de BPF. Explicação sobre os resultados que o serviço de BPF gera nos negócios de alimentação. Apresentação das legislações obrigatórias e explicação sobre os órgãos fiscalizadores. Explicação do passo a passo para implementar o serviço de BPF: diagnóstico do local, elaboração do plano de trabalho, relatório, treinamento da equipe, elaboração do manual de BPF, construção dos procedimentos operacionais padronizados (POPs), construção de planilhas de controle, instruções de trabalho, curso obrigatório de BPF, placas orientativas e acompanhamento e vistorias no local. O que é defesa técnica, quais profissionais podem realizar esse serviço e como aplicar no dia a dia da consultoria. Explicação sobre o uso do relatório de defesa técnica no dia a dia da empresa.

 

10. Aprenda a Realizar a Consultoria de Avaliação de Boas Práticas

Explicação sobre o serviço de avaliação de boas práticas em restaurantes. Apresentação das legislações aplicáveis e dos órgãos fiscalizadores. Explicação sobre o papel do consultor de alimentos na avaliação de boas práticas. Explicação da importância da avaliação de boas práticas em restaurantes. Apresentação dos resultados que o serviço de avaliação de boas práticas em restaurantes gera. Definição e explicação sobre restaurantes comerciais e restaurantes industriais. Apresentação sobre a postura que o consultor de alimentos deve possuir para realizar o serviço de avaliação de boas práticas em restaurantes. Explicação sobre os itens a serem avaliados durante o serviço: 1. Edificação, Instalações, Equipamentos, Móveis e Utensílios; 2. Higienização de Instalações, Equipamentos, Móveis e Utensílios; 3. Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas; 4. Abastecimento de água; 5. Manejo dos Resíduos; 6. Manipuladores; 7. Matérias Primas, Ingredientes e Embalagens; 8. Preparação do Alimento; 9. Transporte do Alimento; 10. Exposição ao Consumo dos alimentos preparados. 11. Documentação e Registro e 12. Responsabilidades. Explicação sobre como construir o plano de trabalho e o Relatório de Avaliação de Boas Práticas. Apresentação de estudo de caso para avaliação de boas práticas.

 

11. Aprenda a Realizar a Consultoria de Rotulagem

O que é rotulagem nutricional, qual a diferença entre rótulo e tabela nutricional, itens obrigatórios que devem constar nos rótulos dos alimentos, segundo as legislações vigentes da ANVISA. Passo a passo para construir ou revisar um rótulo. Passo a passo para calcular o tamanho da LUPA (FOP) – Rotulagem Nutricional Frontal. Exemplo prático de rótulos com a FOP. Legislações atualizadas sobre rotulagem nutricional segundo a ANVISA. Manual de perguntas e respostas da ANVISA sobre Rotulagem Nutricional. Estudo de caso FOP e Estudo de caso rotulagem completa. Explicação sobre modelo de um rótulo geral, contendo todas as informações obrigatórias que devem constar nos rótulos, check list para coletar os dados necessários com o cliente e executar o serviço. Apresentação do ebook completo sobre o código de barras. Orientação sobre o preenchimento dos relatórios de rotulagem de revisão e construção dos rótulos. Explicação sobre a planilha completa e automatizada de definição da FOP (Rotulagem nutricional frontal), explicação sobre o ebook com exemplos práticos de rótulos com a aplicação da Lupa (FOP) e quais os formatos que devemos considerar como painel frontal. Orientação sobre a tarefa de FOD e Rotulagem nutricional.

 

12. Aprenda a Realizar a Consultoria de Tabela Nutricional

O que é tabela nutricional, quais profissionais podem elaborar uma tabela nutricional, qual a importância da tabela nutricional no setor de alimentação. Pontos importantes que todo consultor de alimentos precisa saber para construir uma tabela nutricional. Como construir uma tabela nutricional segundo a legislação vigente. Exemplo prático de aplicação de tabela nutricional em pêssego em calda, alfajor, amendoim e marmitas. Explicação sobre as tabelas de referência na elaboração das informações nutricionais (TACO, tabela IBGE e tabela Sônia Tucunduva). Orientação quanto as legislações vigentes no Brasil. Apresentação da cartilha de orientações para rotulagem nutricional frontal no Brasil. Apresentação dos modelos para declaração da tabela de informação nutricional. Explicação sobre o uso da planilha automatizada para o cálculo da tabela nutricional dos alimentos.

 

13. Aprenda a Realizar a Consultoria de Ficha Técnica

O que é ficha técnica gerencial, operacional e de produto. Passo a passo para construir as fichas técnicas na consultoria de alimentos. Modelos de fichas técnicas para utilizar no dia a dia com o cliente. Explicação sobre o uso da planilha automatizada para calcular a ficha técnica gerencial no cliente. Orientação sobre o uso das seguintes fichas técnicas operacionais: modelo caderninho, modelo de montagem de pratos, modelo de molhos e outras preparações, modelo de montagem para pizzas, modelo em vídeo e orientação sobre o uso e aplicação da ficha técnica de produto.

 

14. Aprenda a Realizar a Consultoria de Layout

Explicação sobre o que é o serviço de layout e quais opções de layout existem. Explicação sobre as formas de layouts existentes. Apresentação dos pontos importantes antes de construir o layout para um negócio de alimentação. Sugestão de programas gratuitos para construção de layout.

 

15. Aprenda a Realizar a Consultoria de Cliente Oculto

O que é o serviço de cliente oculto, como aplicá-lo na empresa, como determinar o tempo de execução desse serviço. Explicação sobre o uso do questionário de aplicação do cliente oculto na empresa.

 

16. Aprenda a Realizar a Consultoria de Appcc

Explicação sobre como identificar e listar perigos potenciais; como realizar uma análise do perigo; como especificar medidas do controle; como determinar os PCCs (Pontos Críticos de Controle); como estabelecer limites críticos; como estabelecer sistema de monitoramento; como estabelecer um plano de ação corretiva; como realizar a validação, verificação e revisão do plano; como criar a documentação e manutenção de registros.

 

17. Aprenda a Realizar a Consultoria de Engenharia de Cardápio

Introdução a Engenharia de Cardápio, explicação sobre o que é e como funciona a metodologia. Explicação sobre a ferramenta de engenharia de cardápio e como utilizá-la. Explicação sobre a Matriz BCG. Apresentação e explicação sobre como analisar os resultados obtidos com a ferramenta. Explicação sobre estratégias para desenvolver um cardápio de sucesso. Aplicação da ferramenta na prática com dados de clientes reais.

 

18. Dicas Práticas para o Seu Dia a Dia na Consultoria

Explicação sobre assuntos práticos do dia a dia da consultoria de alimentos para auxiliar no processo de realização do serviço. O que é boas práticas de fabricação, a importância dentro dos negócios de alimentação, os riscos dos alimentos crus e a diferença entre os alimentos cozidos, porque o uso de acessórios e perfumes não são permitidos na produção de alimentos, quais os principais fatores que os micro organismos adoram para se multiplicar nos alimentos, como congelar e descongelar alimentos de forma segura nos nossos clientes, 3 formas de substituir o ovo cru nos alimentos para evitar contaminações, como higienizar corretamente os hortifrutigranjeiros para evitar contaminações, o que são termômetros, para que servem e quais as melhores opções, quais os uniformes devem ser utilizados na produção de alimentos segundo a legislação sanitária, como deve ocorrer a diluição dos produtos de ;limpeza para garantir a sua eficácia, quais os riscos do consumo de gema mole e carne mal passada na saúde do consumidor e de que maneira evita-los, controles fundamentais com tábuas de corte e esponjas para evitarmos os riscos durantes a manipulação, o que é contaminação e como evita-la, porque o uso de papelão e madeira é proibido em negócios de alimentação, erros durante a prospecção de clientes na consultoria, oportunidades e como realizar a consultoria em pizzarias, hamburguerias e demais negócios de alimentação, exemplos de produtos com atmosfera modificada, como se sentir útil realizando a consultoria de alimentos, o que é a consultoria de alimentos e como você deve executá-la, passos essenciais para viver da consultoria de alimentos, como se programar para migrar da CLT para a consultoria de alimentos. Explicação de como organizar o tempo para conseguir atuar com a consultoria de alimentos, orientando sobre o uso do placar da disciplina diário e semanal. Apresentação de como vencer os desafios com as pessoas ao longo do dia a dia da consultoria. Orientação caso o cliente não pague pelo valor da consultoria, como o consultor deve agir e consequências jurídicas. A importância da imagem pessoal na decisão do cliente, técnicas de vendas na consultoria que vão contribuir para um melhor resultado, fiscalização sanitária e as dúvidas do dia a dia, tendências em alimentos e bebidas diretamente da maior feira do setor food servisse do mundo NRA Show, o que é registro de marca e quando devo fazê-lo, Como utilizar o INPI para buscar a minha futura marca.

 

19. Análise de Não Conformidades em Clientes Reais

Orientação através de imagens de não conformidades com a legislação sanitária em restaurantes e indústrias de alimentos, auxiliando o aluno a ter uma visão mais ampla sobre a realidade do setor de alimentação e o dia a dia da consultoria com temas como, o uso proibido de papelão na produção de alimentos, tábuas de corte e a contaminação cruzada, os riscos da má conservação da coifa/exaustor e óleo de cozinha, os riscos da limpeza precária no processo produtivo, os riscos da má manipulação e armazenamento de carnes, a má conservação de banheiros e vestiários, locais mal conservados e higienizados, higiene pessoal dos colaboradores e os riscos sanitários ao longo do processo produtivo.

 

20. Metodologia Científica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

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Conclusão mínima de 12 meses