Pós-Graduação

Pós-graduação em Saúde Mental Perinatal

Saúde

Sobre o curso

A Pós-Graduação em Saúde mental perinatal, é destinada a profissionais de saúde que buscam se especializar na assistência à saúde mental da mulher e da família durante o ciclo gravídico-puerperal. O programa, com carga horária total de 380 horas, abrange desde os fundamentos da psicologia obstétrica até o atendimento especializado em situações de luto perinatal, reprodução humana assistida e transtornos mentais perinatais. O objetivo principal é formar profissionais com competência para oferecer um cuidado integral e humanizado à mulher e à família durante esse período tão importante e delicado.

 

O curso está estruturado em onze módulos, abrangendo uma ampla gama de temas relacionados à saúde mental perinatal: Introdução à saúde mental perinatal e psicologia obstétrica, Psicologia da gestação, Atuação psicológica no parto, Psicologia no pós-parto, Psicologia perinatal no contexto familiar, Transtornos mentais perinatais, Psicologia na reprodução humana assistida, Psicoterapia em luto perinatal, Desenvolvimento do bebê, Psicologia no setor de obstetrícia hospitalar e Metodologia científica. Cada módulo se aprofunda em aspectos específicos do ciclo gravídico-puerperal, como a psicodinâmica da gestação, o acompanhamento psicológico durante o parto, o manejo de transtornos mentais, a assistência em situações de luto e a importância do suporte familiar.

 

A metodologia de ensino combina videoaulas gravadas e ao vivo, slides em PDF, leituras de artigos científicos, estudos de caso, exercícios avaliativos e mentoria ao vivo. A avaliação do aprendizado se dá por meio de provas de múltipla escolha com 20 questões fechadas, com opção de recuperação caso o aluno não atinja a nota mínima para aprovação, que é 6,0. O curso conta com a coordenação da especialista em Psicologia Perinatal Luzia Maia Azevedo Santana e um corpo docente altamente qualificado, composto por psicólogos, médicos e outros profissionais com expertise em saúde mental perinatal.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

1. Introdução à saúde mental perinatal e psicologia obstétrica

Definição de psicologia obstétrica; Apresentação da problemática da saúde mental perinatal no Brasil; Definição de saúde mental; Conhecimento dos processos psíquicos envolvidos na perinatalidade; Fundamentos para se tornar psicólogo no contexto da obstetrícia; Humanização do trabalho do profissional de saúde em obstetrícia.

 

2. Psicologia da gestação

Psicodinâmica na gestação; Gravidez na adolescência; Pré-natal obstétrico de risco habitual; Pré-natal obstétrico de alto risco; Intercorrências na gestação; Gestação com diagnósticos de encurtamento da vida fetal; Pré-natal psicológico.

 

3. Atuação psicológica no parto

Endocrinologia do parto; Fisiologia do parto; Assistência psicológica no parto vaginal; Assistência psicológica na cesariana; Como se comportar no bloco cirúrgico; Alívio não farmacológico da dor; Neurociência do parto.

 

4. Psicologia no pós-parto

Compreender a psicodinâmica do puerpério; Aspectos da amamentação e saúde mental; Teoria do apego; Disfunções da sexualidade no pós-parto; Neurociência do pós-parto; Entender a dinâmica do retorno ao trabalho após licença maternidade;

 

5. Psicologia perinatal no contexto familiar

Compreender o campo da saúde da família; Investigar histórico familiar; Formular adequadamente casos com a dinâmica familiar; Compreender aspectos da psicologia no atendimento familiar; Importância da psicoeducação da família no processo de cuidado com a saúde mental perinatal; Atendimento dos avós.

 

6. Transtornos mentais perinatais

Semiologia e psicopatologias perinatais; Avaliação do estado mental no puerpério; Diagnosticar depressão perinatal; Diagnosticar transtornos ansiosos perinatais; Diagnosticar psicose puerperal; Diagnosticar transtorno obsessivo-compulsivo; Diagnosticar transtorno do estresse pós-traumático; Diagnosticar transtorno afetivo bipolar; Diagnosticar transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na mulher, protocolos da psicologia para depressão perinatal; protocolos da psicologia para transtornos ansiosos; protocolos da psicologia para psicose puerperal; protocolos da psicologia para transtorno do estresse pós-traumático; protocolos da psicologia para transtorno obsessivo-compulsivo; protocolos da psicologia para transtorno afetivo bipolar; Conhecer ferramentas de mindfulness para usar na perinatalidade.

 

7. Psicologia na reprodução humana assistida

Infertilidade e doenças que acometem os casais; Compreensão dos transtornos mentais que mais acometem pessoas inférteis; Fundamentos da reprodução humana assistida; Apresentação da diversidade familiar no e o contexto da reprodução humana assistida como meio de planejamento familiar; Técnicas de psicoterapia na reprodução humana assistida.

 

8. Psicoterapia em luto perinatal

Tipos de perdas fetais e neonatais; Protocolos de atuação no parto de natimorto; Teoria do apego e luto perinatal; Compreensão da psicoterapia do luto no contexto perinatal; Conhecimento das técnicas que facilitam a vivência do luto não patológico.

 

9. Desenvolvimento do bebê

Conhecimento do desenvolvimento psicológico dos bebês; Desenvolvimento físico dos bebês; Primeiros cuidados com o recém-nascido; Programa de imunização da criança até os dois anos; O papel do psicólogo nos primeiros anos da criança; Desenvolvimento em prematuridade.

 

10. Psicologia no setor de obstetrícia hospitalar

Apresentação do papel do psicólogo hospitalar na obstetrícia; Situações desafiadoras no hospital maternidade; Violência obstétrica; Violência sexual e atendimento hospitalar; Psicólogo na UTI neonatal; Documentos hospitalares do psicólogo.

 

11. Metodologia científica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

Pós-Graduação

Pós-graduação em Saúde Mental Perinatal

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC