Pós-Graduação

Pós-graduação em Secretariado Executivo

Gestão

Sobre a Pós-graduação em Secretariado Executivo

 

O curso de Pós-graduação em Secretariado Executivo da Faculdade Focus tem como objetivo formar profissionais comprometidos em atuar nas áreas de assessoria e secretariado executivo empresarial na esfera pública e privada, com enfoque em gestão empresarial.

 

O curso reúne disciplinas que objetivam o desenvolvimento das competências necessárias para profissionais com perfil ético e consciente que observem critérios de etiqueta e comunicação empresarial.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Teoria Geral do Secretariado | 40H

A evolução dos conhecimentos empíricos e teóricos do secretariado executivo. Principais obstáculos e características do secretariado executivo. Metodologia. Fundamentos teóricos e epistemológicos (teoria do conhecimento, filosofia das ciências). A relevância em propor uma teoria do conhecimento ? epistemologia ? no secretariado executivo. Estrutura das unidades de conhecimento do secretariado. Postura pessoal e profissional. Perfil profissional do secretário executivo. Atuação no mercado de trabalho. Funções básicas, atribuições e perfil do Secretário Executivo. Administração do tempo. Ferramentas e rotinas secretariais.

2. Gestão Secretarial | 40H

O processo de gestão secretarial. Ética, valores e normas. Relação entre o código de ética profissional e a responsabilidade moral na execução. Técnicas de apresentação pessoal e oratória. O secretariado executivo e a ciência da informação. A gestão e os recursos da informação. Sistema de gestão. Abordagem da competência interpessoal em suas diversas dimensões. Capital intelectual.

3. Comunicação Empresarial 60H

Introdução à comunicação empresarial com ênfase no inter-relacionamento entre as subáreas administrativa, interna, institucional e mercadológica que agregam, por sua vez, uma série de atividades, tais como gestão da reputação, comunicação de marketing, gestão de conflitos etc.

4. Redação Empresarial | 40H

A comunicação escrita nas relações empresariais. Competência comunicativa. Gêneros textuais: e-mail, ata e relatório. ofício, circular, bilhete, aviso ou comunicação interna, declaração, convocação. A coesão como elemento principal na continuidade de um texto. A coerência como a promoção de sentido em um texto. Recursos gramaticais como ferramentas essenciais da escrita. A linguagem e sua dimensão interacional no processo comunicativo.

5. Marketing Pessoal e Etiqueta | 40H

Definição de marketing pessoal. Valorização da imagem. Qualidade profissional e adoção de comportamentos de excelência. Regras básicas de etiqueta em ambientes formais. Desenvolver a autoconfiança, competência e credibilidade nos negócios. Conduta e ética. Entrando no mercado de trabalho. Comunicação visual, verbal e escrita.

6. Negociação e Gestão de Conflitos 40H

Processo de negociação. Propósito da negociação. Modelos, estilos e comportamentos de negociadores. Administração de conflitos. O processo do conflito. Comportamento ético e confiança. Efeitos do conflito. Metas e resultados. O poder de barganha (custo, valor e poder). Negociações empresariais. Riscos e incertezas. Análise de propostas.

7. Gestão Empresarial 40H

As organizações no contexto atual. Mudanças no contexto atual internacional e nacional. Ambientes interno, de negócios e geral. Características de uma gestão eficaz. Ações estratégicas no contexto organizacional. Estratégias competitivas. Elaboração de plano estratégico. Construção de cenários. Tomada de decisão estratégica. Gestão de recursos financeiros. Planejamento financeiro versus estratégico. Identificação da necessidade do capital de giro. Formas de negociação: Clientes x fornecedores. Gestão de produção. A função-produção no contexto organizacional. Estratégia Top down e Bottom up. Objetivos de desempenho, Matriz Importância e Desempenho. Gestão estratégica de pessoas. Construção de equipes de alto desempenho. Retenção de talentos e valorização profissional. Gestão por competência. Competências essenciais aos diretores de alto escalão.

8. Planejamento Estratégico 40H

Conceitos de estratégia e planejamento. Missão, Visão e Valores. Análise do ambiente competitivo. Definição de estratégias genéricas. Execução da estratégia. Criação de negócios e empreendedorismo. Governança e ética nos negócios.

9. Sistemas de Informações Gerenciais 40H

Sociedade do Conhecimento, economia digital e sistema empresa. Definição, obtenção e implantação de sistemas de informação gerencial (SIG) e das tecnologias da informação (TI), como ferramentas centrais na tomada de decisões. Novos valores e paradigmas do cenário de atuação empresarial na sociedade do conhecimento. Conceitos e tecnologias básicos de SIG para a segurança de informações e de sistemas de apoio à decisão. Planejamento estratégico de SIG e TI nas empresas. Projeto e especificações de SIG.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

Pós-graduação em Secretariado Executivo

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

de R$ 1198,80

por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 322,92

Boleto à vista

de R$ 1198,80 por R$ 358,80