Pós-Graduação

Pós-graduação em Supervisão Neuropsicopedagógica

Educação

Sobre o curso

A Pós-Graduação em Supervisão Neuropsicopedagógica, tem como objetivo principal a formação de profissionais altamente qualificados para atuarem como supervisores na área de neuropsicopedagogia. O curso, com carga horária total de 600 horas, reconhece a importância da supervisão clínica para o aprimoramento profissional e o desenvolvimento de competências essenciais para a prática neuropsicopedagógica. O programa visa preparar os alunos para acompanhar o progresso dos profissionais supervisionados, identificar e resolver problemas clínicos e éticos, além de fornecer feedback construtivo, contribuindo para a qualidade do atendimento neuropsicopedagógico.

 

A estrutura curricular é composta por quinze módulos, abrangendo desde os fundamentos da supervisão neuropsicopedagógica até a aplicação do raciocínio clínico em diferentes contextos e populações. Os módulos: Metodologia científica, Introdução a supervisão neuropsicopedagógica, Desenvolvimento pessoal e profissional na neuropsicopedagogia, Supervisão clínica na avaliação neuropsicopedagógica, Supervisão clínica na intervenção neuropsicopedagógica, Raciocínio clínico do neurodesenvolvimento, Raciocínio clínico no transtorno específico de aprendizagem, Raciocínio clínico no transtorno do espectro autista, Raciocínio clínico no transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, Raciocínio clínico avançado: análise de diagnóstico diferencial, Raciocínio clínico no atendimento de bebês, Raciocínio clínico no atendimento de crianças e adolescentes, Raciocínio clínico no atendimento de adultos e idosos, Estudo de caso e Estágio supervisionado, oferecem uma abordagem completa da área, incluindo aspectos teóricos, práticos e éticos.

 

A metodologia de ensino utiliza videoaulas gravadas, aulas ao vivo, leituras em PDF, slides em PDF, estudos de caso, exercícios avaliativos, mentoria ao vivo e fóruns. A avaliação é realizada por meio de papers, artigos, relatórios de estágio supervisionado, participação em aula e estudos de caso, com nota mínima para aprovação de 6,0. O curso é coordenado por Karen Alessandra Deniz, especialista em Neuropsicopedagogia Clínica, e conta com um corpo docente experiente e qualificado para oferecer uma formação completa e de alto nível aos futuros supervisores neuropsicopedagógicos.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

1. Metodologia científica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

 

2. Introdução a supervisão neuropsicopedagógica

Introdução a Supervisão Neuropsicopedagógica.

 

3. Desenvolvimento pessoal e profissional na neuropsicopedagogia

Desenvolvimento Pessoal e Profissional na Neuropsicopedagogia.

 

4. Supervisão clínica na avaliação neuropsicopedagógica

Supervisão Clínica na Avaliação Neuropsicopedagógica.

 

5. Supervisão clínica na intervenção neuropsicopedagógica

Supervisão Clínica na Intervenção Neuropsicopedagógica.

 

6. Raciocínio clínico do neurodesenvolvimento

Raciocínio Clínico do Neurodesenvolvimento.

 

7. Raciocínio clínico no transtorno específico de aprendizagem

Raciocínio Clínico no Transtorno Específico de Aprendizagem.

 

8. Raciocínio clínico no transtorno do espectro autista

Raciocínio Clínico no Transtorno do Espectro Autista.

 

9. Raciocínio clínico no transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

Raciocínio Clínico no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

 

10. Raciocínio clínico avançado: análise de diagnóstico diferencial

Raciocínio Clínico Avançado: Análise de Diagnóstico Diferencial.

 

11. Raciocínio clínico no atendimento de bebês

Raciocínio Clínico no Atendimento de Bebês.

 

12. Raciocínio clínico no atendimento de crianças e adolescentes

Raciocínio Clínico no Atendimento de Crianças e Adolescentes.

 

13. Raciocínio clínico no atendimento de adultos e idosos

Raciocínio Clínico no Atendimento de Adultos e Idosos.

 

 

 

Pós-Graduação

Pós-graduação em Supervisão Neuropsicopedagógica

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 6 meses

Portaria do Curso no MEC
Consulte o cadastro da Faculdade Focus no Sistema e-MEC