Pós-Graduação

Pós-graduação em Tecnologias Educacionais

Educação

Sobre Pós-graduação em Tecnologias Educacionais

 

A educação, enquanto ciência, necessita da evolução tecnológica para progredir. Atualmente, além da necessidade de se prover mais qualidade para o ensino, a sociedade precisa levar educação de qualidade para todos, em todos os lugares. Aliar qualidade e quantidade seria uma missão impossível se não fossem as plataformas e ferramentas educacionais, que conseguem prover conteúdos e proporcionar interatividade entre alunos e professores onde quer que estejam, a qualquer hora, de qualquer lugar. Além da escalabilidade e mobilidade, as novas tecnologias educacionais propiciam a adaptabilidade do processo de ensino-aprendizagem, com conteúdos e plataformas inteligentes, capazes de aprender como o aluno aprende, provendo-lhe trilhas adaptativas de aprendizagem com o auxílio da inteligência artificial. O curso de pós-graduação lato-sensu em Tecnologias Educacionais é um importante passo para professores e pedagogos se apropriarem desse conhecimento, aplicando essas tecnologias em seus processos de ensino-aprendizagem, levando educação de qualidade para todos, em todos os lugares.

 

A Pós-graduação lato-sensu em Tecnologias Educacionais da Faculdade Focus vai preparar você para ser um agente de transformação do processo de ensino-aprendizagem. O curso aborda a aplicação de ciências e tecnologias como a neuroeducação, multimídia, inteligência artificial e ferramentas de educação a distância (EaD), abrindo um leque de possibilidades e oportunidades de atuação profissional em instituições de ensino de todos os níveis educacionais.

 

Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Introdução à EAD | 40H

Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.

 

2. Pensamento científico | 40H

A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.

 

3. Educação e tecnologias | 40H

As tecnologias de informação e comunicação e a educação. A influência da TV nos processos escolares. As relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea. Os aplicativos no ensino. A metodologia ativa. A neuroeducação.

 

4. Neuroeducação e tecnologias educacionais | 60H

Definição de tecnologias educacionais. Competências docentes na interface das tecnologias educacionais. Cidadania digital: a prática docente reflexiva. Surgimento da neuroeducação. Estilos de aprendizagem. Neuroeducação e as doenças e distúrbios da mente. Programa de neuroeducação para a felicidade.

 

5. Sistemas e multimídia | 40H

Conceitos de multimídia e sistemas multimídia. Arquitetura e aplicações multimídia, classificação dos tipos de sistemas multimídias. Dispositivos de entrada e saída em ambientes multimídia. Fundamentos do processamento de imagens. Fundamentos de animação. Fundamentos de processamento de som. Critérios de seleção de soluções multimídia. Recursos básicos de softwares de autoria. Noções de ambientes de realidade virtual.

 

6. Inteligência artificial | 40H

História e princípios fundamentais da IA. Como a IA trata a incerteza e como toma decisões. Processos de aprendizado da IA. Apresentação dos modelos avançados de comunicação.

 

7. Educação a distância e novas modalidades de ensino | 60H

Modalidade de Educação a Distância: regulamentações. História da Educação a Distância no mundo e no Brasil e suas especificidades. Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem. A Mediação pedagógica na modalidade Educação a Distância. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

 

8. Educação inclusiva | 40H

Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.

 

9. Metodologias ativas | 60H

O que são Metodologias Ativas. A Educação 4.0 e o Mundo VUCA. Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Aprendizagem baseada em projetos – ABP. Ensino Adaptativo. Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação. A Escola do Século XXI. A Sala de Aula Invertida. Design Thinking.

 

 

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

Pós-graduação em Tecnologias Educacionais

Início imediato

100% online

Autorizado pelo MEC

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Livro Digital em PDF

Videoaulas

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 1198,80

por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 479,04

Boleto à vista

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

Consulte o cadastro da Faculdade Focus no Sistema e-MEC