Pós-Graduação

Pós-Graduação em Teologia Comparada

Ciências da Religião

Sobre a Pós-graduação em Teologia Comparada

 

As motivações das grandes religiões estarão do outro lado dos muitos grupos menores de seitas. Muitos desses rituais são resultado do ímpeto fundador das religiões do mundo. Hoje, existem milhões de seitas em todo o mundo. A teologia está ligada à religião, tanto quanto a botânica está ligada à vida vegetal; sem vida vegetal, não há botânica. Não existiriam os astros sem astronomia, assim seria impossível a existência da teologia sem religião. Ela é a vida do homem nas suas relações sobre humanos, a vida do homem em relação ao poder que o criou, sua autoridade suprema, ela é vida em deus, porque ele é invisível, o homem é dependente de poder, responsável para uma autoridade e adaptável uma comunhão íntima. O ser humano é totalmente religioso. As estrelas não existiriam sem a astronomia, e a teologia não existiria sem a religião.

 

A Pós-graduação em Teologia Comparada objetiva compreender comparativamente as experiências religiosas na Antiguidade Mediterrânica e Oriental entre os séculos VI a.C. a IV d.C. ressaltando-lhes as especificidades fenomenológicas. Seu foco é relacionar as experiências religiosas históricas e a dinâmica cultural a elas associadas. A matriz curricular foi elaborada a fim de que o aluno venha a dominar os conceitos fundamentais e a problemática atual do estudo do fenômeno religioso tanto em relação ao debate teórico como na sua aplicação às experiências religiosas estudadas.

 

O curso de pós-graduação é destinado a docentes, pedagogos, psicólogos, religiosos das diversas confissões, egressos de cursos de humanidades e estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar no curso você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Antropologia da Religião | 60H

A história da antropologia e das interpretações do fenômeno religioso. Cultura e religião: valores e limites da interligação. Etnocentrismo e relativismo cultural. O homem e o povo latino-americano: sua formação a partir das tradições judaico-cristãs, afro e indígenas. Religião e nova cidadania.

 

2. Fenomenologia da Religião | 40H

O método fenomenológico em suas diversas acepções é o objeto desta disciplina. Buscar-se-á, através do estudo dos diferentes autores, retraçar historicamente as diferentes abordagens do que tem sido compreendido como fenomenologia da religião

 

3. Práticas, Representações e Espaço: mito e rito | 40H

Visão socioantropológica do turismo. Mito, rito, imaginário e representação social no turismo. Etnocentrismo, identidade, relativismo, heterogeneidade e alteridade. Relações e interações entre os diferentes sujeitos do processo turístico: turistas, hóspedes, viajantes, anfitriões, hospedeiros e nativos. A viagem antropológica. O exercício de exotizar o familiar e familiarizar o exótico. O exótico e o familiar como atrativo turístico. A construção de narrativas e imagens turísticas: tradição, invenção da tradição, memória, autenticidade e diversidade. O ponto de vista de nativo e o olhar do turista. Práticas turísticas contemporâneas.

 

4. Introdução a Religiões Comparadas | 60H

Apresentação dos princípios e elementos históricos formativos acerca das principais religiões. Introdução ao Judaísmo, Conhecendo a História do Povo Judeu, Atributos exclusivos de Deus Jeová, O Nascimento do Cristianismo, Alcorão, livro sagrado do Islamismo, Hinduísmo, Budismo, Confucionismo, Espiritismo, Teosofia, Religiões Afro-Brasileiras.

 

5. Religião, Magia e Ciência | 40H

A tríade ciência, religião e magia consideradas de um ponto de vista antropológico. Recorrências e especificidades dos fenômenos científicos, religiosos e mágicos. Mapeamento dos estudos clássicos e contemporâneos que têm por objeto ciência, religião e/ou magia.

 

6. Religião e Civilização no Mediterrâneo e Ocidente Antigos | 40H

Estudo de um conjunto de temas relativos ao Mediterrâneo e suas civilizações, com a utilização de modelos explicativos desenvolvidos na historiografia contemporânea. A ênfase especial é dada ao problema da análise documental e a uma abordagem comparativa das diferentes sociedades.

 

7. Teologia Comparada | 60H

A Teologia Comparada é um ramo da teologia que se dedica a comparar e contrastar as crenças, práticas e doutrinas de diferentes tradições religiosas. Em geral, a Teologia Comparada procura examinar as semelhanças e diferenças entre as religiões do mundo, e muitas vezes se concentra em temas específicos, como a ideia de Deus, a natureza do ser humano, a vida após a morte, a ética e a moralidade, entre outros. A Teologia Comparada envolve estudos interdisciplinares com áreas como a antropologia, a filosofia e a história das religiões.

 

8. Docência do Ensino Superior | 40H

Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.

 

9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H

Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese científica a investigação científica.

 

Pós-Graduação

Pós-Graduação em Teologia Comparada

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC