Pós-Graduação
Pós-Graduação em Transtorno do Espectro Autista - Avaliação e Intervenção Baseada em Evidências
Saúde
Carga Horária
600 h
Tempo de conclusão
A partir de 18 meses
Sobre o curso
A especialização em Transtorno do Espectro Autista (TEA) - Avaliação e Intervenção Baseada em Evidências é um curso abrangente e atualizado que visa capacitar profissionais da saúde e educação a compreender as características e a heterogeneidade das alterações que acometem o desenvolvimento de pessoas com TEA. O curso abrange desde a contextualização, critérios diagnósticos e desenvolvimento infantil até as intervenções em diversos contextos, como o terapêutico, familiar e educacional. Os alunos aprenderão sobre avaliação e planejamento de intervenções baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), neuropsicologia, habilidades sociais, desenvolvimento motor, linguagem e comunicação alternativa, terapia ocupacional e reorganização sensorial, educação inclusiva e ensino estruturado, além de metodologia científica. O objetivo é fornecer aos profissionais as ferramentas necessárias para avaliar, planejar e implementar intervenções eficazes para pessoas com TEA, com base em evidências científicas.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Fábio Coelho da Conceição
1. História do Autismo no Mundo
História científicaConceitos e generalidadesNeurobiologia e etiologiaDSM-5 e CID-10/CID-11
2. Sinais de alerta para o TEA até os 12 meses
Sinais de alerta para o TEA até os 12 mesesSinais de alerta para o TEA dos 12 meses aos 24 mesesSinais de alerta para o TEA dos 24 meses aos 36 mesesAutismo regressivo x poda neural
3. Qual profissional deve ser procurado?
Qual profissional deve ser procurado?Instrumentos de rastreioQuais exames podem ajudar no diagnóstico?Quando é necessária a avaliação genética?
4. Principais comorbidades associadas
Principais comorbidades associadasTratamento (medicamentoso x não medicamentoso)Mitos e verdadesImportância da intervenção precoce (neuroplasticidade)
5. Neurodesenvolvimento típico
Definição, conceito e marcos do desenvolvimento infantilVínculos afetivos e neurodesenvolvimentoDesenvolvimento típico: aquisições do desenvolvimento neuropsicomotor (aspectos: motor e linguagem)Desenvolvimento típico: aquisições do desenvolvimento neuropsicomotor (aspectos: cognitivo e interação social)
6. TEA: aspectos gerais e o impacto do diagnóstico nas famílias
TEA: aspectos gerais e o impacto do diagnóstico nas famíliasIdentificação de sinais de risco para autismo nos primeiros anos de vidaAutismo e cérebro socialComo o cérebro aprende
7. É possível identificar autismo em bebês?
É possível identificar autismo em bebês? A importância do brincar para o desenvolvimento humano. A importância da equipe multidisciplinar. Pais como coterapeutas de seus filhos
8. Definição e importância da intervenção precoce
Definição e importância da intervenção precoce. Programa de intervenção precoce: aspectos relevantes. Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM)A importância da escola para o tratamento precoce do autismo
9. O que é ABA?
O que é ABA?Introdução à Análise do Comportamento Aplicada IIntrodução à Análise do Comportamento Aplicada IICaracterísticas e dimensões de uma intervenção ABA
10. Avaliação funcional
Avaliação funcionalProtocolos de avaliação I: VB-MAPPProtocolos de avaliação II: Portage e ABLA-RPlano de Ensino Individualizado (PEI)
11. Redução de comportamentos-problema
Redução de comportamentos-problemaEnsino por Tentativas DiscretasEstratégias naturalísticasEnsino de habilidades funcionais
12. Estudo de caso I
Estudo de caso IEstudo de caso IIEstudo de caso IIIEstudo de caso IV
13. A história do estudo da esfera cognitiva
A história do estudo da esfera cognitiva. Neuropsicologia enquanto ciência e profissãoFunções cognitivasAvaliação neuropsicológica
14. Caracterização comportamental e cognitiva do TEA
Caracterização comportamental e cognitiva do TEABarreiras comportamentais para avaliação neuropsicológicaA importância da Análise do Comportamento na avaliação neuropsicológicaGestão de comportamentos na avaliação neuropsicológica
15. Avaliação de desenvolvimento e avaliação de funcionamento adaptativo
Avaliação de desenvolvimento e avaliação de funcionamento adaptativoInstrumentos de avaliação indireta de risco de TEAInstrumentos de avaliação direta de risco de TEAInstrumentos de avaliação cognitiva no TEA
16. Observação de habilidades/comportamentos
Observação de habilidades/comportamentosControle de estímulos: a importância do manejo de antecedentesManejo de consequências: uso de reforço para engajamentoTreino de habilidades básicas necessárias para avaliação neuropsicológica
17. O que são habilidades sociais?
O que são habilidades sociais?Habilidades sociais e TEAHabilidades sociais na infânciaHabilidades sociais na adolescência e fase adulta
18. Avaliação das habilidades sociais
Avaliação das habilidades sociaisInstrumentos de avaliação: Socially SavvyInstrumentos de avaliação: Social Skills SolutionInstrumentos de avaliação: Escalas e inventários para jovens e adultos
19. Estratégias para o ensino de habilidades sociais na infância
Estratégias para o ensino de habilidades sociais na infânciaTreinamento de paresTerapia cognitivo-comportamental para adultos com TEARecursos para o ensino de habilidades sociais
20. Estudo de caso I
Estudo de caso IEstudo de caso IIEstudo de caso IIIEstudo de caso IV
21. Desenvolvimento e crescimento humano
Desenvolvimento e crescimento humanoReflexos primitivosSinais motoresTônus muscular
22. Habilidades motoras básicas
Habilidades motoras básicasAtrasos motores no TEAAlterações posturaisMarcha e ponta dos pés
23. Alterações motoras na fase adulta
Alterações motoras na fase adultaComorbidades neurológicasIntervençãoExercício e movimento
24. Avaliação em bebês
Avaliação em bebêsAvaliação em crianças e adolescentes de 3 a 21 anosAvaliação em adultos*Checklists*
25. Bases neurofisiológicas da linguagem
Bases neurofisiológicas da linguagemAquisição e desenvolvimento da linguagem oralFala, linguagem e comunicação: qual a diferença entre elas?Componentes da linguagem oral
26. Transtornos no desenvolvimento de linguagem na infância
Transtornos no desenvolvimento de linguagem na infânciaAvaliação e terapia de linguagem oralAbordagem fonoaudiológica no TEA: da avaliação ao plano de intervençãoEstratégias para a estimulação da fala e linguagem
27. O que é e a quem se destina a CAA
O que é e a quem se destina a CAAOs quatro elementos principais que compõem a CAAAvaliações e protocolosCriação de um plano de intervenção em CAA
28. Introdução ao *core words*
Introdução ao *core words*Como ensinar a criança a se comunicar por símbolosModelagemAdaptações do ambiente e orientações aos parceiros de comunicação
29. A introdução e novas pesquisas em Integração Sensorial de Ayres
A introdução e novas pesquisas em Integração Sensorial de AyresOs princípios para intervenção em Integração SensorialConhecendo a base sensorial e a importância da integração dos sistemasOs pilares para uma avaliação em Integração Sensorial de Ayres
30. As disfunções de Integração Sensorial e seus comprometimentos
As disfunções de Integração Sensorial e seus comprometimentosA disfunção de regulação sensorial: subtiposA disfunção de discriminação sensorial: subtiposA disfunção motora de base sensorial: dispraxia
31. Nível de alerta e regulação sensorial
Nível de alerta e regulação sensorialAcomodação sensorial e o enriquecimento do ambienteEstratégias de acomodação sensorialMaturação da praxe
32. Desfralde
DesfraldeSeletividade alimentarA escola e suas complexidades sensoriaisOs fatores de movimento e suas qualidades
33. O autismo tal qual o entendemos hoje
O autismo tal qual o entendemos hojePor que autistas precisam de estrutura?A ciência comportamental na estruturaABA e TEACCH: é possível?
34. Características do ensino estruturado
Características do ensino estruturadoTipos de suportesProcedimentos de ensinoRegistro de dados
35. Elementos básicos
Elementos básicosSuportes visuaisA estrutura e os sistemas de trabalhoMateriais estruturados e adequação no ensino
36. Práticas Baseadas em Evidências
Práticas Baseadas em EvidênciasAvaliação formal (PEP-R)Avaliação informal: protocolo de observaçãoPlano de Intervenção Individualizado
37. Ciência e Práticas Baseadas em Evidências
Ciência e Práticas Baseadas em EvidênciasParadigmas e abordagensAbordagens qualitativas, quantitativas e mistasHierarquia das evidências e revisões relevantes
38. Estudos experimentais
Estudos experimentaisExperimentos de sujeito únicoEstudos observacionaisEstudo de casos e outros desenhos não experimentais
39. Planejamento inicial
Planejamento inicialRevisando a literaturaBuscando artigosSíntese dos resultados e discussão
40. Análise de artigo I
Análise de artigo IAnálise de artigo IIAnálise de artigo IIIAnálise de artigo IV
Pós-Graduação em Transtorno do Espectro Autista - Avaliação e Intervenção Baseada em Evidências
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TCC opcional*
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Videoaulas*
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Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 18 meses
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