Pós-Graduação

Pós-graduação em Transtornos da Aprendizagem

Educação

Sobre a Pós-graduação em Transtornos da Aprendizagem

 

A pós-graduação em Transtornos da Aprendizagem visa ampliar e/ou aprimorar o conhecimento sobre esses transtornos, bem como capacitá-los a identificar, avaliar, diagnosticar e encaminhar possíveis tratamentos para os principais transtornos de aprendizagem (dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia e TDAH), que existem nas escolas e na sociedade em geral. As áreas de atuação são nas seguintes áreas: educacional (escolas, seja em sala de aula como profissional da educação básica, ensino superior e áreas afins, ou na coordenação e gestão), acadêmica, nos estabelecimentos de ensino superior, nos centros de acessibilidade e inclusão) e empresas, bem como assessoria em integração escolar e formação para inserção no mercado de trabalho.

 

Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Introdução à EAD | 40H

Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.

 

2. Atuação interdisciplinar e neuroeducação | 40H

Processos interdisciplinares em educação, arte e história da cultura. Transversalidades temáticas e convergências conceituais. Produção de conhecimento interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, seus limites e suas possibilidades para estudos em humanidades. Identificação de epistemologias e metodologias de pesquisa avançada e consolidação do conhecimento contemporâneo.

 

3. Transtornos e distúrbios da aprendizagem | 60H

Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações psicológicas. Abordagem Psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.

 

4. Transtornos psiquiátricos na infância e adolescência | 60H

Principais transtornos psicopatológicos na infância e adolescência. Transtornos da aprendizagem. Transtornos das habilidades motoras. Transtornos da comunicação (linguagem). Transtorno do déficit de atenção-hiperatividade. Transtornos do Comportamento Disruptivo. Transtornos Depressivos na Infância. Transtornos Globais do Desenvolvimento (Autismo Infantil). Transtornos de Tique. Transtornos da Excreção. Transtornos de Ansiedade na Infância. Fobias específicas e Fobia social.

 

5. Processos de aquisição da linguagem e da escrita | 60H

Processo de aquisição da linguagem. Fonologia e morfologia. Sintaxe, semântica e pragmática. Distúrbios de linguagem oral. Produção e interpretação textual. Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita. Elementos para interpretação textual. Distúrbios da linguagem escrita.

 

6. Desenvolvimento neuropsicomotor e da aprendizagem | 40H

Desenvolvimento motor. Habilidades motoras rudimentares. Equilibração e manipulação. Crescimento e desenvolvimento motor de crianças e adolescentes. Aprendizagem motora. Transferência de Aprendizagem.

 

7. Educação inclusiva | 40H

Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.

 

8. Psicologia da aprendizagem | 40H

Origem da psicologia moderna. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

 

9. Psicologia do desenvolvimento | 40H

Origem da psicologia moderna. Escolas psicológicas. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Noções de neuropsicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Transtornos mentais e o desenvolvimento da aprendizagem. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

 

 

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

Pós-graduação em Transtornos da Aprendizagem

Início imediato

100% online

Autorizado pelo MEC

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Livro Digital em PDF

Videoaulas

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 1198,80

por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 479,04

Boleto à vista

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

Consulte o cadastro da Faculdade Focus no Sistema e-MEC