Pós-Graduação

Pós-graduação em Coordenação Pedagógica para o Ensino Superior

Educação

Sobre a Pós-graduação em Coordenação Pedagógica para o Ensino Superior

 

Pós-graduação em Coordenação Pedagógica para o Ensino Superior fornece conhecimentos sobre a área de gestão, práticas colaborativas organizacionais, comunicação, visa desenvolver habilidades relacionados a atuação pedagógica no ensino superior.

 

Com disciplinas cuidadosamente relacionados para a organização do trabalho pedagógico em instituições de ensino superior, envolvendo conhecimentos corporativos necessários para a atividade prática de coordenar.

 

O foco do curso é prover competências em profissionais que tenham como objetivo atuar na gestão do ensino superior, mesclando disciplinas da área organizacional e corporativa com conhecimentos pedagógicos necessários.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

1. Teoria das Organizações | 40H

A evolução das organizações. Relação entre teoria administrativa e teoria das organizações. Racionalização (poder e dominação). Interpretações sociológicas sobre as organizações. Dominação e autoridade. As teorias e a produção do conhecimento. Características da organização burocrática. Complexidade e abordagens da teoria administrativa. Cultura brasileira e cultura organizacional. Mudanças e novas configurações organizacionais. Redes organizacionais e tendências futuras. 1. A evolução das organizações e a contribuição das teorias da administração. 2. As relações organizacionais. 3. A produção do conhecimento nas organizações. 4. Cultura organizacional. 5. As perspectivas de mudanças organizacionais.

2. Teorias e Práticas para Estruturas Organizacionais Colaborativas | 40H

Apresentação, análise e visão evolutiva de teorias e práticas colaborativas que buscam facilitar a relação entre organizações e membros participantes de cadeias de produção e/ou serviços, além de técnicas relacionadas. Formas de gestão e governança adequadas às relações colaborativas e suas práticas. 1. A evolução da produção e dos consumidores 2. Estruturas organizacionais convencionais - cadeia de suprimentos 3. Estruturas organizacionais não convencionais baseadas em redes colaborativas 4. Produção colaborativa e o cliente prosumer 5. Governança e gestão para parcerias colaborativas 6. Competências para a busca de parceiros no mundo colaborativo 7. Gestão da competência em ambiente colaborativo 8. Modelos de referência 9. Casos e cenários.

3. Comportamento e cultura organizacional | 40H

Conceito de comportamento organizacional, cultura de excelência e liderança. Cultura organizacional. Diversidade nas organizações. Variáveis que afetam as organizações. Valores, atitudes, personalidade e emoções. Comunicação, percepção, decisão, liderança, poder e política, conflitos e negociação. Satisfação e mudança organizacional. Administração do estresse.

4. Comunicação Empresarial | 60H

Introdução à comunicação empresarial com ênfase no inter-relacionamento entre as subáreas administrativa, interna, institucional e mercadológica que agregam, por sua vez, uma série de atividades, tais como gestão da reputação, comunicação de marketing, gestão de conflitos etc.

5. Comunicação Alternativa | 40H

A acessibilidade e acessibilidade virtual. Acessibilidade comunicacional na era da informação. O objetivo e a importância da comunicação alternativa. Símbolos gráficos PCS, Bliss e PIC. Recursos e serviços de acessibilidade e comunicação alternativa. Sala de recursos multifuncional, materiais e estratégias. O ensino em ambientes informatizados A educação distância como possibilidade para alunos com necessidades especiais. A informática como instrumento de comunicação alternativa.

6. Novas Linguagens e Tecnologias Educacionais | 40H

Trajetória histórica da educação. O que se deve entender por tecnologia. Informática na educação. Geração digital. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas no Ensino Superior. TIC e o novo paradigma educacional. TIC para formação de professores em EAD. TIC para mediação pedagógica no ensino superior.

7. Métodos e Técnicas de Pesquisa | 40H

Introdução à pesquisa científica. Ciência, método e técnica. Metodologia do trabalho científico. Definição de hipóteses e variáveis. Fundamentação teórica. Procedimentos de pesquisa. Cronograma e orçamento. 1.O estudo científico e o papel do pesquisador 2.Fundamentos da metodologia de pesquisa 3.Determinação de objetivos, variáveis e hipóteses de pesquisa. 4.Fundamentação teórica 5.Abordagens de pesquisa 6.Procedimentos de pesquisa 7.Amostragem e fontes de dados 8. Instrumentos de coleta e análise de dados 9.Elaboração de relatórios e conclusões.

8. Leitura e Escrita no Ensino Superior | 40H

Oralidade versus escrita; norma culta da língua e preconceito linguístico; reflexões críticas acerca da leitura; diferenças entre gêneros e tipos textuais; fatores de textualidade (informatividade, situacionalidade, intencionalidade, aceitabilidade, intertextualidade, coesão e coerência); reconhecimento e produção de gêneros textuais acadêmicos: resenha, relatório, resumo, artigo; tópicos da escrita: pontuação, paragrafação, estrutura da sentença, concordância, regência, problemas de argumentação, elaboração de paráfrase.

9. Didática do Ensino Superior | 40H

O papel do professor universitário. Andragogia. Reflexões sobre a teoria e a prática. Relacionamento professor-aluno. O planejamento no ensino superior: definição de objetivos, seleção de conteúdos, escolha de metodologias. Plano de aula. Aula expositiva. Trabalhos em grupo. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, movimento maker, sala de aula invertida, aprendizagem entre times. Uso do portfólio no ensino superior. Novas tecnologias educacionais. Avaliação comprometida com a aprendizagem.

10. Estudar e Aprender a Distância | 40H

Educação a distância. Técnicas de estudo. Estratégia de aprendizagem. Administração das ações. Construção do conhecimento a distância.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

Pós-graduação em Coordenação Pedagógica para o Ensino Superior

Início imediato

100% online

Autorizado pelo MEC

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Livro Digital em PDF

Videoaulas

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 1198,80

por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 479,04

Boleto à vista

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

Consulte o cadastro da Faculdade Focus no Sistema e-MEC