Pós-Graduação
Pós-Graduação em Gestão Escolar
Educação
Carga Horária
380 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre a Pós-graduação em Gestão Escolar
A sociedade democrática é formada por líderes de críticas que, durante seus anos de estudo, desenvolvem capacidades e habilidades para argumentar, discernir, criticar, e ter a consciência de seus limites e de suas obrigações. Para a formação destes líderes, há a necessidade de gestores escolares competentes e em contínua atualização com os temas de relevância. Nessa direção, o Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar atende a formação continuada destes profissionais, com conhecimentos e metodologias relativos às diferentes ações e procedimentos que envolvem o processo pedagógico em suas especificidades quanto a currículo, planejamento, métodos de ensino, de avaliação da aprendizagem e de recuperação dos estudos – procedimentos que caracterizam a práxis pedagógica em prol da formação integral do ser humano.
O objetivo da pós-graduação em Gestão Escolar é especializar profissionais para atuar na gestão escolar tendo como base um perfil de competências que possibilite o desempenho eficiente e eficaz de suas funções, na perspectiva da gestão democrática e estratégica, contribuindo para elevar os padrões de qualidade da educação.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Legislação e Direito Educacional | 40H
Legislação Educacional e Legislação do Ensino; Direito Educacional e Educação do século XXI; Escola do século XXI; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Pedagogia; Educação Nacional e Formação do Cidadão; Educação para o Direito de todos; Conveniência didático–pedagógica e utilidade científica do Direito Educacional.
2. Administração Escolar | 40H
O Perfil do Administrador. Metodologia Científica. Particularidades do Conhecimento. As Ciências Humanas e Exatas. Aplicação à Administração. Influência Oriental. Os Exércitos Modernos. Teorias Administrativas. Teoria das Relações Humanas. Influência da Psicologia. Estilo de Liderança. Teoria Neoclássica. A Cibernética Teoria de Sistemas. Divisão do Trabalho. Brainstorm. Empreendedorismo.
3. Práticas e Métodos de Gestão Escolar | 60H
Administração dos processos educacionais das diversas modalidades de educação brasileira, políticas públicas e sistemas de ensino e da gestão escolar incorporados aos sistemas produtivos de qualidade.
4. Práticas de Coordenação Pedagógica | 40H
Identidade e Saberes. Movimento de Construção Coletiva. O Paradigma da Complexidade. Função Social da Escola. Organização do Trabalho Pedagógico. Formação Continuada do Professor. As Múltiplas Implicações da Prática do Coordenador Pedagógico. Planejamento.
5.Práticas de Orientação Educacional | 40H
Até que ponto estará o Orientador realmente consciente do seu papel, dos seus direitos e dever? Especialista – prioridade ao aconselhamento psicopedagógico. Generalista – orientação de grupo, registro de alunos, sessões de aula, aplicação de testes, organização de classes, fichas cumulativas, etc. Monitor – orientação centrada no aluno. Assessor – orientação centrada no contexto.
6. Políticas e Gestão Educacional | 40H
O Papel nas Políticas Educacionais. No Brasil: O Percurso Legal das Políticas Educacionais. Educação Infantil na LDB. Ensino Fundamental na LDBEN. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Dos Princípios e Fins da Educação Nacional. Do Direito à Educação e do Dever de Educar. Da Organização da Educação Nacional. A Avaliação do Rendimento na LDB. SAEB E PROVA BRASIL.
7. Fundamentos Teóricos e Práticas da Gestão Escolar | 40H
As competências do formador. Aprende-se deforma ativa. Aprende‐se resolvendo problemas. Aprende-se através da reflexão e do confronto de ideias e perspectivas. Aprendemos se estamos motivados. Definir os resultados de aprendizagem. Selecionar os conteúdos. Selecionar métodos de aprendizagem. Selecionar os recursos didáticos. As apresentações de slides (power point) como recurso didático. Definir a estratégia de avaliação da aprendizagem. Como desenhar uma agenda formativa.
8. Docência do Ensino Superior | 40H
Esta disciplina busca capacitar docentes para enfrentar os desafios da educação superior contemporânea, equipando-os com conhecimento e ferramentas que fomentam práticas pedagógicas inovadoras para docência no Ensino Superior.
9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H
Esta disciplina visa preparar os estudantes para a realização de pesquisas científicas sólidas, promovendo o desenvolvimento de competências em escrita e apresentação de trabalhos acadêmicos. Explora os fundamentos da construção do conhecimento científica e a lógica da pesquisa científica.
Pós-Graduação em Gestão Escolar
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MEC