Pós-Graduação

MBA em Gestão Corporativa Estratégica

Gestão

Sobre o MBA em Gestão Corporativa Estratégica

 

O MBA em Gestão Corporativa Estratégica tem por missão desenvolver uma visão global e integrada das atividades empresariais. O objetivo principal do curso é preparar nossos alunos para assumir posições de destaque na direção.

 

Nosso objetivo é oferecer uma visão das oportunidades e técnicas de gestão para melhores resultados para a empresa e os negócios, numa perspectiva empreendedora, desenvolvendo competências que possibilitem entender e avaliar as contribuições de cada área, ou seja, uma visão integradora entre gestão, marketing, recursos humanos, finanças.

 

A Gestão Corporativa Estratégica tem como foco desenvolver habilidades para atuação como gestores estratégicos dentro das empresas, profissional competente e atuante assumindo posições estratégicas na administração da empresa, além de estar apto para o processo de tomada de decisões e ter inciativa diante do Mercado competitivo e gerir ambientes de mudança.

 

Para ingressar no curso de Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Fundamentos de Administração | 40H

Conceito de administração. Evolução da teoria administrativa. A administração e o ambiente externo das organizações. Noções de empresa e seu porte. Planejamento, organização, liderança, controle e decisão. As organizações como oportunidade de carreira. O papel/importância do administrador nas organizações. Habilidades e tendências. Noções de empreendedorismo. Níveis administrativos e habilidades administrativas. Administração operacional e produtividade. Organização para estabilidade e para a mudança.

2. Estratégia empresarial: uma visão contemporânea das organizações | 60H

Fundamentos da estratégia. Propósito (visão, missão e valores/princípios) e objetivos estratégicos. Diagnóstico estratégico. Análise do mercado e tendências. Recursos, capacidades e competência. Posicionamento, valor e vantagem competitiva. Estratégia corporativa e estratégia de negócios. Planejamento estratégico. Governança corporativa. Ética, responsabilidade social e sustentabilidade. Estratégias de produtos e serviços.

3. Planejamento estratégico | 40H

Conceitos de estratégia e planejamento. Missão, Visão e Valores. Análise do ambiente competitivo. Definição de estratégias genéricas. Execução da estratégia. Criação de negócios e empreendedorismo. Governança e ética nos negócios.

4. Estratégia de Marketing | 40H

Conceitos fundamentais e as boas práticas de marketing para agregar valor de acordo com a visão do cliente. Segmentos e posicionamento de mercado. Critérios de segmentação de mercado. Estratégias de marketing segundo as preferências dos clientes na compra de bens e serviços. Aspectos do ambiente competitivo. Exemplos de como as variáveis externas afetam os negócios. Roteiro do processo de estabelecimento e implantação de estratégias de marketing. Principais modelos estratégicos, reconhecidos internacionalmente. Cuidados na implementação do processo estratégico. Ferramentas de monitoramento e controle do processo estratégico. Roteiro de plano de marketing.

5. Governança Corporativa | 40H

Conceito, objetivos e valores de governança corporativa; Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC; Os códigos de governança e os níveis diferenciados de governança corporativa no Brasil; A governança Corporativa no mundo; Fiscalização do processo de governança; Modelos de estrutura de governança; Organização: delegação, centralização, descentralização, avaliação de desempenho, ordens e instruções administrativas por objetivos, organização e normas, conflitos e cooperação, negociação; Motivação; Comunicação.

6. Gestão Financeira Estratégica | 40H

Gestão financeira e decisões. Introdução às finanças corporativas. Orçamento empresarial, elaboração e análise. Avaliação de ativos, otimização do capital e política de dividendos. Planejamento e gestão estratégica. Gestão do fluxo de caixa. Administração de riscos e retorno. Financiamentos e investimentos. Custo do capital e criação de valor.

7. Comunicação Empresarial | 60H

Introdução à comunicação empresarial com ênfase no inter-relacionamento entre as subáreas administrativa, interna, institucional e mercadológica que agregam, por sua vez, uma série de atividades, tais como gestão da reputação, comunicação de marketing, gestão de conflitos etc.

8. Economia e Mercado | 40H

Conceito de economia e os sistemas econômicos. O sistema de economia e mercado. Produção e mercado. A empresa x produção. Os custos e a remuneração dos fatores de produção. Mercado, preços e elasticidade. Concorrência, monopólio e oligopólio. Renda Nacional (enfoque macroeconômico). O emprego e distribuição de renda. Política fiscal. Comércio internacional. Mercado de câmbio. Desemprego.

9. Gestão Estratégica e Planejamento em RH | 40H

Gestão estratégica de pessoas. A evolução dos conceitos de gestão e RH. Análise do ambiente organizacional. Políticas de RH (cargos e salários, sistema de avaliação). Desafios (treinamento, desenvolvimento e educação). Análise de capacidades internas. A importância do RH para o desempenho dos indicadores da empresa/organização. Qualidade de vida no trabalho. Avaliação de resultados. Tendências e perspectivas da gestão de pessoas nas organizações.

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Conclusão mínima de 4 meses

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