Pós-Graduação
Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
Engenharia
Carga Horária
720 h
Tempo de conclusão
A partir de 12 meses
Sobre a Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
De acordo com um relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pouco mais de cinco mil trabalhadores morrem diariamente ao redor do mundo em acidentes de trabalho. Ou seja, a cada cinco minutos, 20 trabalhadores perdem as suas vidas. Logo, ter um processo de segurança e saúde do trabalho implantado nas organizações, não só se faz necessário, como é primordial para a segurança dos trabalhadores.Outro ponto fundamental para adoção de uma gestão de segurança do trabalho é o cumprimento da legislação vigente. Afinal, há uma série de normas importantes adotadas para garantir maior proteção dos trabalhadores e, consequentemente, da empresa. O curso de pós-graduação lato-sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho foi criado para munir profissionais de habilidades e ferramentas acerca da prevenção e cuidados com a segurança dos funcionários dentro de uma empresa, seja ela de qual for o segmento, dessa forma, a especialização nessa área vai fomentar e suprir a demanda do mercado por esses profissionais, e é útil para quem quer direcionar a carreira nessa área.
A Engenharia de Segurança do Trabalho promovida pela Faculdade Focus é uma especialização que tem como objetivo principal promover a segurança e a saúde dos trabalhadores em ambientes laborais. Como importante área de atuação dentro da área de engenharia, busca identificar, avaliar e controlar os riscos ocupacionais existentes em cada tipo de atividade laboral, implementando medidas de prevenção e controle para reduzir a incidência de acidentes e doenças ocupacionais.
O curso de pós-graduação lato-sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho vai preparar o profissional da área para assumir postos de trabalho, gerenciar processos e aplicar técnicas da engenharia de segurança do trabalho, com habilidades e conhecimento em Segurança e saúde e higiene ocupacional, prevenção e combate à sinistros, ergonomia e medicina do trabalho, além de temas diversos relacionados à saúde dos trabalhadores.
Para quem é este curso
O curso de pós-graduação em Engenharia da Faculdade Focus é destinado para portadores de diplomas de Engenharias e áreas correlatas, como Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e de Software e Arquitetura e Urbanismo. É oportunizado e estendido para profissionais atuantes na área, como engenheiros, encarregados, projetistas, servidores públicos, entre outros. Para profissionais das demais áreas, o curso viabiliza adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto de estudo do curso, porém, sem habilitação para o exercício profissional regulamentado.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui e para ter acesso ao credenciamento institucional junto ao CREA/PR, clique aqui.
*Para os alunos graduados em engenharia que buscam obter a titulação de especialista, o TCC - Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório.
Matriz Curricular
1. Introdução à EAD | 20h
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação à distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
2. Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho | 20h
Evolução da engenharia de Segurança do Trabalho. Aspectos econômicos, políticos e sociais que norteiam o prevencionismo. História do prevencionismo. Segurança de trabalho nas entidades públicas e privadas. SESMT. Relação capital versus segurança do trabalho. Perfil do engenheiro de segurança. código de ética. Revolução 4.0. Acidentes de trabalho. Fatores pessoais de insegurança-ato inseguro. Ambiente inseguro. Normatização.
3. Legislação e Normas Técnicas (Evolução da Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional) | 30h
Histórico. Preceitos Constitucionais de Proteção ao Trabalho. OIT – Convenções e Recomendações Internacionais do Trabalho. Estudo do Capítulo V da CLT. Normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego e Legislação Complementar. Legislação Previdenciária – Introdução ao estudo das normas e suas atualizações. Nova Legislação pertinente – Decreto e Instruções Normativas Vigentes. Atribuições do Tecnólogo. Estudo das normas regulamentadoras e legislação complementar. Responsabilidade civil do acidente de trabalho. Legislação ambiental. Educação para o autocuidado.
4. Psicologia aplicada à Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento | 30h
Noções de Psicologia. Características de personalidade. Stress no trabalho. Aspectos psicológicos do trabalho e do acidente. Técnicas de comunicação e expressão no ambiente de trabalho. Relações humanas. Dinâmica de grupo. Comissões de segurança do trabalho. Segurança integrada.
5. Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho | 30h
Organização dos serviços especializados de engenharia de segurança do trabalho. Interrelacionamento da engenharia de segurança do trabalho com as demais áreas da empresa. Aspectos éticos da engenharia de segurança do trabalho. Informática aplicada à engenharia de segurança do trabalho. Relações custo-benefício. Elaboração orçamentária de programa de engenharia de segurança do trabalho. Entidades voltadas à prevenção de acidentes: nacionais, estrangeiras e internacionais. Sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional.
6. Ergonomia e Medicina do Trabalho | 40h
Ergonomia, histórico, princípios, o ergonomista, classificação, áreas. Riscos, biomecânica ocupacional, antropometria, doenças. Normas regulamentadoras, método ergonômicos, análise, laudo e programa de ergonomia. Medicina do trabalho e a CLT, conceito, atividades, medidas preventivas, acidentes do trabalho, doenças ocupacionais, conduta médico-operacional.
7. Higiene do Trabalho | 140h
Origens históricas da higiene ocupacional; Conceitos básicos relacionados a higiene Pessoal. Profissional de higiene ocupacional; Legislação em higiene ocupacional. Avaliação da exposição aos agentes ambientais. Riscos Físicos. Riscos químicos. Riscos Biológicos. Ruído. Temperatura. Agentes Químicos. Espaços Confinados. Radiação. Pressões anormais e Ergonomia no trabalho.
8. Proteção ao Meio Ambiente | 45h
O ordenamento ambiental brasileiro; Política e Educação Ambiental. Geração e Disposição de Resíduos Sólidos; Planejamento e Gestão Ambiental; Direito Ambiental Principais legislações ambientais; Órgãos integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente; Padrões de Qualidade Ambiental (Ar, Água, Ruídos); A Política Nacional do Meio Ambiente; Política Econômica e a Preservação Ambiental Internacional.
9. Proteção Contra Incêndios e Explosões | 60h
Conceitos iniciais de prevenção de incêndio e pânicos. Conceitos, elementos, formas de propagação, pontos e temperaturas do fogo. Classes e causa de incêndio. Métodos de extinção e resistência dos materiais ao fogo. Formas de proteção contra incêndio. Prevenção de incêndio. Projetos. Instruções e Planos de atendimento a emergência. Brigadas de combate e segurança contra incêndio. Primeiros Socorros.
10. Prevenção e Controle de Risco em Máquinas, Equipamentos e Instalações | 50h
Gestão da saúde e segurança no trabalho para o uso de máquinas e equipamentos. Legislação, normas e proteção de máquinas e equipamentos. Gestão logística da movimentação de materiais, máquinas e equipamentos de pequeno, grande e médio portes. Instalações industriais. Sinalização de segurança em instalações, máquinas e equipamentos. Dispositivos de partida e acionamento. Ergonomia aplicada a máquinas e equipamento. Mecanismos de parada de emergência. Meios de acesso permanentes. Componentes pressurizados. Transportadores contínuos de materiais. Manutenção de máquinas e equipamentos. Capacitação de trabalhadores em proteção de máquinas e equipamentos. Formação de instrutores em NR 12. Procedimentos de segurança em projetos.
11. Análise e Gerenciamento de Risco | 60h
Equipamentos de proteção individual (NR 6). Sinalização (NR 26). Natureza dos riscos. Identificação dos riscos. Inspeções de segurança. Investigação e análise de acidentes e incidentes; Controle total de perdas; Retenção de riscos e seguros; elaboração de mapa de riscos. 1.Risco das atividades laborais. 2.Legislação brasileira de Segurança do Trabalho e EPI. 3.CIPA. 4.Análise de risco. 5.Medidas de controle.
12. O Ambiente e as Doenças do Trabalho | 45h
Noções gerais das doenças ocupacionais. Acompanhamento da aplicação dos programas de proteção à saúde dos trabalhadores. Atuação dos profissionais de segurança do trabalho na gestão destas patologias nos ambientes de trabalho. Capacitação no atendimento dos primeiros socorros aos empregados.
13. Segurança do Trabalho na Construção Civil | 20h
Estudo da segurança do trabalho relativo à segurança do trabalho na construção civil; Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção – NR 18 relativos a elementos base, estruturais e movimentação.
14. Segurança do Trabalho na Indústria e Logística | 20h
Riscos comuns no trabalho logístico e industrial. NR 12: Transporte e movimentação de carga. NR 12: Proteção de máquinas e equipamentos. NR 10: Segurança em instalações elétricas. Classificação dos tipos de carga. Modais de transporte versus tipos de carga. Produtos perigosos e a NR 11. Logística reversa na indústria. NR 31: Trabalho na indústria agrícola. NR 35: Trabalho em altura. NR 33: Trabalho em espaços confinados. NR 13: Trabalho em caldeiras e vasos sob pressão. Auditoria preventiva. Auditoria em acidentes. Auditorias governamentais e de certificação. Relatório de conformidades.
15. Segurança em Instalações Elétricas | 10h
Eletricidade de baixa potência: Riscos em instalações e serviços com eletricidade; Técnicas de Análise de Risco; Medidas de Controle do Risco Elétrico; Normas Técnicas Brasileiras – NBR da ABNT: NBR-5410, NBR 14039 e outras; Regulamentações do MTE; Equipamentos de proteção coletiva; Equipamentos de proteção individual; Rotinas de trabalho – Procedimentos; Documentação de instalações elétricas; Riscos adicionais; Proteção e combate a incêndios; Acidentes de origem elétrica; Primeiros socorros; Responsabilidades. Eletricidade de alta tensão: Organização do Sistema Elétrico de Potência – SEP; Organização do trabalho; Aspectos comportamentais; Condições impeditivas para serviços; Riscos típicos no SEP e sua prevenção; Técnicas de análise de Risco no SEP; Procedimentos de trabalho – análise e discussão; Técnicas de trabalho sob tensão; Equipamentos e ferramentas de trabalho (escolha, uso, conservação, verificação, ensaios); Sistemas de proteção coletiva; Equipamentos de proteção individual; Posturas e vestuários de trabalho; Segurança com veículos e transporte de pessoas, materiais e equipamentos; Sinalização e isolamento de áreas de trabalho; Liberação de instalação para serviço e para operação e uso; Treinamento em técnicas de remoção, atendimento, transporte de acidentados; Acidentes típicos – Análise, discussão, medidas de proteção; Responsabilidades.
16. TCC – Trabalho de Conclusão de Curso | 80h
O Método e o Conhecimento Científico. Aspectos gerais que caracterizam as abordagens de pesquisas quantitativas e qualitativas. Definição de instrumentos e técnicas do procedimento científico que norteiam e desenvolve a relação entre sujeito e objeto. Elaboração do plano de Assunto. Estrutura de Pesquisa. Publicação de Pesquisa. A escrita científica e suas estruturas. Apresentação das diferentes normas de padronização de texto a partir da ABNT.
Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 12 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 1917,60
por R$ 718,80
em até 12x sem juros de R$ 59,90
Investimento
de R$ 1917,60 por R$ 718,80
em até 12x sem juros de R$ 59,90
de R$ 1917,60 por R$ 718,80
em até 12x sem juros de R$ 59,90
de R$ 1917,60 por R$ 646,92
de R$ 1917,60 por R$ 718,80