Pós-Graduação

MBA em Gestão de Projetos

Gestão

Sobre o MBA em Gestão de Projetos

 

A gestão de projetos tem como propósito, fornecer os conhecimentos necessários para qualquer atividade profissional que pretenda utilizar um método ágil e estruturado de gerenciamento articulado de projetos, compartilhando conhecimentos, planejando e executando.

 

O MBA em Gestão de Projetos da Faculdade Focus, reúne disciplinas visando contribuir para a melhor compreensão e direcionamento de esforços para o planejamento e execução de projetos, além de conduzir equipes de maneira eficiente e eficaz, desenvolvendo habilidades e competências de modo a cumprir os objetivos estabelecidos no escopo do projeto, independentemente da complexidade.

 

O curso tem como missão, formar profissionais com habilidades multidisciplinares, percorrendo uma trilha de aprendizagem cuidadosamente elaborada, cujo trajeto irá apresentar conteúdos nas mais variadas áreas de gestão de equipes, liderança, estratégia e comunicação empresarial, além de conhecimentos nas áreas de gestão de compras e fornecedores, custos e riscos operacionais, ou seja, uma formação abrangente e completa.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Fundamentos da Administração | 40H

Conceito de administração. Evolução da teoria administrativa. A administração e o ambiente externo das organizações. Noções de empresa e seu porte. Planejamento, organização, liderança, controle e decisão. As organizações como oportunidade de carreira. O papel/importância do administrador nas organizações. Habilidades e tendências. Noções de empreendedorismo. Níveis administrativos e habilidades administrativas. Administração operacional e produtividade. Organização para estabilidade e para a mudança.

2. Empreendedorismo | 40H

Visão histórica do empreendedorismo. Principais conceitos do empreendedorismo. Perfil do empreendedor. Empreendedor e administrador. Perguntas-chave de um negócio. Elaboração de plano de negócios. Planejamento financeiro e legislação. Aquisição de um negócio. Avaliação de uma oportunidade. Empreendedorismo corporativo. Inovação. Tipos de franquias. Aspectos legais para abertura de empresa. Novos modelos gerenciais.

3. Estratégia Empresarial | 40H

Fundamentos da estratégia. Propósito (visão, missão e valores/princípios) e objetivos estratégicos. Diagnóstico estratégico. Análise do mercado e tendências. Recursos, capacidades e competência. Posicionamento, valor e vantagem competitiva. Estratégia corporativa e estratégia de negócios. Planejamento estratégico. Governança corporativa. Ética, responsabilidade social e sustentabilidade. Estratégias de produtos e serviços. 1.Fundamentos da estratégia 2.Diagnóstico estratégico: objetivos e propósito empresarial 3.Posicionamento e valor sustentável 4.Planejamento estratégico e governança 5.Ética, responsabilidade social corporativa e sustentabilidade 6.Estratégia aplicada a produtos e serviços.

4. Ética, Governança e Transparência | 20H

Ética e transparência no setor público: programas de compliance no cenário brasileiro. Governança pública (aspectos, teorias, governança e governabilidade). Licitações, convênios e parcerias. Estatuto jurídico da empresa pública. Transparência (prestação de contas). Combate à corrupção no Brasil e em outros países. Governança na gestão pública brasileira.

5. Comportamento Organizacional | 40H

Desafios da contemporaneidade. Novos modelos de trabalho. Importância da liderança. Importância dos valores. Competências essenciais. Medo no ambiente de trabalho. Diferencial competitivo. Competência social. Motivação e automotivação. Importância da liderança. Ferramentas de liderança. Inteligência emocional. Conexão entre percepção e tomada de decisão. Modelos de tomada de decisão. Comunicação e formas de comunicação. Trabalho em equipe. Implantação de mudanças. Causas de conflito. Negociação.

6. Comunicação Empresarial | 40H

Introdução à comunicação empresarial com ênfase no inter-relacionamento entre as subáreas administrativa, interna, institucional e mercadológica que agregam, por sua vez, uma série de atividades, tais como gestão da reputação, comunicação de marketing, gestão de conflitos etc.

7. Liderança e Formação de Equipes | 40H

Liderança na era das competências. Competências fundamentais para o exercício da liderança. Organizações exponenciais. Motivação como ferramenta da liderança. Trabalho em equipe. Equipes de alto desempenho. Fatores responsáveis pela formação, manutenção e desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Gestão e avaliação de equipes. Liderança e sucessão. 360° de influência (liderança). 1.LIDERANÇA NA ERA DAS COMPETÊNCIAS. 2.COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS AO LÍDER. 3.ORGANIZAÇÕES EXPONENCIAIS. 4.TRABALHO EM EQUIPE. 5.GESTÃO E AVALIAÇÃO DE EQUIPES. 6.EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE. 7.FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES. 8.MOTIVAÇÃO DA EQUIPE. 9.LIDERANÇA E SUCESSÃO. 10.LIDERANÇA NA PRÁTICA

8. Gestão de Compras e Fornecedores | 40H

Fundamentos de compras: a função compras e os aspectos de processo e solicitação de compras. Gestão de compras: planejamento e orçamento de compras, formas de comprar e gerenciar pedidos. Gestão de fornecedores: relacionamento com fornecedores, seleção e acompanhamento de fornecedores, alianças estratégicas. Negociação em compras: estratégias e técnicas de negociação, negociação de compras internacionais. Tecnologia em compras: tecnologia da informação em compras, sistemas de informações gerenciais e ERP em compras. 1.Fundamentos de compras 2.Gestão de compras 3.Gestão de fornecedores 4.Negociação em compras 5.Tecnologias em compras.

9. Gestão de Custos e Riscos Operacionais | 40H

Gestão de custos: abrangência e objetivos. Custos: conceitos, elementos e classificação. Sistemas de produção e de apropriação de custos. Métodos de custeio. Método dos centros de custos. Análise das relações custo/volume/lucro: custos para tomada de decisões. Formação de preços de venda. 1.Conceitos e classificações 2.Modelo decisório de custos 3.Método dos centros de custos 4.Análise de custo-volume-lucro 5.Formação do preço de venda.

10. Análise e Gerenciamento de Risco | 40H

CIPA (NR 5). Equipamentos de proteção individual (NR 6). Sinalização (NR 26). Natureza dos riscos. Identificação dos riscos. Inspeções de segurança. Investigação e análise de acidentes e incidentes; Controle total de perdas; Retenção de riscos e seguros; elaboração de mapa de riscos. 1.Risco das atividades laborais. 2.Legislação brasileira de Segurança do Trabalho e EPI. 3.CIPA. 4.Análise de risco. 5.Medidas de controle.

11. Gestão de Projetos | 40H

Definição de projeto. Etapas e ciclo de vida do projeto. Custos do projeto. Definição dos objetivos e necessidades do projeto. Gestão, controle e cronograma do projeto. Análise do mercado, de risco e escala do projeto. Estudo de viabilidade.

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TCC opcional*

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Conclusão mínima de 4 meses

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Investimento

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