Pós-Graduação

Pós-graduação em Suplementação Saúde Mental

Saúde

Sobre o curso

 

A Pós-Graduação em Suplementação Saúde Mental é um programa inovador e abrangente, desenvolvido para médicos e outros profissionais de saúde que desejam aprimorar suas habilidades no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com demandas em saúde mental. O curso oferece uma metodologia única e eficaz, baseada em evidências científicas e na integração de conhecimentos de diferentes áreas, como psiquiatria, nutrição, neurologia e psicofarmacologia.

 

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto

Coordenador Técnico/Científico: RAFAEL QUINTES DUCASBLE GOMES

 

1. Comece por aqui e otimize seus estudos

Neste módulo o aluno aprenderá como usar a plataforma de estudos, acessar as aulas e materiais de apoio, tirar dúvidas, regras do comportamento, pirataria e técnicas para otimizar seu estudo.

 

2. Introdução à suplementação em saúde mental

Aqui o aluno aprenderá sobre a natureza dos diagnósticos psiquiátricos, com suas limitações e potencialidades, bem como será apresentada à pirâmide das evidências científicas. Também terá o primeiro contato com as fórmulas magistrais e formas de apresentação de suplementos.

 

3. Método de Suplementação Sherlockiano

Neste módulo o aluno será apresentado aos métodos do curso, bem como suas ferramentas aplicáveis no dia a dia clínico. Etapas do Método: Passo 1) Questionário pré-consulta Passo 2) Diagnóstico psiquiátrico Passo 3) Investigação laboratorial e valores ideais Passo 4) Prescrição sob medida Passo 5) Reavaliação.

 

4. Depressão

Neste módulo o aluno se tornará apto para identificação e avaliar fatores biológicos da depressão – nutricionais, genéticos, metabólicos e ambientais. Empregando um modelo de medicina funcional, o aluno aprenderá os testes laboratoriais que deve solicitar para pacientes, o papel que os nutrientes essenciais desempenham na manutenção da saúde neurológica e os protocolos de tratamento biológico que podem ser incorporados à sua prática. Objetivos de aprendizado Após a conclusão deste módulo, os alunos serão capazes de: Identificar as causas genéticas, nutricionais, metabólicas e ambientais da depressão. Descrever o papel da inflamação no processo “depressogênico”, juntamente com fatores dietéticos na apresentação de sintomas de depressão. Fundamentar as associações fisiológicas entre dieta e depressão. Identificar as vias biológicas pelas quais as ramificações fisiológicas agudas e crônicas da desnutrição e do trauma influenciam a tendência suicida em populações com transtornos alimentares. Analisar o impacto da microbiota intestinal, deficiências de macro e micronutrientes e variantes genéticas do gene MTHFR na produção de folatos na depressão.

 

5. Ansiedade e TOC

Neste módulo o aluno irá aprender uma abordagem médica funcional e integrativa para os quadros de ansiedade indo além da tradicional listagem de sintomas intervenção farmacológica. Protocolos para testes de pacientes são oferecidos juntamente com intervenções nutricionais específicas para abordar a fisiologia ansiogênica, bem como outros tratamentos integrativos. Serão abordados os principais nutrientes associados aos sintomas de ansiedade – magnésio, vitamina B3 e vitamina B12 – e aos protocolos de testes de laboratório e suplementação para seu tratamento. O módulo abordará uma das áreas de pesquisa que mais cresce em psiquiatria funcional: a conexão intestino-mente. Como avaliar a disbiose intestinal e o crescimento excessivo de Clostridia, e as atuais terapias probióticas no tratamento da ansiedade. Serão examinados os diagnósticos incorretos de TOC e como a depleção de aminoácidos se ajusta a um modelo ortomolecular de ansiedade. Serão abordados os fatores que contribuem para a deficiência de folato, peptídeos opióides (derivados de trigo e laticínios), inflamação sistêmica e deficiência de vitamina D na apresentação de sintomas de ansiedade. Também será abordado como o inositol atua sinalização serotoninérgica. O módulo final fornece tratamentos de medicina funcional e integrativa para ansiedade, incluindo N-acetilcisteína (NAC), lítio nutricional, I-teanina, GABA, ashwagandha, canabidiol, juntamente com “vitamina E” (exercício) e “vitamina Y” ( ioga).

 

6. Transtornos alimentares

Será abordada a complexa patogênese dos transtornos alimentares e apresentado um modelo de medicina funcional clinicamente embasado para testes, tratamento e suporte do paciente. Este módulo examina fatores intrínsecos e exógenos que podem impactar o metabolismo, a neurotransmissão e a cognição e, juntos, unem um modelo biológico robusto e empiricamente validado da patogênese dos transtornos alimentares. Os alunos aprenderão estratégias funcionais e integrativas para lidar com desequilíbrios bioquímicos subjacentes e desregulação do apetite, etapas terapêuticas essenciais para o sucesso duradouro de qualquer programa de tratamento personalizado.

 

7. TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)

Aqui o aluno aprenderá estratégias para tratamento do TDAH, como investigação de deficiências nutricionais específicas, como como o uso suplementos como alternativa ou em conjunto com a medicação. Objetivos de aprendizado Após a conclusão deste módulo, os alunos serão capazes de: Identificar as principais causas genéticas, nutricionais, metabólicas e ambientais do TDAH. Avaliar o papel dos macronutrientes e micronutrientes no tratamento do TDAH. Descrever como solicitar e interpretar testes na avaliação dos sintomas dos pacientes.

 

8. Insônia

Objetivos de aprendizado Ao final desta apresentação, os participantes serão capazes de: Listar técnicas de higiene do sono que são úteis para corrigir a latência do sono e melhorar a qualidade do sono. Discutir os cinco estágios do sono e explicar como cada um é importante para a recuperação. Analisar como funcionam vários medicamentos para dormir e suas limitações para a correção de distúrbios do sono a longo prazo. Interpretar como dieta, cafeína, exercício, hormônios e o estresse crônico perturbam, fragmentam e causam estragos na arquitetura do sono do corpo. Suplementos com propriedades sedativas.

 

9. Dependência química

Neste módulo o aluno irá aprender abordagem abrangente da medicina funcional para o tratamento de transtornos por uso de substâncias, visando a desregulação da via de recompensa e as muitas deficiências nutricionais associadas ao vício que podem alterar função cerebral. Integrando abordagens convencionais com abordagens funcionais baseadas em evidências, como terapia nutricional, acupuntura e atenção plena, este curso fornece aos médicos um roteiro para lidar com transtornos de dependência e trazer equilíbrio aos pacientes.

 

10. Transtorno Afetivo Bipolar - TAB

Após concluir este módulo, os alunos serão capazes de: Descrever o tratamento psicofarmacológico tradicional para transtorno bipolar. Identificar um modelo de medicina funcional para o tratamento do transtorno bipolar. Explicar a relação entre função mitocondrial, transtorno bipolar e estratégias de tratamento. Analisar terapias naturais e integrativas para o tratamento do transtorno bipolar.

 

11. Esquizofrenia e psicoses

Após a conclusão deste módulo, os alunos serão capazes de: Identificar as principais causas genéticas, nutricionais, metabólicas e ambientais da esquizofrenia e da psicose. Conhecer as deficiências de micronutrientes, alérgenos alimentares, disbiose intestinal e deficiências de macronutrientes que exacerbam a psicose e a esquizofrenia. Aprender a solicitar e interpretar exames laboratoriais associados aos sintomas dos pacientes. Empregar uma abordagem de medicina funcional para obter melhores resultados para os pacientes em seu consultório.

 

12. Prevenção de Suicídio

Neste módulo o aluno irá aprender a analisar os fatores bioquímicos, nutricionais, genéticos e ambientais que levam a um suicídio. Serão apresentadas pesquisas que ilustram os benefícios da suplementação nutricional para mitigar os fatores de risco, juntamente com intervenções baseadas em evidências e uma abordagem de tratamento bioquímico individualizado.

 

13. Autolesão e agressividade

Neste módulo o aluno irá aprender a avaliar rirritabilidade, raiva, automutilação e agressão a partir de uma perspectiva de medicina funcional integrativa, considerando os principais desequilíbrios bioquímicos que podem exacerbar esses fenômenos comportamentais destrutivos e potencialmente perigosos. Serão apresentadas estratégias baseadas em evidências para exames laboratoriais e tratamentos integrativos, como suplementação nutricional, práticas de atenção plena e meditação, fitoquímicos e ioga.

 

14. Declínio cognitivo

Neste módulo o aluno irá aprender um novo paradigma para a prevenção da doença de Alzheimer, bem como do declínio cognitivo geral, baseado na fisiopatologia da doença neurodegenerativa a partir de uma estrutura de medicina funcional e biologia de sistemas, concentrando-se em anormalidades bioquímicas que contribuem para a disfunção neuronal que são modificáveis em certos estágios prodrômicos. Serão oferecidas recomendações baseadas em evidências para o uso de baixas doses de lítio e outros tratamentos de medicina funcional, fornecendo aos alunos informações práticas que podem ser incorporadas aos protocolos de tratamento existentes para maximizar os resultados terapêuticos – e cognitivos.

 

15. Fibromialgia

Ao final deste módulo o aluno terá em mãos um protocolo abrangendo cinco áreas (sono, hormônios, nutrição, infecção e atividade física) relacionadas ao corpo que, quando abordadas em combinação, fornecem um plano para promover um cuidado integral do paciente com fibromialgia.

 

16. Metodologia Cientifica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

 

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Pós-graduação em Suplementação Saúde Mental

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TCC opcional*

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Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses