Pós-Graduação (EaD)
Pós-graduação em Teoria da História e Historiografia
Educação (EaD)

Carga Horária
380 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre o Curso de Pós-graduação em Teoria da História e Historiografia
A Pós-graduação em Teoria da História e Historiografia oferece uma formação profunda e crítica sobre os fundamentos e as metodologias que orientam o estudo e a escrita da história. O curso proporciona uma abordagem interdisciplinar que integra filosofia, sociologia, antropologia e ciência social, capacitando o aluno a analisar as diferentes correntes historiográficas e as formas de interpretação do passado, com foco em como as narrativas históricas são construídas e suas implicações na compreensão do presente.
Ao longo da formação, o estudante explorará a evolução do pensamento histórico, a historiografia brasileira e as especificidades da formação socioeconômica do Brasil, além de discutir tópicos contemporâneos em ciências sociais. A especialização oferece um sólido embasamento teórico e prático, permitindo ao aluno desenvolver habilidades analíticas para produzir e interpretar textos históricos com rigor acadêmico e relevância social.
Para quem é este curso
O curso é ideal para graduados em História, Sociologia, Filosofia, Ciências Sociais e áreas afins, o curso é uma excelente oportunidade para profissionais que desejam se aprofundar na teoria da história e nas práticas historiográficas. O curso também é estendido a profissionais de outras áreas que desejam adquirir um conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
O que você vai aprender
Fundamentos da Filosofia | 40h
Filosofia: definições e características. Correntes filosóficas. Métodos e abordagens filosóficas. A filosofia e as outras áreas do conhecimento. Epistemologia e Filosofia da Ciência: teorias do conhecimento, métodos científicos e raciocínio lógico. Ética. Filosofia e ciência contemporânea. Ética e Filosofia moral. Ética aplicada. Ética e justiça social. Responsabilidade moral e ética profissional. Filosofia e sociedade. Filosofia Política. Filosofia da Arte. Filosofia da Linguagem. Filosofia da Tecnologia.
Análise do Discurso | 40h
O percurso da Análise do Discurso: da Linguística Imanente à Linguística do Discurso. A Teoria da Enunciação, o jogo entre o EU e o OUTRO. Sujeito do discurso, segundo Beneviste, Bakhtin, Foucault, Pêcheux. Ideologia – de Napoleão à Pêcheux. O interdiscurso, o intradiscurso, a memória discursiva. O dito e o não-dito, as formas do silêncio. As relações entre discursos.
Sociologia e Antropologia | 40h
Antropologia: Fundamentos teóricos e metodológicos. Princípio da alteridade. Trabalho de campo. Diversidade e cultura. Etnocentrismo. Evolucionismo. Os precursores da antropologia. Antropologia Inglesa: de Rivers à Malinowski. Racionalismo francês. Conflito e mudança estrutural: Escola de Manchester e Edmund Leach; materialismo cultural, antropologia interpretativa, marxista, histórica e do colonialismo. Pós-modernismo. Antropologia no Brasil: etnologia indígena, estudos étnico-raciais. As revoluções sociológicas dos séculos XVIII e XIX. O conhecimento científico. Os precursores da Sociologia: Comte, Durkheim e o Positivismo. Pressupostos teóricos e metodológicos. O subjetivismo na escola alemã: Simmel e Weber. A síntese marxista. Principais escolas sociológicas do século XX. Estrutural-Funcionalismo: Merton e Parsons. Interacionismo Simbólico e suas derivações. A sociologia de Norbert Elias, Pierre Bourdieu, Michel Foucault. Escola de Frankfurt. A sociologia de Jürgen Habermas e Anthony Giddens.
Teoria da História | 60h
A História e a Sociedade. Os conceitos históricos e a sua relação com a sociedade. O que é a História e o que são suas teorias. Quais os principais eventos históricos e quais seus impactos na sociedade. Quem foram os principais teóricos da história e suas principais correntes filosóficas. Qual a aplicabilidade do estudo da história no entendimento da sociedade contemporânea.
Historiografia | 40h
Estudo dos fundamentos teóricos e metodológicos da historiografia, desde suas origens até os debates contemporâneos. Abordagem de diferentes paradigmas históricos, conceitos de objetividade e verdade, bem como das múltiplas correntes e escolas historiográficas (idealismo alemão, positivismo, materialismo histórico, Escola dos Annales, micro-história, história cultural, história ambiental, entre outras). Análise crítica do desenvolvimento da historiografia no Brasil, desde o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) até os debates atuais, destacando temas como história regional, história do tempo presente, escravidão, gênero e ambiental. Reflexão sobre as influências de Michel Foucault e das teorias linguísticas no estudo do passado, e sobre os usos políticos e sociais da história em diferentes contextos (século XIX, Guerra Fria, Golpe de 1964, etc.).
Formação Sócio-Histórica do Brasil | 40h
O processo de formação social do Brasil. A herança colonial e a constituição do Estado Nacional. Emergência e crise da República Velha. Instauração e Colapso do Estado Novo. Industrialização, urbanização e o surgimento de novos atores políticos. Inserção e dependência no sistema capitalista. Modernização conservadora no pós 64. O fim do “ milagre ”. Transição democrática e neoliberalismo. O Brasil do século XXI.
Historiografia Brasileira | 40h
Historiografia brasileira: conceitos e importância para a história do Brasil. Influencias, diferentes enfoques teóricos e metodológicos e correntes historiográficas brasileiras. Historiografia do período colonial e suas diferentes interpretações, abordagens sobre a escravidão, sociedade colonial, culturas indígenas e relações de poder no período. Historiografia no Brasil império: interpretações, formação do estado e consolidação da monarquia, abordagens sobre escravidão, a economia e as questões sociais. Historiografia do Brasil republicano: interpretações, abordagens sobre o período República Velha, o Estado Novo e o período democrático no Brasil e a industrialização, os movimentos sociais e políticos, e as questões de identidade nacional.
Tópicos Contemporâneos em Ciências Sociais | 40h
Tópicos contemporâneos nas ciências sociais: mudanças e desafios do século XXI, inclui o estudo de fenômenos globais, como globalização, migração, questões de gênero e diversidade, desigualdades sociais, impactos da tecnologia na sociedade, mudanças climáticas e sustentabilidade, políticas públicas e movimentos sociais. Métodos de pesquisa em ciências sociais e a aplicação de teorias sociológicas para entender e analisar questões atuais.
Docência no Ensino Superior | 40h
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.
Pós-graduação em Teoria da História e Historiografia
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 1198,80
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Investimento
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