Pós-Graduação

Pós-Graduação em Design Instrucional

Educação

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Me. Carolina Savioli Martins

Sobre o curso

 

A Pós-graduação em Design Instrucional é uma especialização voltada para educadores, professores, profissionais de RH, treinadores e todos aqueles que desejam se aprofundar no processo de criação de materiais e experiências de aprendizagem eficazes e engajadoras. O curso oferece uma abordagem abrangente, explorando os fundamentos teóricos, as metodologias e as ferramentas do design instrucional, com foco na aplicação prática em diferentes contextos educacionais, incluindo a educação corporativa e a educação a distância.

 

O programa do curso abrange temas como: os fundamentos e a evolução do design instrucional, teorias de aprendizagem, psicologia educacional, acessibilidade e inclusão, educação híbrida, tecnologias emergentes como blockchain e metaverso, gestão ágil de projetos educacionais, liderança, comunicação empática, gestão de conflitos, avaliação e análise de dados em design instrucional, estratégias de feedback e engajamento, finanças e gestão orçamentária em educação corporativa, empreendedorismo, marketing e impacto social na educação.

 

A pós-graduação em Design Instrucional capacita os profissionais a criarem soluções inovadoras de aprendizagem, utilizando metodologias e tecnologias de ponta para engajar os alunos e promover um aprendizado significativo. O curso oferece aos participantes a oportunidade de desenvolver projetos práticos, realizar análises de casos e aplicar os conhecimentos adquiridos em seus contextos de atuação. Com um corpo docente experiente e atuante na área de educação, a especialização em Design Instrucional proporciona uma formação completa e transformadora para aqueles que desejam se destacar no mercado educacional, criando experiências de aprendizagem eficazes, inovadoras e inclusivas.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior.

 

1. Metodologia Científica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

2. Fundamentos de Design Instrucional

Fundamentos Integrados de Design Instrucional. História e Evolução do Design Instrucional. Princípios-chave e Modelos de Aprendizagem. Tecnologias Emergentes na Educação. Análise de Tendências Atuais no Design Instrucional. O Papel do Design Instrucional no Desenvolvimento Profissional. Metodologias de Design Instrucional e Tendências Emergentes. Aprofundamento no Modelo ADDIE. Exploração de Modelos Alternativos: SAM e Dick & Carey.

3. Teorias de Aprendizagem e Psicologia Educacional

Teorias de Aprendizagem, Psicologia Educacional e Liderança. Teorias Clássicas e Contemporâneas de Aprendizagem. Andragogia: Educação de Adultos na Prática. Psicologia Educacional: Motivação e Cognição. Inteligência Emocional na Liderança Educacional. Comunicação Empática e Gestão de Conflitos.

4. Acessibilidade e Inclusão em Design Instrucional

Acessibilidade e Inclusão em Design Instrucional. Princípios do Design Universal para Aprendizagem. Estratégias de Acessibilidade Digital. Criação de Conteúdo Inclusivo. Adaptações para Diversas Necessidades de Aprendizagem. Legislação e Políticas de Inclusão Educacional.

5. Fundamentos e Evolução do Design Instrucional

Fundamentos Integrados de Design Instrucional. História e Evolução do Design Instrucional. Princípios-chave e Modelos de Aprendizagem. Tecnologias Emergentes na Educação. Análise de Tendências Atuais no Design Instrucional. O Papel do Design Instrucional no Desenvolvimento Profissional. Metodologias de Design Instrucional e Tendências Emergentes. Aprofundamento no Modelo ADDIE. Exploração de Modelos Alternativos: SAM e Dick & Carey.

6. Educação Híbrida e Tecnologias Emergentes

Educação Híbrida: Desafios e Oportunidades. Blockchain em Educação: Potenciais e Limitações. Avaliação Comparativa de Metodologias de Ensino.

7. Teorias de Aprendizagem e Psicologia Educacional

Teorias de Aprendizagem, Psicologia Educacional e Liderança. Teorias Clássicas e Contemporâneas de Aprendizagem. Andragogia: Educação de Adultos na Prática. Psicologia Educacional: Motivação e Cognição. Inteligência Emocional na Liderança Educacional. Comunicação Empática e Gestão de Conflitos.

8. Acessibilidade e Inclusão em Design Instrucional

Acessibilidade e Inclusão em Design Instrucional. Princípios do Design Universal para Aprendizagem. Estratégias de Acessibilidade Digital. Criação de Conteúdo Inclusivo. Adaptações para Diversas Necessidades de Aprendizagem. Legislação e Políticas de Inclusão Educacional.

9. Fundamentos de Gestão Ágil em Educação

Gestão Ágil e Estratégica de Projetos Educacionais. Fundamentos de Gestão Ágil Aplicada à Educação. Ferramentas e Técnicas de Gestão de Projetos. Liderança Ágil e Facilitação de Equipes.

10. Estratégias de Gestão e Mudança em Educação

Estratégias para Gestão de Mudanças em Educação. Análise de Casos de Sucesso em Projetos Educacionais.

11. Universidades Corporativas e Catálogos de Treinamento

Universidades Corporativas e Gestão de Catálogos de Treinamento. Estruturação de Universidades Corporativas. Desenvolvimento de Catálogos de Cursos Corporativos. Estratégias de Marketing e Promoção Interna. Avaliação e Métricas de Sucesso. Casos de Estudo de Universidades Corporativas Inovadoras.

12. Estratégias Inovadoras em Design Instrucional e Tecnologia Educacional

Tendências e Estratégias Inovadoras em Design Instrucional. Mobile Learning e suas Aplicações Práticas. Microlearning e Social Learning no Ambiente Corporativo. Aplicações de Inteligência Artificial no Ensino. Explorando o Metaverso e Realidades Imersivas. Inovação e Criatividade no Design Instrucional.

13. Avaliação e Análise de Dados em Design Instrucional

Avaliação e Análise de Dados em Design Instrucional. Métodos de Avaliação em Ambientes de Aprendizagem. Learning Analytics: Coleta e Análise de Dados. Uso de Big Data para Informar Estratégias Educacionais.

14. Estratégias de Feedback e Engajamento

Estratégias de Feedback e Orientação para o Sucesso. Feedback Formativo e Avaliação Somativa. Estratégias de Engajamento e Retenção de Alunos. Dinâmicas para Aumentar a Participação dos Alunos. Utilização da Gamificação para Engajamento. Narrativa Digital e Storytelling. Técnicas Psicológicas de Motivação. Análise de Casos de Alta Retenção de Alunos.

15. Finanças e Gestão Orçamentária em Educação Corporativa

Finanças e Gestão Orçamentária em Educação Corporativa. Planejamento Financeiro e Orçamentário. Análise de Custo-Benefício em Projetos Educacionais. ROI em Programas de Treinamento. Estratégias para Otimização de Recursos. Sustentabilidade Financeira em Projetos Educacionais.

16. Empreendedorismo, Marketing e Impacto Social na Educação

Empreendedorismo, Marketing e Impacto Social. Fundamentos do Empreendedorismo em Educação. Estratégias de Marketing para Educação Corporativa. Desenvolvimento de Programas de Impacto Social na Educação. Parcerias Estratégicas e Networking. Casos de Estudo em Educação Empreendedora e Inovadora.

Pós-Graduação

Pós-Graduação em Design Instrucional

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC
Consulte o cadastro da Faculdade Focus no Sistema e-MEC