Pós-Graduação
Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada no Transtorno de Espectro Autista
Saúde

Carga Horária
700 h
Tempo de conclusão
A partir de 12 meses
Sobre a Pós-graduação
A Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada no Transtorno do Espectro Autista é projetada para profissionais das áreas de saúde e educação, bem como interessados em compreender e aplicar técnicas baseadas em evidências para intervenções comportamentais. Este curso oferece uma abordagem abrangente para o desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas que facilitam o atendimento de indivíduos com autismo.
O curso aborda fundamentos da análise do comportamento, estratégias de ensino e comunicação, avaliação funcional e ética na prática profissional. Os alunos aprendem a implementar intervenções personalizadas e técnicas eficazes para promover o desenvolvimento de habilidades sociais, acadêmicas e funcionais em diferentes contextos.
Ministrado por especialistas renomados, o programa combina teoria e prática, com videoaulas, supervisões ao vivo e materiais de estudo detalhados. A formação prepara os participantes para atuar com excelência, alinhando práticas inovadoras às necessidades de cada indivíduo com transtorno do espectro autista.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior.
1. Princípios básicos da análise do comportamento
Autismo, sinais, diagnóstico e comorbidades; práticas baseadas em evidências e ABA; bases filosóficas da ABA; conceitos da ABA.
2. Comportamento verbal
Definição de comportamento verbal; operantes verbais: mando, tato e intraverbal; operantes verbais: ecoico, textual e transcrição; comportamento autocrítico e resposta de ouvinte.
3. Medidas comportamentais
Observação científica do comportamento; tipos de registro e medidas do comportamento; logística e escolha de instrumentos de registro; procedimentos para registrar e medir o comportamento; representação gráfica de medidas comportamentais.
4. Avaliação funcional
O que é e para que serve a avaliação funcional; avaliação funcional e análise funcional; variações do modelo experimental em análise funcional; entendendo o comportamento através da avaliação funcional.
5. Avaliação de repertório comportamental
Avaliação de preferências; planejamento de intervenções individualizadas; protocolos de avaliação como VB-MAPP e Portage; elaboração de currículos individualizados.
6. Estratégias de ensino
Modelagem, ensino por tentativas discretas, ensino naturalístico, análise de tarefas e encadeamento.
7. Ensino de habilidades de linguagem
Ensino de mando, tato, intraverbal, ecoico e resposta de ouvinte; pareamento estímulo-estímulo e comunicação alternativa.
8. Comunicação alternativa
Fundamentos da comunicação alternativa e aumentativa; avaliação das necessidades comunicativas; sistema PECS e tecnologias assistivas.
9. Redução de comportamentos disruptivos
Definição e avaliação de comportamentos inadequados; estratégias de reforçamento diferencial e manejo de antecedentes.
10. Ensino de habilidades funcionais
Desenvolvimento de habilidades como alimentação, higiene pessoal, vestuário e uso do banheiro.
11. Ensino de habilidades acadêmicas
Discriminação simples, emparelhamento ao modelo, equivalência de estímulos e alfabetização no TEA.
12. Habilidades sociais
Desenvolvimento de habilidades sociais na infância e adolescência; regulação emocional e intervenções mediadas por pares.
13. Ética e assentimento
Princípios éticos na ABA; consentimento informado; responsabilidade ética do profissional e proteção dos direitos dos indivíduos.
14. Planejamento e implementação de ensino
Planejamento educacional individualizado; monitoramento de progresso; colaboração com famílias e profissionais.
15. Inter e transdisciplinaridade na perspectiva da ABA
Colaboração interdisciplinar; desenvolvimento de programas integrados e avaliação em equipes interdisciplinares.
16. ABA para além do paciente/educando
Ampliando definições de intervenção; operacionalização de atividades complexas no contexto do uso de tecnologia.
17. Metodologia científica
Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.
Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada no Transtorno de Espectro Autista
100% online
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TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 12 meses
Portaria do Curso no MEC