Pós-Graduação

Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada no Transtorno de Espectro Autista

Saúde

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Me. Fabio Coelho Da Conceicao

Sobre a Pós-graduação

A Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada no Transtorno do Espectro Autista é projetada para profissionais das áreas de saúde e educação, bem como interessados em compreender e aplicar técnicas baseadas em evidências para intervenções comportamentais. Este curso oferece uma abordagem abrangente para o desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas que facilitam o atendimento de indivíduos com autismo.

O curso aborda fundamentos da análise do comportamento, estratégias de ensino e comunicação, avaliação funcional e ética na prática profissional. Os alunos aprendem a implementar intervenções personalizadas e técnicas eficazes para promover o desenvolvimento de habilidades sociais, acadêmicas e funcionais em diferentes contextos.

Ministrado por especialistas renomados, o programa combina teoria e prática, com videoaulas, supervisões ao vivo e materiais de estudo detalhados. A formação prepara os participantes para atuar com excelência, alinhando práticas inovadoras às necessidades de cada indivíduo com transtorno do espectro autista.

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior.

1. Princípios básicos da análise do comportamento

Autismo, sinais, diagnóstico e comorbidades; práticas baseadas em evidências e ABA; bases filosóficas da ABA; conceitos da ABA.

2. Comportamento verbal

Definição de comportamento verbal; operantes verbais: mando, tato e intraverbal; operantes verbais: ecoico, textual e transcrição; comportamento autocrítico e resposta de ouvinte.

3. Medidas comportamentais

Observação científica do comportamento; tipos de registro e medidas do comportamento; logística e escolha de instrumentos de registro; procedimentos para registrar e medir o comportamento; representação gráfica de medidas comportamentais.

4. Avaliação funcional

O que é e para que serve a avaliação funcional; avaliação funcional e análise funcional; variações do modelo experimental em análise funcional; entendendo o comportamento através da avaliação funcional.

5. Avaliação de repertório comportamental

Avaliação de preferências; planejamento de intervenções individualizadas; protocolos de avaliação como VB-MAPP e Portage; elaboração de currículos individualizados.

6. Estratégias de ensino

Modelagem, ensino por tentativas discretas, ensino naturalístico, análise de tarefas e encadeamento.

7. Ensino de habilidades de linguagem

Ensino de mando, tato, intraverbal, ecoico e resposta de ouvinte; pareamento estímulo-estímulo e comunicação alternativa.

8. Comunicação alternativa

Fundamentos da comunicação alternativa e aumentativa; avaliação das necessidades comunicativas; sistema PECS e tecnologias assistivas.

9. Redução de comportamentos disruptivos

Definição e avaliação de comportamentos inadequados; estratégias de reforçamento diferencial e manejo de antecedentes.

10. Ensino de habilidades funcionais

Desenvolvimento de habilidades como alimentação, higiene pessoal, vestuário e uso do banheiro.

11. Ensino de habilidades acadêmicas

Discriminação simples, emparelhamento ao modelo, equivalência de estímulos e alfabetização no TEA.

12. Habilidades sociais

Desenvolvimento de habilidades sociais na infância e adolescência; regulação emocional e intervenções mediadas por pares.

13. Ética e assentimento

Princípios éticos na ABA; consentimento informado; responsabilidade ética do profissional e proteção dos direitos dos indivíduos.

14. Planejamento e implementação de ensino

Planejamento educacional individualizado; monitoramento de progresso; colaboração com famílias e profissionais.

15. Inter e transdisciplinaridade na perspectiva da ABA

Colaboração interdisciplinar; desenvolvimento de programas integrados e avaliação em equipes interdisciplinares.

16. ABA para além do paciente/educando

Ampliando definições de intervenção; operacionalização de atividades complexas no contexto do uso de tecnologia.

17. Metodologia científica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

Pós-Graduação

Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada no Transtorno de Espectro Autista

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TCC opcional*

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Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 12 meses

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