Pós-Graduação (EaD)

Pós-graduação em Docência para a Educação Básica

Gestão (EaD)

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Dr. Agnaldo Aparecido Geremias

Sobre o Curso de Pós-graduação em Docência para Educação Básica 

 

A educação básica é o alicerce da nossa sociedade, moldando as mentes do futuro. Professores dedicados e qualificados são essenciais para garantir um ensino de excelência, capaz de inspirar e preparar as novas gerações. A Pós-graduação em Docência para a Educação Básica da Faculdade Focus é a sua porta de entrada para este universo transformador. Domine as competências essenciais para a docência e transforme sua visão estratégica da educação, alcançando um novo patamar de excelência em sua carreira. Prepare-se para impactar vidas e construir um futuro melhor.

 

Na Faculdade Focus, acreditamos em uma abordagem prática e inovadora para o aprendizado. Conte com o suporte constante de tutores especialistas, mestres e doutores com vasta experiência de mercado, que irão guiá-lo em cada etapa da sua jornada. A flexibilidade da modalidade de Educação a Distância permite que você concilie seus estudos com sua vida profissional, sem abrir mão da qualidade e do networking com outros profissionais da área, ampliando suas conexões e oportunidades.

 

Imagine-se liderando projetos inovadores na educação básica, com a confiança e o reconhecimento que você sempre almejou. Ao concluir a Pós-graduação em Docência para a Educação Básica da Faculdade Focus, você estará preparado para assumir novas responsabilidades, abrir portas para oportunidades inéditas e alcançar um nível de realização profissional incomparável. O investimento neste curso é um investimento em você, no seu futuro e no futuro da educação. Dê o próximo passo e comece a construir a carreira dos seus sonhos.

 

Para quem é este curso

 

Este curso de Pós-graduação em Docência para a Educação Básica é perfeito para você, profissional graduado que busca aprimorar suas habilidades e conhecimentos para atuar com excelência na formação de jovens mentes. Seja você um professor em busca de atualização, um pedagogo que deseja se especializar na prática docente, um profissional de outra área que almeja migrar para a Educação ou mesmo um recém-formado que busca uma sólida base para iniciar sua carreira, esta pós-graduação oferece o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar os desafios da sala de aula contemporânea e impactar positivamente a vida dos seus alunos. Domine as metodologias de ensino mais inovadoras, aprofunde sua compreensão do desenvolvimento infantil e adolescente e prepare-se para liderar a transformação na educação básica.

 

Amplie suas oportunidades de carreira e torne-se um agente de mudança na educação com a expertise que este curso proporciona.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

O que você vai aprender

Alfabetização e Letramento | 40h

O conceito de Alfabetização. A prática alfabetizadora e os processos de apropriação da língua escrita. Métodos de alfabetização. Novas perspectivas do processo de aquisição da leitura e da escrita: a psicogênese da língua escrita. Estratégias de leitura. Letramento. A linguagem lúdica da criança em relação a sua classe social.

Avaliação da Aprendizagem | 40h

Estudo da evolução histórica da avaliação educacional. As concepções e práticas de avaliação da aprendizagem na escola. Instâncias, modalidades e funções da avaliação: critérios, instrumentos e procedimentos avaliativos. Análise dos pressupostos epistemológicos, políticos e éticos subjacentes às políticas, à legislação e as práticas da avaliação. A construção do sucesso e de situações de fracasso escolar: repercussões na formação da autoimagem dos estudantes. Utilização pedagógica do erro no processo de ensino-aprendizagem. Os desafios impostos às instituições educacionais na construção de um ressignificado para a avaliação no contexto do Projeto Político Pedagógico (PPP) institucional. Planejamento e Avaliação educacional no contexto global das políticas públicas e específico da escola. Concepções de avaliação e suas modalidades: avaliação do sistema educacional; avaliação institucional; avaliação da aprendizagem, assim como destaca o modelo de avaliação emancipatória como promotora da melhoria da qualidade do ensino na escola.

Didática | 60h

Conceitualização e características da didática. Grandes educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma de dominação. Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento educacional: tipos de planos. Projetos educacionais

Metodologias Ativas | 40h

O que são Metodologias Ativas. A Educação 4.0 e o Mundo VUCA. Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Aprendizagem baseada em projetos – ABP. Ensino Adaptativo. Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação. A Escola do Século XXI. A Sala de Aula Invertida. Design Thinking,

Educação Inclusiva | 40h

Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.

Currículos e Projetos Pedagógicos | 60h

Fundamentos teóricos de currículo. Planejamento de currículo. Programas escolares. Estudo de temas segundo critérios filosóficos, políticos, econômicos e sociais. Determinação da direção que o processo deve assumir na Escola e na Sociedade de fundamentos e perspectivas de elaboração, execução e avaliação do currículo. Análise de situações curriculares para compreensão e intervenção no processo educacional. Elaboração de planos escolares.

Psicologia da Educação | 40h

Estudo das principais teorias e abordagens da Psicologia da Educação, enfatizando a evolução histórica do campo e as concepções de desenvolvimento e aprendizagem propostas por autores como Wallon, Piaget, Vygotsky e Skinner. Análise de processos psicológicos fundamentais (inteligência, criatividade, memória) e sua implicação na aprendizagem. Reflexão sobre violência e fracasso escolar, relações com as desigualdades sociais e econômicas, bem como as concepções de inclusão no contexto escolar brasileiro. Discussão sobre a formação de professores, crítica às visões tradicionais da Psicologia Educacional e tendências contemporâneas (incluindo TDICs). Exame dos desafios e perspectivas futuras, visando articular teoria e prática na compreensão dos fenômenos educacionais.

Neurociências e as Práticas Pedagógicas: jogos, brincadeiras e didática aplicadas a neuroeducação | 60h

Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o papel na educação. O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, o desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. Brincar com papeis de faz-de-conta. A imitação no processo de aprendizagem.

Docência no Ensino Superior | 40h

A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação (EaD)

Pós-graduação em Docência para a Educação Básica

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

de R$ 1198,80

por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 287,04