Pós-Graduação

Pós-graduação em Educação Especial com Ênfase em Psicomotricidade

Educação

Sobre a Pós-graduação em Educação Especial com Ênfase em Psicomotricidade

 

A pós-graduação em Educação Especial com Ênfase em Psicomotricidade irá capacitar o profissional de educação que busca diferenciar e melhorar a sua prática pedagógica no atendimento de pessoas com necessidades especiais. O objetivo é de aprofundar os conhecimentos teórico-metodológicos e práticos que auxiliem os profissionais envolvidos no trabalho com as pessoas que necessitam de práticas específicas em busca do seu desenvolvimento integral.

 

Durante o curso, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos teórico-metodológicos e práticos, adquirindo habilidades e competências essenciais para a atuação na área de educação especial com ênfase em psicomotricidade. Serão abordados temas como o desenvolvimento motor e cognitivo, a intervenção psicomotora, a comunicação alternativa e tecnologia assistiva, além de práticas de escolarização, entre outros.

 

Além disso, os profissionais formados nessa especialização estarão aptos a desenvolver projetos pedagógicos específicos para atender às necessidades individuais dos alunos com necessidades especiais, promovendo assim o seu desenvolvimento integral. Com isso, eles poderão oferecer uma educação mais inclusiva e de qualidade, contribuindo para o pleno desenvolvimento dos alunos e para a sua inclusão social.

 

O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Letras e demais Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas a atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva | 40H

Fundamentos históricos da educação especial e inclusiva; princípios e fundamentos. Abrangência e pressupostos legais da educação inclusiva. A Educação especial e inclusiva no Brasil. O papel social da educação inclusiva. Organização do trabalho pedagógico voltado à inclusão. Dificuldades e transtornos de aprendizagem. Caracterização da pessoa com deficiência. 1.A trajetória de educação especial e inclusiva. 2.Educação especial e inclusiva no Brasil. 3.Dificuldades e transtornos/distúrbios de aprendizagem. 4.Inclusão de estudantes com deficiência. 5.Organização do trabalho pedagógico voltado à inclusão.

 

2. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial e Inclusiva| 40H

Educação Especial e Educação Inclusiva no Brasil. Formação de professores para a Educação Inclusiva. Necessidades educativas especiais. Altas habilidades e superdotação. Trabalhos pedagógicos com alunos portadores de paralisia cerebral. Hiperatividade. Autismo. O currículo inclusivo. Turmas multisseriadas e a diversidade. Reflexões sobre a Pedagogia da Qualidade Total. Políticas de ação afirmativa. Inclusão social.

 

3. Desenvolvimento Neuropsicomotor e da Aprendizagem | 40H

Desenvolvimento motor. Habilidades motoras rudimentares. Equilibração e manipulação. Crescimento e desenvolvimento motor de crianças e adolescentes. Aprendizagem motora. Transferência de Aprendizagem.

 

4. Psicomotricidade | 60H

Fundamentação teórica sobre a história da psicomotricidade. Elementos de base da psicomotricidade, desenvolvimento e avaliação psicomotora. Teoria e prática da Educação. Reeducação, Clínica e Terapia psicomotoras. Influência da neurologia e da psicanálise na psicomotricidade e suas atuações grupais e individuais. Abordagens pluridimensionais da psicomotricidade na gerontomotricidade e na educação Especial. A afetividade na prática psicomotora.

 

5. Psicomotricidade no Contexto Escolar | 40H

O trabalho psicomotor e suas áreas de atuação. Coordenações motoras. Psicomotricidade funcional: conceitos estruturais, globais e perceptivos. Psicomotricidade relacional. A psicomotricidade como prática educativa. Principais consequências da falta do estímulo psicomotor. Práticas psicomotoras: jogos e atividades.

 

6. Deficiência intelectual, física e psicomotora | 40H

Deficiência Intelectual: Abordagens Psicanalítica e a Epistemologia; Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão; Prática pedagógica em Deficiência Intelectual; Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física; A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem; A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino; Distúrbios e Alterações Psicomotoras; Mediação na aprendizagem.

 

7. Comunicação Alternativa | 40H

A acessibilidade e acessibilidade virtual. Acessibilidade comunicacional na era da informação. O objetivo e a importância da comunicação alternativa. Símbolos gráficos PCS, Bliss e PIC. Recursos e serviços de acessibilidade e comunicação alternativa. Sala de recursos multifuncional, materiais e estratégias. O ensino em ambientes informatizados A educação distância como possibilidade para alunos com necessidades especiais. A informática como instrumento de comunicação alternativa.

 

8. Tecnologia Assistiva | 40H

A acessibilidade. O objetivo da tecnologia assistiva. A tecnologia assistiva em prol da inclusão social e educativa. Divisão das categorias assistivas. A CIF e o desenho universal. Softwares de acessibilidade, funções e usos. Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade.

 

9. Prática Pedagógica na Escolarização do Aluno com Deficiência Intelectual | 40H

Escolarização do aluno com deficiência intelectual no paradigma da inclusão; desenvolvimento das funções psicológicas superiores; construção coletiva da proposta pedagógica; diversidade no currículo escolar; adaptação curricular; interação do professor com os alunos; importância da afetividade e do vínculo na motivação do aluno com deficiência intelectual; desenvolvimento da autonomia; importância da socialização na aprendizagem; avaliação da aprendizagem; relação entre família e escola.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

Pós-graduação em Educação Especial com Ênfase em Psicomotricidade

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

de R$ 1198,80

por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 322,92

Boleto à vista

de R$ 1198,80 por R$ 358,80