Pós-Graduação
Pós-Graduação em Gestão Empresarial
Gestão
Carga Horária
360 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre a Pós-Graduação em Gestão Empresarial
Se você está administrando empresas ou pretende empreender, tomando decisões sobre os recursos e pessoas, e sente que precisa se especializar, essa pós-graduação é para você!
Esse curso é dirigido para os profissionais que estão nas organizações e que realizam trabalhos caraterizados pela tomada de decisões, além daqueles que realizam funções similares e complementares na alta direção.
Neste curso o CENES – Centro de Estudos de Especialização e Extensão, te oferece disciplinas com temas que te auxiliarão na formação, e no comando dos negócios. Não importa sua área de formação, os conteúdos te auxiliarão na gestão dos negócios.
Para ingressar na Pós-graduação em Gestão Empresarial, você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Gestão da Produção
Conceitos de sistemas de administração da produção, compreendendo a sua importância estratégica. Quais os sistemas produtivos e sua correta utilização na Gestão da Produção de uma empresa. Diferenças entre as atividades de planejamento e controle da produção, a sua importância estratégica nas organizações. Sobre a lógica do PCP, além de sua operacionalidade nas organizações e suas principais características nas empresas. Apresenta os conceitos envolvidos na previsão de estoques. Conceitos de armazenagem de materiais e sua aplicabilidade na gestão de estoque.
2. Finanças Corporativas
O papel da Administração Financeira na gestão das instituições: definições, suas funções, estrutura do mercado financeiro e instituições financeiras. Introdução às demonstrações financeiras (obrigatórias e projetadas) e sua importância na gestão de empresas. Quais são as fontes de financiamento existentes, bem como os efeitos do financiamento. O planejamento financeiro: os investimentos fixos, capital de giro e investimentos pré-operacionais. Técnicas para entender a variação do valor do dinheiro, são chamadas de valor futuro e valor presente. Globalização tecnológica; financeira; produtiva; comercial; Fundamentos do comércio internacional; Taxa de câmbio; políticas externas.
3. Princípios de liderança e gestão de pessoas
Teorias iniciais e teorias contemporâneas sobre liderança. Abordagens sobre Coaching, mentoring e counseling. Conceitos de liderança e características do líder. Estilos de liderança e as perspectivas dos comportamentos da liderança: contingenciais e transformacionais e liderança implícita. Compreensão da gestão de pessoas constitui uma base estratégica para a empresa e a função estratégica da gestão de pessoas para a consecução dos objetivos da organização, para que as empresas modernas se mantenham competitivas, proporcionando uma visão sistêmica desse funcionamento. A conexão dos comportamentos, do desempenho dos colaboradores no dia a dia e a compreensão da importância do feedback e sua relevância na gestão de pessoas. Competências, habilidades e atitudes organizacionais. A lacuna entre as necessidades (competências, habilidades e atitudes) individuais com as necessidades organizacionais. Retenção e o compartilhamento do conhecimento como ação estratégica.
4. Gestão de Marketing
A definição de marketing: o marketing holístico, composto mercadológico, produtos, serviços e experiências. Marketing e suas mudanças no tempo: a aplicação e as ferramentas de marketing, o mix de Marketing (4Ps) e a pesquisa de mercado. Segmentação de Mercado e demográfica, a pesquisa geográfica e psicográfica e o consumidor comportamental. A conceituação e o ferramental para o posicionamento de produtos e marcas e a aplicação desses conhecimentos em práticas profissionais. Propaganda, Publicidade, Merchandising, a venda pessoal e as relações públicas. Apresentação da estrutura do plano de marketing que passa por fases como: introdução; análise macroambiental; análise microambiental; análise interna; análise SWOT; objetivos e metas de marketing; estratégias do composto mercadológico; planos de ação; orçamento e cronograma e avaliação e controle (ou projeção de vendas e lucros).
5. Contabilidade Empresarial e Gerencial
Análise da importância da Contabilidade para a tomada de decisões do gestor e de quem utiliza essas informações. Apresentação das principais demonstrações contábeis e financeiras e suas funcionalidades, tais como: Balanço patrimonial, Demonstração de Resultados do Exercício (DRE), demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) e demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido (DMPL). Apresentação das informações constantes nos relatórios contábeis. Compreensão dos princípios fundamentais da Contabilidade, aprendendo, através de testes, o funcionamento desses princípios. Elaboração do Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício e do Valor Adicionado. Análise das demonstrações financeiras e dos índices financeiros.
6. Gestão de Projetos
O conceito de gerenciamento de projetos: as características comuns, o ciclo de vida de um projeto e os principais fatores de atenção para fracasso e sucesso de um projeto. O ciclo de vida de um projeto e como realizar a gestão da integração. Apresentação de modo prático e teórico, como ocorre a avalição e as diversas variáveis que interferem para que se obtenha êxito. As ferramentas utilizadas para a gestão de projetos: PMBOK, WBS, Rede Pert/Com, Mind Map. Fatores que influenciam o desenvolvimento de projetos (recursos, informações, pessoas, organização, processo, política, estratégia e gestão), e estratégias para diminuir os impactos. Os fatores que podem levar ao sucesso ou ao fracasso na gestão de projetos. A influência no dia a dia das organizações e como decidir frente a cada um deles.
7. Cultura e Clima Organizacional
Tipos de organização e tipos de cultura, perspectivas crítica e interpretativa da cultura organizacional. Compreensão acerca da origem e entender como é a influência da cultura brasileira nas organizações. Os elementos vinculados à cultura da organização na qual se trabalha, em seus diversos níveis e a influência do ambiente e da cultura organizacional sobre o comportamento dos colaboradores. A Inteligência Cultural: a cultura, a cultura organizacional, a diversidade cultural nas organizações e como desenvolver a Inteligência Cultural. Análise e compreensão do clima organizacional, das competências e identificar os motivos que levam o indivíduo a cooperar dentro da organização. Apresentação da Cultura e clima organizacional e tipos de organizações, Tipos de lideranças e o papel do gestor; auxilia na compreensão do papel do RH e dos colaboradores nas organizações e analisa do estresse e ergonomia no trabalho e Metodologias para realizar diagnósticos em QVT.
8. Logística
Compreensão da importância da logística e seus princípios. Apresentação dos componentes logísticos. As características de uma cadeia de suprimentos, o papel dos transportes dentro da cadeia de suprimentos e a importância da gestão de transportes para a melhor performance da gestão de suprimentos. A importância dos custos de transportes dentro da operação logística e como identificar os custos relacionados aos modais de transporte. O conceito de Supply Chain, constituído por vários integrantes que atuam em diferentes etapas durante o processo, como fabricantes, fornecedores, armazéns, distribuidoras, varejistas e, por fim, os consumidores. As principais orientações estratégicas precisam ser transformadas em planos mais concretos, que orientarão a ação das partes envolvidas no processo.
9. Empreendedorismo
Identificar o potencial de uma ideia, transformando-a em oportunidade. Diferenciar o empreendedorismo de oportunidade do empreendedorismo de necessidade. Identificação de novos negócios, viabilidade de novas oportunidades e elaboração de modelos de negócios e a distinção de modelos de negócios físico e virtual. O Plano de Negócios uma ferramenta gerencial que auxilia o empreendedor a tomar as melhores decisões para a empresa e para a manutenção e o crescimento do negócio. Definição do comportamento empreendedor, as competências de um empreendedor, os tipos de estilos de negociação e os meios de inovação em mercados altamente competitivos. Características do intraempreendedor, aspectos que potencializam ou limitam sua função; Gestão empreendedora da inovação. Organizações empreendedoras e inovadoras: a gestão da inovação nas organizações, o empreendedorismo, a gestão do conhecimento, o capital humano ou capital intelectual e os tipos, intensidade e abrangência da inovação.
Pós-Graduação em Gestão Empresarial
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TCC opcional*
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Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
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