Pós-Graduação
Pós-Graduação em Cirurgia Ambulatorial
Saúde
Carga Horária
360 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre o curso
A Pós-graduação em Cirurgia Ambulatorial Veterinária é direcionada para médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária que buscam aprimorar suas habilidades e conhecimentos em procedimentos cirúrgicos realizados em ambiente ambulatorial. O programa visa proporcionar aos participantes a segurança necessária para a realização de cirurgias ambulatoriais em diferentes áreas, desde o desenvolvimento pessoal e introdução a técnicas cirúrgicas até o manejo de casos complexos. No módulo "Introdução ao Desenvolvimento Pessoal / Introdução a Técnicas Cirúrgicas", os alunos receberão informações gerais sobre o curso, como utilizar a plataforma de aulas, além de auxílio no desenvolvimento pessoal e dicas para melhorar o networking. O módulo também aborda os princípios básicos das técnicas cirúrgicas, como assepsia, antissepsia e esterilização, a importância da avaliação pré-operatória, a necessidade de medicações pré e pós-cirúrgicas, as fases da cirurgia, os materiais cirúrgicos e a nomenclatura dos procedimentos. O módulo "Fio e Suturas na Medicina Veterinária" apresenta os tipos de fios utilizados, suas características, classificações, indicações e contraindicações. Os alunos aprenderão as técnicas de sutura mais utilizadas na rotina médica veterinária, com demonstrações práticas e dicas para a manipulação de instrumental cirúrgico, inclusive para canhotos. "Sondas Cirúrgicas" é o tema do terceiro módulo, que ensina a utilização de sondas para fornecimento de alimentação, oxigênio e eliminação de urina. Os alunos aprenderão sobre a importância de cada tipo de sonda, como escolher a sonda correta para cada situação, e o passo a passo de cada técnica de sondagem.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico:Leonardo Moraes Armesto
1. Introdução ao desenvolvimento pessoal / Introdução a técnicas cirúrgicas
Definição de tudo que será abordado no curso de pós-graduação; Orientações de como usar a plataforma de aulas; Auxílio no desenvolvimento pessoal; Estratégias para melhorar networking; Entendimento sobre o erro. Ensino sobre os princípios de técnicas cirúrgicas que serão usados durante todo o curso; Definição dos princípios de Halsted; Diferenças entre assepsia, antissepsia e esterilização, além de como realizar cada um dos procedimentos; Importância e como realizar a avaliação pré-operatória de cada paciente de forma individualizada; Necessidade de medicações pré e pós-cirúrgicas; Ensino sobre as fases fundamentais da cirurgia e quais materiais serão necessários em cada etapa; Nomenclatura dos procedimentos cirúrgicos; Ensino teórico e prático de como realizar a escolha do tamanho de luva estéril e como calçar e retirar a luva.
2. Fio e suturas na medicina veterinária
Ensino sobre os fios usados em medicina veterinária abordado suas características, classificações, indicações e contraindicações de uso de cada um dos fios mais usados na rotina médica veterinária; Ensino das técnicas de suturas mais usadas no dia a dia do médico veterinário mostrando as classificações das suturas, suas indicações, contraindicações e como realizá-las de maneira prática; Dicas para manipulação de instrumental cirúrgicos e realização de suturas sendo canhoto.
3. Sondas cirúrgicas
Definição de sondas para fornecimento de alimentação, sondas para o fornecimento de oxigênio e sondas para eliminação de urina; Importância de cada uma das sondas; Definição de quais sondas todo médico veterinário precisa saber realizar e quais precisa ter conhecimento para indicar no momento correto; Passo a passo teórico-prático de cada uma das técnicas de sondagem.
4. Manejo de feridas
Ensino sobre anatomia da pele, ensino sobre o que é ferida, quais são os tipos, classificações, como manejar de maneira eficiente e segura cada tipo de ferida afim de auxiliar o processo cicatricial; Ensino sobre o processo cicatricial abordando suas fases e correlacionando com os produtos tópicos disponíveis no mercado para que assim possa ser realizada a melhor escolha para cada caso; Indicações e contraindicação dos principais produtos tópicos disponíveis no mercado além de mostrar como cada um age na lesão; Ensino de como realizar curativos e bandagens independente se a região é complexa para a permanência do mesmo.
5. Urgência e emergência cirúrgica/ ABC do Trauma
Diferença entre urgência e emergência cirúrgica, abordando as principais causas de atendimento emergencial e urgente no plantão; Manejo das emergências e urgências do trato reprodutor da fêmea; Definição do protocolo ABC do trauma mostrando as alterações que são encontradas no paciente politraumatizado; Estabilização do paciente com trauma abdominal e torácico; Realização prática de procedimentos emergenciais para estabilização.
6. Oftalmologia no ambulatório cirúrgico
Abordagem das alterações cirúrgicas oftálmicas que podem ser resolvidas ambulatorialmente pelo clínico de pequenos animais; Definição dessas alterações e o passo a passo de como avaliar e tratar de forma ambulatorial somente realizando o encaminhamento para o especialista quando for realmente necessário.
7. Conduto auditivo
Definição de otite e de quais técnicas cirúrgicas podem auxiliar no seu tratamento para que procedimentos mais agressivos não sejam necessários; Complicações de cada uma das técnicas apresentadas; Definição de manejo clínico e cirúrgico do otohematoma.
8. Trato gastrointestinal
Ensino da anatomia do TGI de cães e gatos; Definição das principais alterações clínicas cirúrgicas que acometem esse sistema com as indicações de como realizar o atendimento clínico e estabilização no plantão, além da apresentação dos requisitos de quando e como encaminhar para a cirurgia; como realizar o manejo pós-operatório em internação; Avaliação de realização de procedimentos que devem ser realizados ambulatorialmente.
9. Obstrução urinária em felinos
Avaliação clínica e cirúrgica do felino obstruído; Definição de obstrução urinária, suas causas e como realizar o procedimento de desobstrução; Procedimentos para estabilização do paciente obstruído e realização da cistocentese de alívio; Manejo pós desobstrução do paciente; principais complicações do procedimento de desobstrução; quais as indicações para realização da uretrostomia e como realizar.
10. Sedação para realização de cirurgias ambulatoriais
Auxílio na realização de sedação para a realização de procedimentos ambulatoriais cirúrgicos; Definição das classes farmacológicas dos principais fármacos anestésicos para que assim possa ser realizada a melhor escolha com base no estado geral do paciente e o mecanismo de ação dos anestésicos.
11. Discussão de casos
Realização de reuniões agendadas com os alunos para que ocorra a discussão de casos postados no grupo de apoio e assim cada aluno aprenda com o caso do outro.
12. Novas indicações de castração e mastectomia
Promover atualização sobre os novos consensos de castração e neoplasias mamárias.
13. Metodologia Científica
Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.
Pós-Graduação em Cirurgia Ambulatorial
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MEC