Pós-Graduação

Pós-Graduação em Enfermagem em Políticas Públicas para Saúde

Saúde

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Igor De Andrade Ximenes

Sobre o curso

 

A especialização em Enfermagem em Políticas Públicas para Saúde visa fornecer uma base sólida de conhecimento teórico e prático para profissionais de enfermagem que desejam atuar na promoção, planejamento, gestão e implementação de políticas de saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. O curso aborda desde os fundamentos e políticas de saúde até a prática e o atendimento em saúde, capacitando os enfermeiros para os desafios éticos e de qualidade na área. O Módulo I, "Fundamentos e Políticas de Saúde", aborda a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil, discutindo conceitos de política, políticas públicas, políticas públicas de saúde, princípios de gestão na esfera pública, controle social, participação popular e a organização e estruturação do sistema de saúde. A disciplina "Legislação do SUS e Políticas Públicas de Saúde" analisa os conceitos, modelos de gestão e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na legislação estruturante do SUS, regulamentação, instrumentos de gestão e a análise crítica entre os modelos de atenção à saúde. Já a disciplina "Ética e Bioética" explora as dimensões morais, éticas e bioéticas do cuidado em Saúde, com foco no processo de tomada de decisão frente aos dilemas éticos da prática de enfermagem, a legislação referente ao exercício profissional e o código de ética. O módulo também aborda "Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica", explorando os fundamentos da epidemiologia e sua aplicação na análise da situação de saúde, na vigilância epidemiológica, nos estudos de causalidade e na avaliação dos serviços de saúde, com foco na discussão das medidas de mensuração da Saúde Coletiva.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto

Coordenador Técnico/Científico: Igor de Andrade Ximenes

 

1. Fundamentos e Políticas de Saúde

Concepções, organização, funcionamento e financiamento do SUS. Regulamentação e instrumentos de gestão do SUS. Gestão dos serviços de saúde nos diversos níveis de atenção. Saúde Suplementar. Aborda a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil. Discute conceitos de política, políticas públicas e políticas públicas de saúde. Princípios de gestão na esfera pública. Controle social e participação popular. Organização e estruturação do sistema de saúde. Programas, políticas e estratégias de saúde para problemas, agravos e populações específicas. Processo de trabalho em saúde. Formação de trabalhadores em saúde. Estuda os conceitos, modelos de gestão do Sistema Único de Saúde, sua organização e funcionamento. Análise crítica entre os modelos de atenção à saúde predominantes com a evolução das políticas de saúde no Brasil. Estudo das dimensões morais, éticas e bioéticas do cuidado em Saúde. Enfoca o processo de tomada de decisão frente aos dilemas éticos das Práxis de Enfermagem abordando a Legislação referente ao Exercício profissional e o código de ética dos profissionais da enfermagem. Abordagem ampla sobre os fundamentos da epidemiologia e sua aplicação na análise da situação de saúde, na vigilância epidemiológica, nos estudos de causalidade e na avaliação dos serviços, discutindo as medidas mais frequentemente utilizadas na mensuração da Saúde Coletiva.

 

2. Gestão e Administração em Enfermagem

Teorias da Administração Geral; O Processo Administrativo e a Enfermagem; Filosofia do Serviço de Enfermagem; Estrutura Organizacional; tipos de estrutura e posição da enfermagem em diferentes órgãos; Tomada de Decisão em Enfermagem; Sistema de Informação; Liderança e Comunicação; Trabalho em Equipe; Planejamento da Assistência de Enfermagem. Concepções, organização, funcionamento e financiamento do SUS. Regulamentação e instrumentos de gestão do SUS. Gestão dos serviços de saúde nos diversos níveis de atenção. Saúde Suplementar. Reconhecer as especificidades, fluxos, redes e ações dos serviços de saúde nos diferentes níveis de atenção que compõem os distritos sanitários/SUS. Discutir os avanços e desafios para a consolidação das Redes de Atenção à Saúde no SUS, trazendo reflexões sobre conceitos e estratégias para sua implementação, com ênfase nas redes temáticas: Rede Cegonha, Rede de Urgência e Emergência, Rede de Atenção Psicossocial, Rede de Cuidado da Pessoa com Deficiência, e Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas.

 

3. Segurança e Qualidade em Saúde

Conceitos básicos em biossegurança e biosseguridade. Riscos hospitalares, ambulatorial e ambiental. Risco biológico e medidas de precauções básicas para a segurança individual e coletiva no serviço de assistência à saúde. Controle de infecção hospitalar e tipos de medidas de precaução de isolamento em ambiente hospitalar. Comissão e Serviço de Controle de Infecção nos serviços de Saúde. Normas regulamentadoras que direcionam a segurança dos trabalhadores da saúde incluindo aspectos gerais da NR 32. Higiene e Segurança do Trabalho em Saúde. Processamentos de artigos médico-hospitalares. Gerenciamento dos resíduos de saúde. Segurança do Paciente: panorama atual, qualidade em saúde e segurança do paciente; aspectos históricos; repercussões e implicações no mundo, na América Latina e Brasil; Acreditação e segurança do paciente: diferentes aspectos, ênfase no controle de IRAS, investigação de eventos adversos em serviços em serviços de saúde, erro e eventos adversos; Repercussões para as instituições e paciente, gestão do risco em serviços de saúde, eventos adversos relacionados às infecções em serviços de saúde, prevenção e controle de infecção para a segurança do paciente, medidas de Prevenção de Infecção do Trato Respiratório-Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV)/Medidas de Prevenção de Infecção Cirúrgica (Sítio Cirúrgico), prevenção e controle de infecção para a segurança do paciente, medidas de Prevenção de Infecção do Trato Urinário, medidas de Prevenção de Infecção da Corrente sanguínea, protocolos de segurança do paciente, mecanismos de identificação de pacientes em serviços de saúde, comunicação nos serviços de saúde, mecanismos para prevenção de quedas dos pacientes; prevenção de lesão por pressão, resistência microbiana; erros de medicação, cirurgias seguras em serviços de saúde; Higienização das mãos em serviços de saúde, setores de apoio em serviços de saúde e a segurança do paciente, o empoderamento do paciente: o paciente pela segurança do paciente, programa de Controle de Infecções Relacionadas à Saúde-IRAS (PCIRAS) e o Plano de Segurança do Paciente (PSP). Biossegurança: saúde ocupacional e a adoção de medidas individuais e coletivas. Precauções e isolamento e o risco biológico, legislações aplicadas a segurança do paciente e controle de infecção hospitalar, RDC’s. Características Definidoras para a elaboração do Diagnóstico de Enfermagem; - Precauções Padrão na assistência de enfermagem; - Semiologia e semiotécnica de Enfermagem do indivíduo sadio; - Registro e documentação de Enfermagem. Aborda os aspectos teóricos e metodológicos do processo de enfermagem no contexto da SAE. Contempla conteúdos de Teorias de Enfermagem com ênfase na teoria das NHB, semiologia e semitécnica para a operacionalização das etapas legalmente estabelecidas para a sistematização da assistência de enfermagem em instituições de saúde brasileiras.

 

4. Prática e Atendimento em Saúde

Conceitos de saúde, processo saúde-doença. Modelos de atenção à saúde no contexto nacional e internacional. Evolução das políticas públicas de saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde: princípios organizativos e doutrinários; leis que regem sua organização e financiamento. Redes de atenção em saúde. Atenção Primária à Saúde. Estratégia de Saúde da Família. Políticas de saúde para grupos específicos (saúde da mulher, recém-nascido, criança, adolescente, adulto, idoso, vigilância em saúde, saúde mental). Política nacional de medicamentos, política nacional de assistência farmacêutica. Apresentação dos programas do Ministério da Saúde (MS), com enfoque na Estratégia Saúde da Família (ESF), utilizando os indicadores de saúde para acompanhamento e avaliação da gestão em saúde. Assistência ao indivíduo nos aspectos biopsicossocial e ambiental nas situações de emergência, preparando-o para oportunidades que necessitam a intervenção na Enfermagem em situações críticas.

 

5. Metodologia Científica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normalização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão. Processo de Orientação: Caso o aluno opte por realizar o TCC, nossa equipe de coordenação acadêmica irá designar um orientador que melhor corresponda aos seus interesses e área de pesquisa. O orientador será responsável por auxiliá-lo na definição do tema, estruturação do trabalho, revisão bibliográfica, coleta e análise de dados, bem como na elaboração do documento final.

Pós-Graduação

Pós-Graduação em Enfermagem em Políticas Públicas para Saúde

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 6 meses

Portaria do Curso no MEC