Pós-Graduação
Pós-Graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência
Saúde
Carga Horária
370 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre o curso
A especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência é direcionada a egressos do curso de Enfermagem e enfermeiros devidamente registrados no Conselho Regional de Enfermagem, que buscam aprimorar seus conhecimentos e habilidades para atuar com eficiência em serviços de urgência e emergência. O programa visa desenvolver a competência teórico-científica, o julgamento clínico e a capacidade de tomar intervenções imediatas e precisas na assistência de enfermagem em situações de urgência e emergência. O curso aborda temas essenciais que orientam a prática em urgência e emergência, com foco na integração de ações técnico-científicas, instrumentais e gerenciais. O Módulo I, "Gerenciamento e Sistematização em Serviço de Enfermagem", capacita o enfermeiro para a liderança e gestão no processo de planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem. Aborda políticas de unidades de emergência (UE), o gerenciamento da assistência em UTI e o planejamento em UE, com o objetivo de preparar o profissional para conhecer as políticas públicas de qualidade em enfermagem, planejar e organizar o serviço de urgência e emergência, além de avaliar a atenção às urgências e emergências em média e alta complexidade. O Módulo II, "Atendimento em Urgências e Emergências Clínicas e Cardiológicas", abrange o acolhimento e a classificação de risco, as urgências e emergências neurológicas, respiratórias, gastrointestinais, metabólicas, endócrinas, neurológicas, geniturinárias e oncológicas, além dos distúrbios hidroeletrolíticos.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Igor de Andrade Ximenes
1. Gerenciamento e Sistematização em Serviço de Enfermagem
Processo Gerencial dos Serviços de Enfermagem. O Enfermeiro como Líder e Gestor no Processo de Planejamento, Implementação e Avaliação da Assistência de Enfermagem, conhecimento das políticas de UE e do gerenciamento da assistência de enfermagem em UTI; Planejamento em UE, com o objetivo conhecer as políticas públicas de QUE, planejar e organizar o serviço de urgência e emergência e avaliar a atenção às urgências e emergências em média e alta complexidade.
2. Atendimento em Urgências e Emergências Clínicas e Cardiológicas
Acolhimento e classificação de risco; Urgências e emergências neurológicas; Urgências e emergências respiratórias; Urgências e emergências gastrointestinais; Urgências e emergências metabólicas e endócrinas; Urgências e emergências Neurológicas e geniturinárias; Urgências e emergências em oncologia. 9.Distúrbios Hidroeletrolíticos. Anatomia e fisiologia do coração. Sistema de condução elétrica do coração e ritmo sinusal. Dor Torácica. Manejo do paciente com Infarto Agudo do Miocárdio (I.A.M). Eletrocardiograma. Taquiarritmias e bradiarritmias. Emergências hipertensivas. Choque circulatório e Hemorragias. Assistência de enfermagem a pacientes com afecções cardiovasculares. Farmacologia nas emergências cardiológicas (IAM, Arritmias, crises hipertensivas, etc).
3. Atendimento em Urgências e Emergências Traumáticas e Obstétricas
Abordagem realística acerca da prevenção ao trauma, cuidado a pacientes em situação de urgência e emergência com trauma músculo-esquelético, trauma térmico e das técnicas especiais de imobilização e transporte de pacientes críticos, cuidado a pacientes em situação de urgência e emergência com Traumatismo cranioencefálico, raquimedular, torácico e abdominal. Avaliação e atendimento inicial, biomecânica e cinemática do trauma, atendimento a múltiplas vítimas e prevenção ao trauma, cuidado a pacientes em situação de urgência e emergência com trauma músculo-esquelético, trauma térmico e das técnicas especiais de imobilização e transporte de pacientes críticos, cuidado a pacientes em situação de urgência e emergência com Traumatismo cranioencefálico, raquimedular, torácico e abdominal. Abordagem das condições de emergência relativas às principais patologias ginecológicas obstétricas no contexto de atendimento pré-hospitalar e sala de emergências, incluindo trabalho de parto.
4. Atendimento em Emergências Pediátricas, Psiquiátricas e Pré/intra-hospitalar
Reforma psiquiátrica no Brasil. Rede de Atenção Psicossocial. Transtornos psiquiátricos. Transtornos psiquiátricos na emergência. Farmacologia na emergência psiquiátrica. Abordagem ao paciente com risco de suicídio. Monitorização Hemodinâmica. Avaliação da dor. Administração de medicamentos. Afecções respiratórias. Afecções neurológicas. Obstrução das vias aéreas por corpo estranho. Reanimação cardiorrespiratória. Medicamentos na emergência. Assistência de enfermagem no contexto Pré-Hospitalar. Assistência de enfermagem no contexto Intra-hospitalar. Capacitar o profissional enfermeiro para agir em situações de urgência e emergência, aplicando conhecimentos técnicos científicos na assistência de enfermagem a pacientes gravemente enfermos ou em risco de morte.
5. Metodologia Científica (optativa)
Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normalização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão. Processo de Orientação: Caso o aluno opte por realizar o TCC, nossa equipe de coordenação acadêmica irá designar um orientador que melhor corresponda aos seus interesses e área de pesquisa. O orientador será responsável por auxiliá-lo na definição do tema, estruturação do trabalho, revisão bibliográfica, coleta e análise de dados, bem como na elaboração do documento final.
Pós-Graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MEC