Pós-Graduação

MBA em Gestão Ágil, Inovação e Liderança

Gestão

Sobre o curso

 

O MBA em Gestão Ágil, Inovação e Liderança é um programa abrangente e inovador, projetado para impulsionar a carreira de profissionais que buscam se destacar no mundo dinâmico e competitivo de hoje. Com foco em desenvolver habilidades essenciais para liderar equipes, gerenciar projetos e impulsionar a transformação digital nas organizações, o curso explora metodologias ágeis, análise de dados, design thinking e customer success. Prepare-se para dominar as ferramentas e técnicas mais relevantes do mercado, impulsionando a sua carreira para o próximo nível.

 

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto

Coordenador Técnico/Científico: Profº Dr. Roberto Marx

 

1. Metodologias Ágeis de Projetos

Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Gestão de Projetos Tradicional, Híbrida e Ágil; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Desenhando processos com foco na agilidade; Gestão Ágil e uso de métricas; Frameworks e ferramentas: Scrum, Kanban e OKRs.

 

2. Ciclo de Vida Ágil

Introdução ao Ciclo de Vida Ágil; Preparando organizações para transformação ágil; Pensando de forma ágil a estratégica; Preparando pessoas para autogestão; Agilidade e Colaboração nas Organizações; Management 3.0, Business Discovery: MVP, Lean Inception; Design e experiência do usuário: Jornada do Usuário; Design Sprint; Design Thinking; experiência do usuário; Agile UX & Lean UX; Estratégias focadas na experiência do usuário.

 

3. Análise de Dados Aplicada

Formatos e estruturas de bancos de dados; Métodos para análise descritiva de dados; Técnicas multivariadas exploratórias; Técnicas multivariadas confirmatórias; Tratamento, visualização e apresentação de dados por meio de dashboards.

 

4. Design Thinking: a ferramenta para resolver problemas complexos

Introdução a Design Thinking; Evolução das escolas de design e inovação; Métodos clássicos de resolução de problemas; A natureza dos problemas complexos; Métodos para resolução de problemas complexos; O papel de times multidisciplinares; Empatia e coleta de dados (Observe, ask and try); Duplo diamante (Parte 1 e 2); Implementando o duplo diamante; Casos de sucesso.

 

5. Gestão de Customer Success: estratégias para reter e fidelizar clientes

Benefícios do Customer Success nas organizações; ROI e impactos financeiros do Customer Success nas marcas e organizações; O papel do(a) gestor(a) de Customer Success em mercados nacionais e internacionais; Segmentação da carteira de clientes e estratégias de suporte a clientes; Criação de uma área e cultura de Customer Success em organizações; Planejamento e diagnóstico de Customer Success em organizações; Ferramentas de apoio: personas, jornada do cliente, PDCA e indicadores; Customer marketing: engajamento e fidelização de clients.

 

6. IA e Tecnologias Emergentes para Gestão de Negócios

O papel de novas tecnologias na Transformação Digital; Tecnologias Digitais & Emergentes; Introdução às tecnologias emergentes: Big data, IoT, AI, Cloud Computing, entre outros; Impactos da conectividade na gestão de operações: sensores, visão computacional, geolocalização, entre outros; Tecnologias para eficiência e sustentabilidade: gestão energética, digitalização, descentralização e descarbonização; Tecnologias para atendimento ao cliente e vendas: chatbots, automações e softwares para gestão da informação; Casos e aplicações; Tendências de futuro.

 

7. Transformação Organizacional e Gestão de Mudanças (Business Transformation)

O que é Gestão da Mudança e sua Integração com a Gestão de Projetos Ágeis; Impactos da cultura (organizacional e regional); Curva da mudança: Gestão das Emoções e Resistências – construindo relações com confiança; Habilidades de Coaching para desenvolver e orientar pessoas – empoderamento; Comunicação e Engajamento; Clima, Reconhecimento e Bem-Estar.

 

8. Inovação, empreendedorismo e sustentabilidade

Gestão da Inovação: processos, projetos e programas; Gestão de P&D e inovação radical; Cultura de inovação e intraempreendedorismo nas organizações; Os desafios da inovação na gestão da qualidade de produtos e processos; Gestão da inovação por meio de ecossistemas: relacionamento com startups, universidades e outros parceiros. A gestão da inovação e sua integração na estratégia competitiva; Empreendedorismo e criação de startups: lean startup, business model canvas e customer development. ESG e gestão para sustentabilidade.

 

9. Motivação e desenvolvimento de pessoas e equipes

Introdução à motivação organizacional (Escola das Relações Humanas); Rotinas para acompanhamento e desenvolvimento de pessoas; Gestão de treinamento/conhecimento e capacitação organizacional; Ferramentas de desenvolvimento de pessoas: escala de avaliação de valores, people analytics, pulso organizacional, entre outras; Monitoramento de performance e práticas de feedback individual; Soluções de teambuilding e gestão de metas coletivas.

 

10. Liderança de times para alta performance

Introdução: definição e conceitos de liderança; Operações de alta performance e rápido crescimento; Desenvolvimento pessoal para a gestão de pessoas; Desenvolvimento de resiliência e técnicas para produtividade; Rotinas para acompanhamento de equipes e desempenho de alta performance; Liderança contingencial e fit cultural; Casos de líderes de alta performance e suas boas práticas; Cultura de alta performance: teoria de Mindset na Microsoft.

 

11. Desenvolvimento e gestão de produtos digitais (Product Management)

Produtos digitais: especificidades e comportamentos dos usuários; Customer Discovery e Continuous discovery; Entrevistando usuários: como evitar vieses; Árvore de problemas e entendimento do usuário; Gestão de times de produto via comunicação escrita e documentação; Experiência do usuário e sucesso do cliente para a gestão de produto; Uso de métodos ágeis para gestão de produto; Rotinas de gestores(as) de produto.

 

12. Negociação e Gestão de Conflitos

Introdução: definição de conflito e fundamentos para administração de conflitos; Mapeamento e administração de conflito; Estratégias de administração de conflito; Negociação: definição, objetivos, estilos de negociação e estratégias; Método Harvard de negociação; Marcos da negociação: alternativas e abordagem MAANA; Marcos da negociação: objetivos e 1ª proposta; Marcos da negociação: ZAP e dinâmica; Planejamento da negociação; Gestão de impasses na negociação.

 

13. Cultura e mentalidade para a qualidade

Introdução: conceito de cultura organizacional e seu impacto; Boas práticas na criação e manutenção de uma cultura organizacional; Monitorando e sustentando uma cultura organizacional de sucesso; Rotinas, eventos e artefatos para cultura organizacional; Casos práticos de criação de cultura; Culturas organizacionais emblemáticas.

 

14. Gestão e Estratégia para Transformação Digital

Introdução: transformação digital e formulação de estratégia; Estudo de casos práticos da indústria: agronegócio, varejo, automotivo e digital; Tecnologias digitais: IOT, Big Data Analytics, Inteligência Artificial; Ferramenta: “matrix of change” para mudanças estruturais; Trajetória para criação de valor na jornada de transformação digital.

 

15. Lógica de Programação para Análise de Dados

Introdução à lógica de programação; Algoritmos e Ferramentas Computacionais: Entrada de dados com o usuário: variáveis e tipos de dados básicos em Python presentes em problemas do dia a dia do analista de dados; Estruturas de decisão: simples, composta e encadeada; Estruturas de Repetição: for, while e suas aplicações em programas; Sub-rotinas e Funções: funções com e sem parâmetros. Funções com listas; Dicionários: manipulação, aplicações, funções e aplicações com listas; Arquivos: operações de leitura e escrita em arquivos.

 

16. Gestão de Projetos Ágeis

Abordagens de gestão de projetos e os efeitos da pandemia; As equipes ágeis e dinâmicas para manter a interação e a colaboração em ambientes remotos; Processos & Práticas na gestão ágil de projetos (GAP) e as atividades remotas; Recomendações para a transição para o novo normal, estratégias para o período pós-pandêmico.

 

17. PMO Ágil

PMO tradicional e PMO ágil: assessment para PMOs; Framework Scrum: painéis, responsabilidades, cerimônias e artefatos; Framework Kanban: fluxos, WIP, métricas e casos. Escalando Ágil nas Organizações: frameworks Nexus e Safe - papéis, cerimônias e modo de operação. Gestão de Portfólio, Indicadores de Projetos para o PMO Ágil.

 

18. Métricas Ágeis: da Produtividade ao Impacto no Negócio

Introdução: conceitos de agilidade, manifesto ágil e visão geral das metodologias populares; Métricas ágeis: importância e tipologia (processo, qualidade, satisfação e métricas preditivas); Métricas de produtividade: contexto de desenvolvimento de software, desdobramento por equipes, acompanhamento da evolução de um projeto, rastreando tempos e entregas, definindo e gerenciando o Work in Progress, métricas de qualidade e métricas de teses; Métricas de negócio: definindo e rastreando objetivos de produto, métricas de gerenciamento de projetos, métricas de satisfação e impacto dos clientes, ROI e uso de métricas no contexto de times remotos. Métricas de vaidade: desvendando, questionando e evitando métricas de vaidade com métricas de ação.

 

19. Criação de Startups

Definição de startup vs não startup; Ecossistemas de startups e seus recursos - Tendências de mercados em startups;Identificação de oportunidades: ferramentas; Dimensionamento de oportunidades; Processo de criação de startups: o customer development; Customer development - ciclo do customer Discovery; Customer development - encontrando dores relevantes em mercados relevantes; Customer development - ciclo do customer validation; Validação e Lean Startup; Customer development - lançamento e crescimento da startup; Acessando recursos financeiros: mecanismos de financiamento; Acessando recursos financeiros: venture capital e o VC track.

 

20. Financiamento para inovação

Introdução a financiamento para inovação; Visão baseada em recursos e o papel das grandes empresas; Papel dos mecanismos de financiamento em ecossistemas de empreendedorismo; Corporate venturing e Corporate venture capital; História do Venture Capital no mundo; História do Venture Capital no Brasil; Venture capital: fundamentos; Processo de tomada de decisão de investimentos; Processo de derisking via stage funding; Investimentos em startups; Teoria da sinalização na tomada de decisão em Venture Capital; Fatores de sucesso em empresas de alta tecnologia; Fatores de sucesso em times fundadores; Outros tipos de investimento: investimento anjo, crowdfunding e Venture debt; Financiamento independente: estratégias de bootstrapping Investimentos em late stage: private equity, search funds e IPO; Investment readiness; Práticas de diluição e eventos de liquidez.

 

21. Metodologia Cientifica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

 

22. Projeto Prático Aplicado (Business Case)

Introdução ao Projeto Prático Aplicado (Business Case); Definição do Projeto Business Case; Importância do projeto; Componentes essenciais de um Business Case; Relação entre o Business Case e o ciclo de vida do projeto; Análise de Viabilidade; Métodos de análise de viabilidade econômica; Análise de custo-benefício; Análise de retorno sobre investimento (ROI); Avaliação de riscos e incertezas; Elaboração do Business Case; Identificação e definição do problema ou oportunidade; Definição de objetivos e metas do projeto; Identificação e análise das alternativas de solução; Desenvolvimento de planos de ação e cronograma; Apresentação e Comunicação do Projeto Aplicado para Banca Avaliadora.

 

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100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

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