Pós-Graduação
Pós-Graduação em Habilidades Sociais Del Prette
Ciências Sociais
Carga Horária
700 h
Tempo de conclusão
A partir de 12 meses
Sobre o curso
A Especialização em Habilidades Sociais Del Prette visa formar psicólogos como especialistas em competência social e habilidades sociais. Com embasamento teórico e prático, o curso capacita os profissionais para atuarem com diferentes públicos (crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e pais), com ou sem transtornos psicológicos, em contextos educacionais ou terapêuticos. O objetivo é aperfeiçoar a avaliação das necessidades dos clientes, o planejamento, a condução e a avaliação de programas individuais e em grupo, além de promover a autonomia dos participantes para que continuem aprendendo e se aperfeiçoando na área. No módulo "Fundamentos históricos e conceituais sobre competência social e habilidades sociais", o aluno terá uma visão panorâmica da área, desde suas origens e importância na evolução filogenética, cultural e ontogenética do ser humano, até os correlatos positivos da competência social e das habilidades sociais (CS&HS) na infância e na vida adulta. Serão abordados modelos explicativos, conceituais e abordagens psicológicas da área, como a abordagem cognitiva, a social cognitiva, a cognitivo-comportamental e a analítico-comportamental, além dos processos de aprendizagem. O módulo "Análise e Psicoeducação em Competência Social e Habilidades Sociais" aborda o desenvolvimento das habilidades sociais ao longo do ciclo vital, utilizando a teoria bioecológica do desenvolvimento de Bronfenbrenner como base. Os alunos aprenderão sobre as principais classes e subclasses de habilidades sociais em cada etapa da vida: infância, adolescência, vida adulta e terceira idade.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: ZILDA APARECIDA PEREIRA DEL PRETTE
1. Fundamentos históricos e conceituais da Competência Social e Habilidades Sociais
Bases históricas do campo da CS&HS (aulas 1 e 2). CS&HS: Abordagens conceituais e definições norteadoras (aulas 3 e 4). Importância da CS&HS e déficits associados a transtornos psicológicos (aula 5).
2. Análise e Psicoeducação em Competência Social e Habilidades Sociais
Desenvolvimento de habilidades sociais em cada etapa de vida (aulas 6, 7 e 8). Comunicação corporal e paralinguística (aulas 9 e 10). Automonitoria e regulação das interações (aulas 11 a 13). Conversação e fazer amizade (aulas 14, 15). Expressão de amor e outros afetos positivos (aulas 16, 17,18). Habilidades sociais assertivas (19 a 23).
3. Procedimentos, instrumentos e recursos de avaliação em Competência Social e Habilidades Sociais
Fundamentos da avaliação de CS&HS (aulas 24 a 26). Apresentação de inventários de avaliação de CS&HS (aulas 27 a 36).
4. Procedimentos, técnicas e recursos de promoção em Competência Social e Habilidades Sociais
Procedimentos e técnicas cognitivas (aulas 37 a 40). Procedimentos e técnicas comportamentais (aulas 41 a 52). Recursos multimídia e outros para promover CS&HS (aulas 53, 54). Método vivencial e ilustrações (aulas 55 a 58). Promoção por pais, professores e terapeutas (aulas 59 a 62).
5. Implemente e monitore sua prática de promoção de Competência Social e Habilidades Sociais
Programas efetivos de promoção de CS&HS (aulas 63 a 66). Como planejar programa individual e grupal de CS&HS (67 a 69). Como conduzir programas individuais e grupais de CS&HS (aulas 70 a 73). Implemente sua prática e monitore processo e resultados (aulas 74, 75).
6. Revise e aperfeiçoe sua prática em Competência Social e Habilidades Sociais
Revise sua prática de promoção de CS&HS (aulas 76 a 78).
7. Amplie sua prática no campo da Competência Social e Habilidades Sociais
Possibilidades de atuação no campo da CS&HS (aulas 79 a 82. Ilustração de práticas na promoção de CS&HS para diferentes problemas e clientelas (aulas 83 a 90).
8. Metodologia Científica
Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.
Pós-Graduação em Habilidades Sociais Del Prette
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 12 meses
Portaria do Curso no MEC