Pós-Graduação

MBA em Economia, Mercado e Finanças

Finanças

Sobre o MBA em Economia, Mercado e Finanças

 

A MBA em Economia, Mercado e Finanças proporciona o profissional a atuar em áreas financeiras, com capacidade técnicas e conhecimentos específicos de gestão financeira de mercados, além de capacitar o profissional para desenvolver um trabalho sustentável e sólido.

Os profissionais que atuam nessa área precisam desenvolver sólido conhecimento e experiência com relação aos mercados, a economia e a finanças, pois afetam diretamente o funcionamento dos negócios. Assim, a MBA tem como objetivo formar profissionais criativos, polivalentes e generalistas, com competências para atuar nas diversas áreas de uma organização, com responsabilidade, ética e com respeito ao ser humano.

Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

1. Administração Financeira | 40H

Introdução à administração financeira. Demonstrativos financeiros e sua análise. Decisões de investimentos de longo prazo e estimativa dos fluxos de caixa nas decisões de investimentos. Custo de capital e criação de valor. Critérios de avaliação econômica de investimentos. Administração do Capital de Giro. Planejamento e Controle Financeiro. Gestão baseada no valor.

2. Administração do Capital de Giro | 40H

Administração de caixa, contas a pagar e receber. Planejamento financeiro. Fontes de captação de capital de giro. Política de crédito junto aos bancos. Riscos financeiros de curto prazo.

3. Matemática Financeira | 60H

Terminologia da Matemática Financeira. Juros simples e compostos. Compra à vista e a prazo. Tipos de taxas de juros. Desconto racional e desconto comercial. Renda e inflação. Índices de inflação do Brasil. Taxas de juros. Cálculo de tributos e de rendimento. Cálculos financeiros. Série de pagamentos. Sistemas de amortização. Avaliação de investimentos. Títulos de renda fixa.

4. Fundamentos da Economia | 60H

Elementos teóricos que possibilitam a compreensão de questões econômicas relacionadas ao cotidiano. Conceito de economia. Método de estudo da Ciência Econômica. Divisões da Ciência Econômica. Problemas econômicos fundamentais. Demanda, oferta e equilíbrio de mercado. Características dos mercados. Macroeconomia. Produto Interno Bruto (PIB). Crescimento econômico. Crises econômicas. Política econômica e fiscal. Política monetária. Inflação. Desemprego. Comércio internacional.

5. Economia e Mercado | 40H

Conceito de economia e os sistemas econômicos. O sistema de economia e mercado. Produção e mercado. A empresa x produção. Os custos e a remuneração dos fatores de produção. Mercado, preços e elasticidade. Concorrência, monopólio e oligopólio. Renda Nacional (enfoque macroeconômico). O emprego e distribuição de renda. Política fiscal. Comércio internacional. Mercado de câmbio. Desemprego.

6. Análise de mercado | 40H

Informação estratégica para tomada de decisão. Introdução, escopo e fases iniciais da pesquisa de marketing. Processo de pesquisa de marketing. Planejamento e concepção do modelo de pesquisa. Descrição das principais metodologias de pesquisa. Coleta e análise de dados. Importância dos dados secundários. Preparação e análise dos dados. Tipos de pesquisa. Técnicas de mensuração e escalas de atitude. Técnicas de amostragem. Elaboração de questionários. Pesquisa de marketing em ação. Apresentação de relatório.

7. Mercado Financeiro e de Capitais | 40H

Visão econômica e dos mercados financeiros e de capitais. Conceitos econômicos. Políticas econômicas. Sistema Financeiro Nacional. Mercados financeiros. Mercado de capitais. Segmentos do mercado de capitais. Aplicações financeiras. Investimentos das Sociedades Anônimas.

8. Finanças Corporativas | 60H

Análise dinâmica das demonstrações contábeis. Decisões de investimento e de financiamento empresarial. Saúde financeira de uma organização. Dimensões de risco, retorno e valor. Estratégia financeira com uso de indicadores. Contabilidade como instrumento de gestão. Avaliação de empresas e de projetos de investimento.

9. Direito Tributário | 40H

Direito tributário e aspectos econômicos da tributação. Origens e conceito. Direito financeiro. O papel do direito na política econômica. Despesas e orçamentos públicos. Poder de tributar e competências tributárias. A relação jurídica, econômica e tributária. Sistema tributário nacional (fundamentos históricos). Noções gerais de lançamento, extinção e exclusão do crédito tributário. Fato gerador da obrigação tributária. Certidões negativas. Fiscalização tributária.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

MBA em Economia, Mercado e Finanças

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

de R$ 1198,80

por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 322,92

Boleto à vista

de R$ 1198,80 por R$ 358,80