Pós-Graduação

Pós-Graduação em Análise do Comportamento e Terapia Cognitivo-Comportamental

Educação

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Lincoln Nunes Poubel e Pedro Vitor Souza Rodrigues

Sobre o curso

 

A Pós-graduação em Análise do Comportamento e Terapia Cognitivo-Comportamental visa capacitar psicólogos e psiquiatras a conduzir avaliações diagnósticas precisas para identificar e explicar os transtornos psicológicos. O programa abrange desde os fundamentos do behaviorismo e os princípios comportamentais até as diferentes gerações de terapias cognitivo-comportamentais, incluindo a terapia do esquema, a terapia de aceitação e compromisso (ACT) e a terapia cognitiva baseada em mindfulness. Com foco na aplicação prática, o curso oferece análises de casos clínicos, role-plays e ferramentas interventivas para o desenvolvimento de habilidades terapêuticas eficazes. Além disso, o programa inclui módulos sobre processos diagnósticos e tratamentos específicos para transtornos psicológicos, como transtornos de humor, ansiedade, controle por impulso, alimentares, sexuais e de personalidade.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

 

1. Estrutura Clínica e Passo a Passo da Primeira Sessão

O protocolo básico para o contato inicial com o paciente. A formação da relação terapêutica. A apresentação do trabalho e anamnese. A condução da queixa inicial para análise. A aplicação do Registro de Interações Disfuncionais (RID).

 

2. Conceitualização e Delineamento do Projeto Terapêutico

O Plano Clínico Integrativo (PCI) e seus critérios. A investigação inicial das experiências de sofrimento. O projeto terapêutico focado em habilidades psicológicas. O programa de intervenções integrando as três gerações. A condução através do Processo de Modificação Esquemática (PME) e do Processo de Desenvolvimento Psicológico (PDP). O raciocínio clínico baseado em parâmetros.

 

3. Behaviorismo e Níveis de Seleção e Determinação Comportamental

A perspectiva behaviorista e o empreendimento científico da psicologia. Os fundamentos filosóficos do behaviorismo. As críticas ao mentalismo e metaforismo. Os tipos de mentalismo (mental, fisiológico e conceitual). A distinção entre topografia e função. Os níveis de seleção comportamental (filogênese, ontogênese e sociogênese). A evolução dos comportamentos respondentes e operantes.

 

4. Princípios Comportamentais e Processos Psicológicos

Os conceitos do comportamento operante. Os conceitos do comportamento respondente. O controle coercitivo. Os esquemas de reforçamento e a personalidade. O controle de estímulos e processos de atenção e percepção. O controle por regras e os processos de raciocínio, inteligência e criatividade. O comportamento verbal e os processos de linguagem, consciência, inconsciência e memória. As operações estabelecedoras e o processo de motivação.

 

5. 1ª Geração: Terapias Comportamentais

A aplicação dos princípios respondentes através da Dessensibilização Sistemática e da Exposição com Prevenção de Resposta. O Treinamento de Habilidades Sociais (THS). A Ativação Comportamental. A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e a aplicação dos princípios operantes.

 

6. 2ª Geração: Terapias Cognitivas

O modelo cognitivo de Beck. Os princípios da Terapia Cognitiva. O empirismo colaborativo. A formação e tipos de distorções cognitivas. As técnicas de identificação e reestruturação cognitiva. A estrutura de sessão.

 

7. 3ª Geração: Terapia do Esquema; Analítico-Funcional; Comportamental-Dialética; Focada na Compaixão; Mindfulness, Aceitação e Compromisso.

A Terapia do Esquema, a avaliação esquemática, o manejo clínico de cada esquema cognitivo e o protocolo de tratamento dos modos esquemáticos. A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), a esquiva experiencial, o modelo de psicopatologia, a inflexibilidade psicológica, o hexaflex e a teoria das molduras relacionais. A Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness, seus pressupostos e técnicas. A Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), os comportamentos clinicamente relevantes, as 5 regras, suas técnicas e ferramentas. A Terapia Comportamental Dialética (DBT), o atendimento individual e grupal, o treino de habilidades e estratégias interventivas. A Terapia Focada na Compaixão, o autocriticismo, a vergonha, a formação da mente compassiva.

 

8. Psicologia e Psicoterapia Positiva

A evolução filosófica do conceito de felicidade. Os pressupostos da psicologia positiva. Os conceitos de flow, balanço afetivo e níveis de satisfação. O sistema classificatório das forças e virtudes de caráter.

 

9. Treinamento de Habilidades Psicológicas

O sistema integrativo de 4ª geração (as 10 habilidades psicológicas, as 6 dimensões da vida e os 5 produtos felicitadores). Os instrumentos avaliativos da felicidade integral (IMF) e das habilidades psicológicas (IHP). As etapas do Processo de Desenvolvimento Psicológico (PDP). Os valores relacionados, definições e técnicas de cada habilidade psicológica: autoconhecimento, autoestima, raciocínio realisticamente otimista, autorregulação emocional, resolutividade e enfrentamento, autocontrole, imunidade social, sociabilidade, sensibilidade social e hedonismo responsável.

 

10. Psicopatologias

A formação histórica dos comportamentos através dos níveis de evolução (filogênese, ontogênese e sociogênese). O conceito de personalidade. As diferenças entre o modelo médico e o psicológico de psicopatologia. Os critérios de psicopatologia.

 

11. Taxonomia Diagnóstica Contextual-Funcional

Os critérios contextuais formativos, cognitivo-comportamentais, mantenedores e déficits repertoriais para a avaliação diagnóstica dos transtornos de humor, de ansiedade, de controle por impulso, alimentares, sexuais, de personalidade e quadros de manejo complexo (psicossomática, esquizofrenia e personalidade múltipla).

 

12. Hipnose Clínica: Potencializando Intervenções Imagéticas

A análise comportamental do fenômeno hipnótico, a Hipnoterapia Cognitiva, os níveis de transe, as técnicas de pré-talk, relaxamento, indução, aprofundamento e emersão.

 

13. Transtornos Sintomatológicos

Os objetivos terapêuticos e as principais intervenções dos transtornos de humor (depressão e bipolaridade), de ansiedade (fobia específica, ansiedade social, pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de ansiedade generalizada e transtorno do estresse pós-traumático), de controle por impulso (compulsões e dependência química), alimentares (compulsão alimentar, anorexia e bulimia) e sexuais (parafilias, desejo hipoativo, aversão sexual, transtornos de excitação feminina, disfunção erétil, vaginismo, anorgasmia, ejaculação precoce).

 

14. Transtornos de Personalidade

Os objetivos terapêuticos e principais intervenções dos transtornos de personalidade (histriônica, evitativa, dependente, paranóide, obsessiva, narcisista, passivo-agressiva, antissocial, esquizóide e esquizotípica).

 

15. Análises de Casos Clínicos

Demonstrações práticas do Plano Clínico Integrativo (PCI) para conceitualizar diferentes casos clínicos; da queixa, projeto terapêutico, programa interventivo à alta clínica.

 

16. Role-Plays e Ferramentas Interventivas

Fundamentação teórica e demonstração prática das principais técnicas cognitivo-comportamentais através de dramatizações simuladas (role-plays) entre terapeuta e paciente.

 

17. Empreendedorismo, Negócios e Marketing para Psicólogos

A mentalidade empreendedora. A construção de negócios (serviços) psicológicos. A divulgação profissional através de um marketing ético para clientes conscientes. O marketing em mídias sociais.

 

18. Administração do Consultório, Gestão Financeira e Investimentos

O espaço físico do consultório. A gestão da agenda. A comunicação qualificada com os pacientes. Precificação e formas de cobrança, gestão de receita (fluxo de entrada e saída) e gestão do lucro (investimentos).

 

19. Mentoria 10 Habilidades Psicológicas

A formação do terapeuta através de conhecimento, supervisão e autodesenvolvimento. A maturidade do terapeuta enquanto técnica. Aplicação do sistema THP para o desenvolvimento pessoal de psicoterapeutas. Desenvolvendo-se através de exercícios, ferramentas e recursos focados nas próprias habilidades psicológicas: autoconhecimento, raciocínio realisticamente otimista, autorregulação emocional, autoestima, imunidade social, resolutividade e enfrentamento, autocontrole, sociabilidade, sensibilidade social e hedonismo responsável.

 

20. Metodologia

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

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Conclusão mínima de 12 meses