Pós-Graduação (EaD)

Pós-graduação em Comportamento Humano e Neurociência

Psicologia (EaD)

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Me. Marco Aurelio Santiago Martino

Sobre o Curso de Pós-graduação em Comportamento Humano e Neurociência

 

Em um mundo onde compreender a mente humana é o maior diferencial competitivo, a Neurociência surge como a chave para decifrar os mistérios do comportamento. A Pós-graduação em Comportamento Humano e Neurociência foi desenhada para ir além da teoria, oferecendo a você o domínio sobre as bases científicas que regem nossas decisões, emoções e interações. Prepare-se para adquirir uma visão profunda e aplicada, capacitando-se não apenas para entender, mas para intervir e influenciar positivamente em contextos clínicos, organizacionais e educacionais.

 

Ao concluir esta especialização, você não receberá apenas um certificado; você conquistará uma nova posição como profissional de vanguarda, capaz de traduzir a complexa ciência do cérebro em estratégias e resultados tangíveis. Este curso é mais do que uma qualificação: é o investimento mais estratégico que você pode fazer no seu futuro, abrindo portas para novas oportunidades, maior reconhecimento e um avanço significativo na sua carreira. Dê o passo decisivo para se tornar uma referência na sua área. A sua jornada para dominar o futuro do comportamento humano começa agora.

 

Para quem é este curso

 

Este curso foi desenhado para você, profissional que sente a necessidade de ir além dos modelos tradicionais e busca compreender as bases neurais que moldam nossas ações, decisões e emoções. É ideal para psicólogos que desejam aprofundar sua prática clínica com evidências neurocientíficas, assim como para gestores de RH, líderes, educadores, e profissionais de marketing e saúde que procuram um diferencial competitivo para solucionar desafios complexos, como engajamento de equipes, otimização da aprendizagem ou compreensão do comportamento do consumidor.

 

Se o seu objetivo é especializar-se, atualizar seus conhecimentos com o que há de mais atual na intersecção entre mente e cérebro, ou até mesmo viabilizar uma transição de carreira para áreas de vanguarda, esta pós-graduação é o caminho. Destina-se a profissionais graduados que não se contentam com o superficial e almejam fundamentar sua prática e tomada de decisão em uma sólida e respeitada base científica, transformando seu modo de atuar e de gerar resultados.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

O que você vai aprender

Fisiologia Humana | 60h

Estudo do mecanismo de funcionamento de todos os órgãos e sistemas do corpo humano. Princípios físicos do sistema biológico e a biofísica da água, soluções e membranas. Equilíbrio ácido básico. Organização funcional do corpo humano e o controle do meio interno da fisiologia das membranas, contração e excitação da musculatura esquelética. Contração e excitação do músculo liso, o músculo cardíaco, excitação rítmica do coração, o eletrocardiograma normal, circulação sanguínea, respiração e endocrinologia. Processos fisiológicos básicos. Mecanismos de regulação dos: sistema renal e líquido corporais; sistema nervoso; sistema digestivo; sistema cardiorrespiratório; sistema endócrino e reprodutor, sistema sensorial.

Neuroanatomia | 40h

Esta disciplina oferece um estudo detalhado da anatomia do sistema nervoso central e periférico. Serão abordados temas como a estrutura e função do cérebro, medula espinhal, nervos e tratos neurais, bem como os mecanismos neuronais subjacentes ao comportamento e às funções cognitivas. A disciplina também explora as bases anatômicas das principais patologias neurológicas e a relação entre neuroanatomia e neurofisiologia.

Ciências Neurológicas e Neurociência Cognitiva | 60h

Esta disciplina tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada das ciências neurológicas e das neurociências cognitivas, abordando os fundamentos do sistema nervoso, a classificação estrutural e funcional das células nervosas, o sistema sensorial e motor, as funções cognitivas superiores e os mecanismos de plasticidade cerebral..

Aspectos Neurológicos das Desordens Neuroquímicas | 40h

A disciplina tem como objetivo introduzir os aspectos neuroquímicos relacionados aos sistemas nervoso central e periférico, bem como o papel desses sistemas na função neurológica; abordar a química dos neurotransmissores, suas vias de sinalização, e como desequilíbrios neuroquímicos podem contribuir para distúrbios neurológicos e transtornos mentais.

Neurociências do Comportamento | 60h

Estudo dos fundamentos neurobiológicos que sustentam os comportamentos humanos e suas interações com processos cognitivos, afetivos e sociais. Compreensão da estrutura e funcionamento do sistema nervoso, dos mecanismos de percepção, emoção, motivação, aprendizagem e tomada de decisão. Análise do papel dos neurotransmissores, plasticidade neural e desenvolvimento cerebral em diferentes fases da vida. Abordagem integrativa entre neurociência, psicologia e ciências do comportamento, com ênfase em aplicações clínicas, educacionais e organizacionais.

Psicologia do Desenvolvimento | 40h

Origem da psicologia moderna. Escolas psicológicas. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Noções de neuropsicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Transtornos mentais e o desenvolvimento da aprendizagem. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

Análise do Comportamento: Princípios Básicos | 60h

A disciplina explora o histórico e os conceitos introdutórios da Ciência do Comportamento, bem como o conceito de variáveis que influenciam o comportamento. Faz uma introdução à Análise Funcional do Comportamento, abordando aspectos como: comportamento operante (público e privado); tríplice contingência; reforço e extinção operante; controle aversivo do comportamento e punição. Além disso, introduz os três componentes da Análise do Comportamento: Behaviorismo Radical (BR), Análise Experimental do Comportamento (AEC); Análise do Comportamento Aplicada (ABA), e descreve o histórico e as dimensões da Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Processos Cognitivos e Aprendizagem | 40h

Linguagem e cognição. Aspectos psicossociais e cognitivos. Atenção, percepção e memória. Processo escolar de ensino-aprendizagem. Abordagens comportamentalistas e cognitivistas. Teoria da aprendizagem Gestalt. Teoria da aprendizagem representativa, cognitiva e social. Processos, objetivos e domínios da aprendizagem.

Docência no Ensino Superior | 40h

A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação (EaD)

Pós-graduação em Comportamento Humano e Neurociência

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

de R$ 1198,80

por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 383,04