Pós-Graduação

Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar

Educação

Sobre a Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar

 

A Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar é um salto no rol das muitas competências para os profissionais que tenham interesse em atuar nas mais diversas áreas da educação. Agora você vai se qualificar como gestor, de pessoas e recursos, no âmbito do planejamento estratégico, coordenação de equipes, desenvolvimento da proposta pedagógica da escola e a implantação de políticas públicas. Uma ótima experiência de análise crítica dos processos da escola, seu projeto e o desenvolvimento da aprendizagem.

 

O curso tem como objetivo formar um profissional com habilidades e competências múltiplas, que seja capaz de atuar nas funções técnico-pedagógicas de administração, supervisão e inspeção escolar, tanto nas instituições de ensino quanto no âmbito das secretarias de educação. Ampliando a atuação do profissional de ensino, através da Supervisão, passando a abranger toda a cadeia de processos que envolvem a qualidade das atividades pedagógicas, a formação profissional, o desenvolvimento curricular, bem como as demais atividades educacionais.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Práticas de coordenação pedagógica | 40H

Essa disciplina aborda o papel do coordenador pedagógico, começando com suas funções essenciais e como elas se encaixam em uma abordagem de pensamento complexo. Em seguida, examina o projeto político pedagógico como uma ferramenta chave para atingir metas educacionais e discute a liderança do coordenador na formação contínua de professores, ressaltando a importância do desenvolvimento profissional constante. Por fim, analisa os desafios e oportunidades na prática diária do coordenador pedagógico no ambiente escolar.

 

2. Gestão democrática na escola | 40H

Tendo como foco a gestão, esta disciplina engloba uma gestão escolar participativa, e discute a gestão democrática sob diferentes aspectos, como suas diretrizes gerais, destacando como práticas democráticas na gestão escolar podem melhorar a qualidade da educação.

 

3. Fundamentos da supervisão, orientação e inspeção escolar | 40H

Esta disciplina se concentra nos papéis e responsabilidades do orientador educacional, destacando as atribuições específicas desse profissional no contexto escolar, a função do inspetor escolar, os princípios e práticas da supervisão pedagógica, além do papel do gestor educacional na coordenação e gestão eficaz das atividades escolares.

 

4. Práticas pedagógicas do supervisor escolar | 40H

A disciplina abrange a supervisão educacional, destacando a importância da criatividade e incentivo para promover um ambiente de aprendizagem dinâmico. Explora-se a organização do supervisor, incluindo suas responsabilidades e funções. Considera-se ainda os momentos apropriados para supervisionar e administrar, bem como a importância do planejamento e da avaliação na atuação do supervisor educacional.

 

5.Estrutura e funcionamento da educação básica | 40H

A legislação educacional brasileira é o foco dessa disciplina, que começa com noções básicas sobre legislação e seu ciclo evolutivo. Contextua-se a classificação e hierarquia das leis, bem como o papel da educação nas constituições do país. Destacam-se as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBs), desde a primeira, de 1961, até a terceira e atual, de 1996. É também analisado o sistema escolar brasileiro em sua estrutura e funcionamento.

 

6. Políticas e gestão educacional | 40H

A disciplina oferece uma análise da política educacional, abordando sua estrutura e funcionamento na educação básica. Discorre-se sobre o percurso legal das políticas educacionais no Brasil, o papel do Estado e da globalização na formação das políticas educacionais, além de apontamentos iniciais sobre o financiamento na educação. Inclui-se também a influência de organismos internacionais na educação brasileira e a organização e legislação básica do ensino a distância.

 

7. Planejamento institucional | 40H

Para abordar o planejamento no contexto educacional, a disciplina discorre sobre o planejamento escolar, considerando a importância do currículo escolar na organização das atividades pedagógicas, a elaboração do plano de curso e das disciplinas, bem como a concepção e implementação de projetos educacionais.

 

8. Docência no ensino superior | 40H

Esta disciplina busca capacitar docentes para enfrentar os desafios da educação superior contemporânea, equipando-os com conhecimento e ferramentas que fomentam práticas pedagógicas inovadoras para docência no Ensino Superior.

 

9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H

Esta disciplina visa preparar os estudantes para a realização de pesquisas científicas sólidas, promovendo o desenvolvimento de competências em escrita e apresentação de trabalhos acadêmicos. Explora os fundamentos da construção do conhecimento científica e a lógica da pesquisa científica.

 

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Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar

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TCC opcional*

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Conclusão mínima de 4 meses

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