Pós-Graduação

Pós-Graduação em Criminologia

Direito

Sobre a Pós-graduação em Criminologia

 

A pós-graduação em Criminologia visa ao estudo dos conceitos e das teorias que fundamentam o entendimento do crime, das penas e da atuação do sistema de justiça criminal, abrangendo desde o estudo da Teoria do Crime e da Teoria da Pena até as nuances da Criminologia, Perfis Criminais e Comportamentais, e a dinâmica entre Juventude e Criminalidade. Esse curso é realizado por meio de uma abordagem desses conhecimentos na realidade atual do sistema prisional e das políticas de segurança pública.

 

Dessa forma, o profissional que aspira a aprofundar seus conhecimentos e a engajar-se ativamente nos debates e na formulação de estratégias no campo da criminologia e da segurança pública encontrará neste curso uma oportunidade ímpar de especialização. Ele é especialmente desenhado para fomentar a compreensão crítica das relações entre legislação, teoria criminológica e práticas de justiça criminal, posicionando-o, assim, como um curso essencial para aqueles que buscam promover competências distintivas que ampliarão sua visibilidade e eficácia profissional.

 

O objetivo central do curso é habilitar profissionais para atuar de maneira efetiva no âmbito da criminologia, da segurança pública e da justiça criminal, desenvolvendo habilidades cruciais e consolidando uma base sólida de conhecimento neste campo vital para a regulação e manutenção da ordem no Estado Democrático de Direito.

 

Para quem é este curso

 

O curso de pós-graduação é destinado a profissionais bacharéis em Direito, advogados, magistrados, procuradores, professores, pesquisadores, servidores públicos e outros operadores do Direito que atuam na área e que buscam aperfeiçoamento e aprofundamento do tema. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Teoria do Crime | 60H

Conceito de Crime; Sujeitos e Objetos do Crime; Classificação dos Crimes.

 

2. Teoria da Pena | 60H

Aspectos Introdutórios da Pena; Fundamentos e Finalidades da Pena; Espécies de Pena; Aplicação da Pena.

 

3. Penas e da Extinção da punibilidade | 40H

Da Cominação das Penas; Da Aplicação das Penas; Extinção da Punibilidade.

 

4. Criminologia | 60H

A disciplina visa proporcionar ao acadêmico uma formação crítica e propedêutica nos estudos criminológicos em seus diversos enfoques (sociológico, jurídico, antropológico, psicológico), com ênfase no debate criminológico contemporâneo. Visa também apontar a influência das teorias criminológicas nos movimentos de política criminal e nas modernas teorias penais, além de discutir a produção social da delinquência e as formas de administração da justiça penal, bem como analisar a situação da segurança pública, do sistema judicial e da criminalidade urbana violenta na sociedade brasileira à luz das teorias criminológicas.

 

5. Perfis Criminais e Comportamentais | 40H

Criminologia; Conceito de Criminologia; A Criminologia e o Comportamento Humano; Condicionantes Biológicos; Condicionantes Psicológicos; Condicionantes Sociais; Tipologia das Vítimas.

 

6. Juventude e Criminalidade | 40H

Considerações Sobre Juventude e Criminalidade; A Juventude e a Criminalidade: O Consumo de Drogas; Direitos Humanos e ECRIAD; Redução da Maioridade Penal; Sistemas Prisionais e Socioeducativos.

 

7. Criminologia e Justiça Criminal | 40H

Conceito; Escolas Criminológicas; Legislação Criminal no Brasil; Do Crime; Da Criminologia; Classificação do Criminoso.

 

8. Criminologia e Segurança Pública | 40H

Conceito de Criminologia; Ramos e Atribuições da Criminologia; Evolução Histórica da Criminologia; Precursores da Criminologia na Grécia; Precursores da Criminologia em Roma; Renascimento e a Criminologia; Período da Antropologia Criminal (1876-1890); Período da Sociologia Criminal (1890-1905); Período da Política Criminal ou Fase Eclética (de 1905 às Tendências Atuais das Teorias Criminológicas); Criminologia Tradicional ou Clássica; Elementos Relacionados ao Fenômeno Criminal; Criminogênese; Classificação geral dos crimes; Classificação dos Crimes em Espécie; Patologia Social; Criminalidade Masculina e Feminina.

 

9. Sistemas Prisional e Segurança Pública | 40H

Breve Histórico do Sistema Prisional; Os Estabelecimentos Prisionais; Os Regimes para a Execução da Pena Privativa de Liberdade; Segurança Pública: Conceitos e Direitos Fundamentais; Os Órgãos Responsáveis pela Segurança Pública e a Atividade de Inteligência.

 

Pós-Graduação

Pós-Graduação em Criminologia

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC