Pós-Graduação (EaD)
Pós-graduação em Docência e Prática da História do Brasil
Educação (EaD)

Carga Horária
360 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre o Curso de Pós-graduação em Docência e Prática da História do Brasil
Ensinar História do Brasil é mais do que narrar fatos passados; é a arte de construir cidadãos críticos, forjar a identidade nacional e inspirar o futuro. No entanto, sabemos que transformar a complexidade da nossa história em aulas magnéticas e relevantes é um desafio constante. A Pós-graduação em Docência e Prática da História do Brasil é a sua resposta definitiva a este desafio. Este curso foi meticulosamente desenhado para ir além do conteúdo, capacitando você a dominar as mais eficazes práticas pedagógicas e a converter sua sala de aula em um vibrante laboratório de pensamento crítico e engajamento.
Ao concluir esta especialização, você não receberá apenas um certificado; você conquistará um novo e definitivo patamar em sua carreira. Este é o investimento estratégico que posiciona você como um profissional de vanguarda, preparado não apenas para lecionar, mas para liderar, inovar e se tornar uma referência em sua instituição. Deixe de ser um mero transmissor de informações e torne-se o educador que inspira, questiona e transforma. Assuma o protagonismo da sua trajetória e prepare-se para ser a mudança que a educação em História do Brasil precisa.
Para quem é este curso
Este curso foi desenhado para você, profissional graduado em História ou áreas afins, que atua em sala de aula e sente o desafio de tornar o passado relevante e dinâmico para os alunos de hoje. Se você busca ir além da teoria e anseia por metodologias inovadoras e ferramentas práticas para transformar suas aulas em experiências de aprendizado memoráveis, esta é a sua especialização. É para o docente que deseja não apenas ensinar, mas inspirar, conectando a História do Brasil à realidade contemporânea com confiança e maestria.
A pós-graduação também é ideal para pedagogos, cientistas sociais e outros licenciados que lecionam a disciplina e buscam aprofundar seu domínio sobre o conteúdo e as melhores práticas de ensino. Além disso, destina-se a profissionais de museus, arquivos e espaços culturais que desejam aprimorar suas competências educativas, bem como para recém-formados que almejam uma transição segura e qualificada para a carreira docente, sentindo-se plenamente preparados para os desafios do mercado de trabalho.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
O que você vai aprender
Historiografia Brasileira | 40h
Historiografia brasileira: conceitos e importância para a história do Brasil. Influencias, diferentes enfoques teóricos e metodológicos e correntes historiográficas brasileiras. Historiografia do período colonial e suas diferentes interpretações, abordagens sobre a escravidão, sociedade colonial, culturas indígenas e relações de poder no período. Historiografia no Brasil império: interpretações, formação do estado e consolidação da monarquia, abordagens sobre escravidão, a economia e as questões sociais. Historiografia do Brasil republicano: interpretações, abordagens sobre o período República Velha, o Estado Novo e o período democrático no Brasil e a industrialização, os movimentos sociais e políticos, e as questões de identidade nacional.
Formação Sócio-Histórica do Brasil | 40h
O processo de formação social do Brasil. A herança colonial e a constituição do Estado Nacional. Emergência e crise da República Velha. Instauração e Colapso do Estado Novo. Industrialização, urbanização e o surgimento de novos atores políticos. Inserção e dependência no sistema capitalista. Modernização conservadora no pós 64. O fim do “milagre”. Transição democrática e neoliberalismo. O Brasil do século XXI.
História da América Portuguesa | 40h
América Portuguesa: contexto histórico, navegações, expansão marítima, primeiros contatos com povos indígenas no Brasil, estratégias formas de organização. As instituições coloniais: capitanias hereditárias. Sociedade, economia, sociedade colonial, economia colonial, papel da religião, cultura e resistência na América Portuguesa. Movimentos de Independência, formação de estados nacionais. Escravização, abolição da escravidão, relações internacionais. Interpretações historiográficas, Consciência histórica e cidadania e reflexões sobre a herança colonial na América Portuguesa.
História do Brasil Império | 40h
Período Colonial e Contexto de Transição: chegada da Família Real ao Brasil, impactos. Independência do Brasil, Constituição do Império Brasileiro: economia e sociedade. Regências e Consolidação do Império: os desafios políticos e sociais. Luta pela abolição da escravidão. Modernização do Brasil Imperial. Movimentos Sociais, Questões Políticas: revoltas regionais e escravas. Forças Armadas nas questões políticas do Brasil Imperial, questão religiosa e os processos de secularização, imprensa e opinião pública. Crise do Império e Proclamação da República, crise econômica, luta pelo fim da monarquia, abolição da escravidão, movimentos republicano e abolicionista, a Proclamação da República e os primeiros anos desse novo regime político.
História Política do Brasil Republicano | 40h
Primeira República: Proclamação da República, consolidação do novo regime político. Política do "Café com Leite", coronelismo, movimentos sociais e lutas operárias. Era Vargas, queda da Primeira República. Revolução de 1930 e o Governo Provisório. Estado Novo, políticas nacionalistas, industrialização. Fim da Era Vargas. Período Democrático, Ditadura Militar (1945-1985). Redemocratização. Governos civis e militares. Fim da Ditadura do Estado Novo, Eurico Gaspar Dutra, nacional-desenvolvimentismo, Juscelino Kubitschek, golpe de 1964, instauração da Ditadura Militar. Movimentos de resistência, abertura política, eleições diretas. Nova República e Desafios Contemporâneos, governos civis, Constituição de 1988, planos econômicos e desafios políticos e econômicos enfrentados pelo Brasil na atualidade.
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência | 40h
Relações Étnico-Raciais e a cultura afrodescendente: conceitos fundamentais, diáspora africana, legislação e combate ao racismo. Cultura afrodescendente nas artes, suas expressões. História de resistência, luta pela liberdade e líderes importantes, abolição da escravatura, formas contemporâneas de racismo e desigualdade, Educação inclusiva e antirracista, estratégias para combater preconceitos e promover a igualdade étnico-racial no ambiente escolar, políticas públicas e ações afirmativas.
Patrimônio Histórico-Cultural Brasileiro | 40h
Patrimônio material e imaterial. Identidade cultural brasileira. Memória e história. Legislação patrimonial. Patrimônio e sociedade. Processos de tombamento. Políticas de preservação. Patrimônio em risco. O papel das comunidades na conservação do patrimônio. Conservação e restauração. Técnicas de conservação. Métodos de restauro. Desafios da modernidade para o patrimônio histórico. Valorização e difusão do patrimônio. Educação para a sensibilização sobre a importância do patrimônio cultural. Turismo cultural. Museologia e exposição. Patrimônio e mídias digitais.
Metodologia do Ensino de História | 40h
Análise teórica e prática de propostas curriculares e didático-metodológicas para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. Os parâmetros curriculares nacionais e o ensino de história. O saber histórico: estruturação dos conteúdos, metodologia, recursos aplicáveis ao ensino, análise e uso de livros didáticos. Integração às outras atividades curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental.
Docência no Ensino Superior | 40h
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.
Pós-graduação em Docência e Prática da História do Brasil
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 1198,80
por R$ 478,80
em até 12x sem juros de R$ 39,90
Investimento
de R$ 1198,80 por R$ 478,80
em até 12x sem juros de R$ 39,90
de R$ 1198,80 por R$ 478,80
em até 12x sem juros de R$ 39,90
de R$ 1198,80 por R$ 383,04
