Pós-Graduação
Pós-graduação em Educação e Cultura
Educação
Carga Horária
380 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre a Pós-graduação em Educação e Cultura
Bem-vindo ao curso de pós-graduação lato sensu em Educação e Cultura, uma formação abrangente, interdisciplinar e inovadora que visa aprofundar o conhecimento e as habilidades dos profissionais da educação em aspectos cruciais da cultura contemporânea. Este curso oferece uma combinação única de disciplinas que abrangem desde as bases sociológicas da educação até a compreensão crítica da literatura e cultura midiática, proporcionando uma experiência enriquecedora e contextualizada.
Com o objetivo de aprimorar o conhecimento e as habilidades dos profissionais da educação em face dos desafios da cultura contemporânea, o curso é uma resposta para as rápidas transformações sociais e culturais, torna-se imperativo preparar os educadores para compreender e lidar com a diversidade cultural, integrando-a de maneira eficaz no processo de ensino-aprendizagem.
A articulação de disciplinas como Sociologia da Educação, Literatura e Cultura Midiática, Cultura e Literatura Africana e Indígena, Educação e Movimentos Populares, Arte e Cultura, e Didática no Ensino Superior visa oferecer uma formação ampla e relevante, capacitando os profissionais para os desafios contemporâneos.
Articulando os saberes entre a exploração das interseções e a valorização da diversidade em prol do engajamento social, o curso explora as interações entre literatura, cultura, meios de comunicação, valorizando a compreensão das culturas como a africana e indígenas, contribuindo ativamente para a construção de práticas educacionais sensíveis e inclusivas.
Para quem é este curso
O curso destina-se a profissionais da área da educação, como professores, coordenadores pedagógicos, gestores educacionais e demais interessados em aprimorar suas práticas pedagógicas e compreender as complexas relações entre educação e cultura. Este programa foi elaborado para atender às demandas de um cenário educacional diversificado e em constante mudança, proporcionando ferramentas essenciais para enfrentar os desafios contemporâneos.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
Matriz Curricular
1. Sociologia da Educação | 60H
A sociedade como objeto de estudo da sociologia. A vida social em seus múltiplos aspectos. Relação existente entre sociedade e educação pela perspectiva sociológica. Papel do educador no atual contexto educacional brasileiro. Problemas educacionais brasileiros. Práticas pedagógicas ratificadora e/ou transformadoras dos contextos cultural, social, político, econômico e ecológico. Perspectivas da educação no Brasil.
2. Literatura e Cultura Midiática | 60H
Breve histórico da cultura. Elementos definidores da cultura. Cultura, mídia e literatura. Literatura, ferramentas eletrônicas e novos circuitos do texto literário. Diluição de fronteiras entre os meios, os suportes e os campos artísticos. Convergência entre os textos literários e a arte audiovisual: textos midiáticos. Literatura, cinema e televisão. Narrativas gráficas. Poesia digital. Clássicos literários em quadrinhos. Literatura para celular. Crise do paradigma estético da modernidade, hierarquia cultural e a questão do valor.
3. Cultura e Literatura Africana e Indígena | 60H
Estudos da história (aspectos da colonização e da independência), da cultura e da literatura dos cinco países africanos de língua portuguesa (Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique). Estudos sobre a história, a cultura e os modos de vida contemporâneos dos povos indígenas no Brasil. Situação dos afro-brasileiros e dos indígenas no Brasil na contemporaneidade.
4. Educação e Movimentos Populares | 60H
Principais teorias dos movimentos sociais e seus reflexos na trajetória dos movimentos sociais no Brasil. As concepções de educação: educação burguesa e nova escola. Educação popular e as práticas participativas. Colaboração e organização social como forma de expressão cultural. Os movimentos sociais como espaço educativo na formação da cidadania, a relação entre poder e saber no processo de construção e apropriação do conhecimento. As principais formas de organização popular. As demandas sociais para a educação nos anos de 1980 no Brasil. A crise dos movimentos populares nos anos 1990 e as novas formas de associativismo. Os movimentos sociais na contemporaneidade e novas práticas democráticas, como a educação não formal. O papel do educador social. O papel dos movimentos sociais na articulação da educação não formal com o sistema formal de ensino. Tendências e perspectivas da educação dos movimentos sociais na educação brasileira atual.
5. Arte e Cultura | 60H
Interfaces e perspectivas de abordagem da arte. Arte e sociologia. Arte e história. Arte e comunicação. O sistema da arte e a indústria cultural. Movimentos da arte moderna e das vanguardas. O impacto da comunicação de massa na arte. Reflexões sobre a arte contemporânea com base em conceitos como consumo, globalização e pós-modernidade. Movimentos artísticos contemporâneos. Conceitos básicos relacionados à preservação de bens culturais. A importância da educação para a preservação do patrimônio. Cuidados para a conservação de obras de arte. Considerações gerais de preservação.
6. Didática no Ensino Superior | 40H
O papel do professor universitário. Andragogia. Reflexões sobre a teoria e a prática. Relacionamento professor-aluno. O planejamento no ensino superior: definição de objetivos, seleção de conteúdos, escolha de metodologias. Plano de aula. Aula expositiva. Trabalhos em grupo. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, movimento maker, sala de aula invertida, aprendizagem entre times. Uso do portfólio no ensino superior. Novas tecnologias educacionais. Avaliação comprometida com a aprendizagem.
7. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H
A pesquisa e a construção do conhecimento. Conhecimento popular e conhecimento científico. Ética na pesquisa. Discussão e elaboração de projetos de pesquisa. Dimensões da pesquisa. Pesquisar para quê? Desenvolvimento de projetos. Tipos de pesquisa. Fontes e base de dados de pesquisa. Normas e relatórios de pesquisa.
Pós-graduação em Educação e Cultura
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 1198,80
por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
Investimento
de R$ 1198,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 1198,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 1198,80 por R$ 322,92
de R$ 1198,80 por R$ 358,80