Pós-Graduação

Pós-graduação em Educação Especial

Educação

Sobre a Pós-graduação em Educação Especial

 

A Pós-graduação em Educação Especial tem como questão norteadora a formação de profissionais para uma prática pedagógica eficiente que contribua para a organização da educação especial. Neste sentido, as escolas, sejam elas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, públicas ou privadas, precisam cada vez mais de profissionais qualificados, que compreendam os contextos educacionais inclusivos. Para tanto, o curso tem como objetivo preparar os profissionais para atuarem na escolarização dos alunos com necessidades educacionais especiais.

 

A proposta da pós-graduação em Educação Especial é propor um diálogo entre os diversos saberes que envolvem a compreensão da pessoa com deficiência e como inseri-la como protagonista desse processo. Os educadores precisam dialogar sobre a inclusão, acolhendo e desenvolvendo ações voltadas para a permanência de todos os estudantes. Neste sentido, a Pós- graduação em Educação Especial tem como objetivo contribuir para que o profissional elabore, implemente e avalie propostas educacionais sustentadas nos conceitos, princípios e valores de uma escola para todos.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui.

 

1. Fundamentos da Educação Especial | 40H

Compreensão da educação num sentido amplo e suas perspectivas entrelaçadas ao contexto histórico-cultural atual. Necessidades educacionais especiais. Dispositivos legais nacionais e internacionais direcionados à educação acessível e inclusiva. Lugar e função do educador e do aluno no processo ensino-aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Transtornos cognitivos. Reflexão sobre os saberes que sustentam as proposições curriculares das instituições escolares. Implementação de práticas educativas inclusivas e acessíveis. Adaptações curriculares.

2. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial e Inclusiva | 40H

Educação Especial e Educação Inclusiva no Brasil. Formação de professores para a Educação Inclusiva. Necessidades educativas especiais. Altas habilidades e superdotação. Trabalhos pedagógicos com alunos portadores de paralisia cerebral. Hiperatividade. Autismo. O currículo inclusivo. Turmas multisseriadas e a diversidade. Reflexões sobre a Pedagogia da Qualidade Total. Políticas de ação afirmativa. Inclusão social.

3. Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora | 40H

Deficiência Intelectual: Abordagens Psicanalítica e a Epistemologia; Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão; Prática pedagógica em Deficiência Intelectual; Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física; A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem; A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino; Distúrbios e Alterações Psicomotoras; Mediação na aprendizagem.

4. Deficiência Visual, Auditiva e Surdo Cegueira | 40H

História da educação de surdos no Brasil; A surdez: noções de anatomia e fisiologia da audição; Abordagens educacionais para surdos; Bilinguismo; Concepções de surdez; Neurolinguística: estruturação da Libras no cérebro; História e conceito de cegueira e baixa visão;Estimulação visual; Interlocução do atendimento especializado com o ensino regular para alunos com surdo cegueira; Produtos assistivos e adaptação de materiais: Tecnologia Assistiva.

5. Prática Pedagógica na Escolarização do Aluno com Deficiência Intelectual | 40H

Escolarização do aluno com deficiência intelectual no paradigma da inclusão; desenvolvimento das funções psicológicas superiores; construção coletiva da proposta pedagógica; diversidade no currículo escolar; adaptação curricular; interação do professor com os alunos; importância da afetividade e do vínculo na motivação do aluno com deficiência intelectual; desenvolvimento da autonomia; importância da socialização na aprendizagem; avaliação da aprendizagem; relação entre família e escola.

6. Metodologia do Ensino da Educação Especial | 40H

Compreender a educação e suas perspectivas no contexto cultural e histórico; conhecer as orientações das políticas educacionais inclusivas; discorrer sobre a percepção que se tem do lugar e da função do educador e do aluno com deficiência; verificar se esses saberes sustentam as propostas curriculares implantadas nas instituições escolares; discorrer e analisar as metodologias para o trabalho com as diferentes deficiências; refletir a prática pedagógica inclusiva.

7. Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Necessidades Especiais | 80H

Características do processo de aprendizagem. Necessidades educativas especiais do deficiente visual, do deficiente auditivo, do deficiente físico, dos portadores de déficits mentais e conduta típica, dos portadores de altas habilidades. A adaptação de ?alunos que vivem na rua?. A adaptação de jovens e adultos.

8. Tecnologia Assistiva | 40H

A acessibilidade. O objetivo da tecnologia assistiva. A tecnologia assistiva em prol da inclusão social e educativa. Divisão das categorias assistivas. A CIF e o desenho universal. Softwares de acessibilidade, funções e usos. Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade.

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