Pós-Graduação
Pós-Graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais
Educação
Carga Horária
360 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre a Pós-Graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais
O curso de Pós-Graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais oferece uma formação especializada em pedagogia voltada especificamente para esse grupo etário, capacitando os educadores a compreenderem as necessidades específicas das crianças pequenas, promovendo um ambiente de aprendizagem que estimula seu desenvolvimento integral. Para atender a estes aspectos, o curso aborda questões fundamentais como estratégia de ensino pelo lúdico, linguagem e escrita, problemas de aprendizagem, educação especial e inclusão escolar, garantindo que os profissionais estejam preparados para enfrentar os desafios e promover o sucesso acadêmico e pessoal de seus alunos. Também são abordados temas direcionados a gestão e projetos pedagógicos da Educação Infantil e Anos Iniciais.
A Pós-Graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais foi criada com o intuito de aperfeiçoar as técnicas de ensino dos profissionais educadores para o atendimento de crianças em idade pré-escolar. Dessa forma, o profissional terá a oportunidade de ampliar suas técnicas de ensino e seus métodos pedagógicos, bem como seus conhecimentos acerca de práticas lúdicas, contribuindo, assim, para o melhor desenvolvimento e aprendizado dos alunos.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. A linguagem e a escrita nos anos iniciais | 40H
Abordagem da capacitação para participação no planejamento, organização e gestão da escola, com competências técnico científica, sensibilidade ética e compromisso com a democratização das relações sociais na instituição escolar e fora dela. Diferenças e semelhanças entre administração escolar e gestão escolar . Perspectivas da gestão educacional.
2. Problemas de aprendizagem e fracasso escolar | 40H
A disciplina de Problemas de Aprendizagem e Fracasso Escolar aborda teorias e modelos das dificuldades de aprendizagem, classificação dessas dificuldades, deficiência mental e transtornos generalizados do desenvolvimento (TGD), psicologia relacionada às dificuldades de aprendizagem, além de focar nas dificuldades de aprendizagem da linguagem e da escrita.
3. Estratégia de ensino pelo lúdico | 40H
A disciplina de Estratégia de Ensino pelo Lúdico explora a relação entre cultura, corpo e ludicidade, destacando o papel do lúdico no cotidiano e na expressão artística popular. Aborda também a cultura folclórica infantil, além de discutir o uso de jogos, brinquedos e brincadeiras como ferramentas educacionais, integrando-os à pedagogia e à psicomotricidade para promover a aprendizagem integral e o desenvolvimento corporal dos alunos.
4. Gestão da educação infantil e anos iniciais | 40H
A disciplina de Gestão da Educação Infantil e Anos Iniciais aborda políticas públicas, concepções da criança, desenvolvimento e aprendizagem infantil, breve histórico da educação infantil no Brasil, políticas públicas específicas para essa etapa, gestão escolar e perfil do gestor, influências da globalização nas políticas educacionais, gestão escolar democrática, perfil ideal do gestor escolar, relação entre qualidade da educação infantil e desafios da gestão, importância e qualidade da educação infantil, além de desafios e perspectivas da gestão escolar.
5.Projetos pedagógicos na educação infantil e anos iniciais | 40H
A disciplina de Projetos Pedagógicos na Educação Infantil e Anos Iniciais compreende a prática educativa, o planejamento de projetos didáticos, o espaço escolar como ambiente de aprendizagem, as manifestações das crianças e a avaliação conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais. Também são discutidos temas como brincadeiras, referenciais curriculares, diálogo, formação pessoal e social, desenvolvimento humano, motricidade, matemática, língua oral, artes visuais, natureza, sociedade e a relação escola-família. O objetivo é promover uma reflexão sobre a prática pedagógica e desenvolver projetos que atendam às necessidades e interesses das crianças.
6. Educação infantil na contemporaneidade | 40H
Propiciar o aprofundamento de conhecimentos na área de Educação Infantil, visando instrumentalizar profissionais para uma atuação consequente e um atendimento de qualidade junto à criança de zero a cinco anos. Desenvolver competências relacionadas às práticas de organização e desenvolvimento do atendimento à criança pequena em creches e pré-escolas. Contribuir para a reflexão crítica acerca da Educação Infantil com as mídias no cotidiano infantil.
7. Educação especial e inclusão escolar | 40H
Conceitos e paradigmas históricos da Educação Especial e das propostas de Educação Inclusiva: Políticas Públicas de Educação no cenário internacional e nacional. A educação especial, o ensino regular e o atendimento educacional especializado a partir da política nacional de educação inclusiva e os projetos políticos pedagógicos. Sujeitos com história de deficiência na educação básica: questões de currículo e gestão escolar. Processos educativos na escola de educação inclusiva: experiências em âmbito escolar e não - escolar. Fundamentos e recursos pedagógicos para inclusão: acessibilidade, tecnologia assistiva, desenho universal.
8. Docência do ensino superior | 40H
Esta disciplina busca capacitar docentes para enfrentar os desafios da educação superior contemporânea, equipando-os com conhecimento e ferramentas que fomentam práticas pedagógicas inovadoras para docência no Ensino Superior.
9. Metodologia do trabalho científico | 40H
Esta disciplina visa preparar os estudantes para a realização de pesquisas científicas sólidas, promovendo o desenvolvimento de competências em escrita e apresentação de trabalhos acadêmicos. Explora os fundamentos da construção do conhecimento científica e a lógica da pesquisa científica.
Pós-Graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MEC