Pós-Graduação

Pós-graduação em Engenharia de Negócios

Engenharia

Sobre a pós-graduação Engenharia de Negócios

Quando se fala em negócios hoje, é impossível não se remeter a temas como eficiência do serviço, redução de custos, segurança e inteligência na operação. Essas são algumas das palavras-chaves que todas as grandes empresas buscam alcançar em um ambiente cada vez mais competitivo. Isso se amplifica no Brasil, onde as empresas em busca de maior eficiência e produtividade se deparam com uma série de barreiras, sobretudo por conta da grande complexidade regulatória enfrentada diariamente.

 

Os processos estão cada vez mais enraizados na projeção de crescimento das empresas, para que esses processos sejam implantados de forma eficaz, é necessário que profissionais assumam a linha de frente para conduzir de forma mais assertiva toda a operação. Fazer um curso de pós-graduação em Engenharia de Negócios vai munir profissionais para lidar com os processos gerenciais visando uma administração moderna que busca: trabalho em equipe, análise e solução de problemas, utilização de ferramentas atuais de gestão e uma comunicação interpessoal que garanta o envolvimento de todos.

 

O curso de especialização lato-sensu em Engenharia de Negócios vai preparar você para assumir postos de trabalho, gerenciar pequenos, médios ou de grande porte, com habilidades em temas relacionados à estudo de viabilidade econômica e financeira de negócios, gestão de equipes, modelagem de processos, tecnologia da informação e comunicação e apresenta noções básicas de cadeia de suprimentos.

 

O curso de pós-graduação em Engenharia da Faculdade Focus é destinado para portadores de diplomas de Engenharias e áreas correlatas, como Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e de Software e Arquitetura e Urbanismo. É oportunizado e estendido para profissionais atuantes na área, como engenheiros, encarregados, projetistas, servidores públicos, entre outros. Para profissionais das demais áreas, o curso viabilizada adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto de estudo do curso.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Introdução à EAD | 40H

Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.

 

2. Pensamento Científico | 40H

A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.

 

3. Análise da viabilidade econômica e financeira de projetos | 60H

Conceitos e definições de projetos. Importância dos projetos nas organizações. Gestão estratégica de projetos. Controle e monitoramento de projetos. Importância do planejamento para a viabilidade de projetos. Viabilidade econômica e financeira de um projeto.

 

4. Análise e Modelagem de Processos | 40H

Esta disciplina traz os conceitos sobre modelagem de processos, apresentando a importância sobre o entendimento e representação de fluxos de processos nos negócios, como realizar suas análises e implementar melhorias contínua, realizar a gestão dos processos, certificações existentes e como é a visão de processos na indústria 4.0.

 

5. Logística Empresarial | 40H

Logística Integrada, sua evolução e importância para a competitividade das empresas. Conceituação de "Supply Chain". A unificação das funções da empresa e dos parceiros de negócio para a sincronização do fluxo de materiais, serviços e informações com as necessidades dos clientes. A cadeia de suprimentos e as estratégias organizacionais das empresas: terceirização, parceria, desenvolvimento de fornecedores. Considerações sobre o serviço ao cliente nos aspectos relacionados com custos, qualidade, compressão de tempos (ciclo do pedido e ciclo de vida dos produtos) e globalização. Distribuição física - sistemas e gestão. Análise do transporte de cargas no Brasil. Modais e infraestrutura. Intermodalidade.

 

6. Liderança e Gestão de Equipes | 40H

A formação da equipe. Fundamentos do comportamento de grupo. Tipos de equipe. Formação de equipes eficazes. Liderança: Liderança versus chefia. Liderança nas fases de evolução de equipes. Características dos líderes. Estilos de liderança. Conceitos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício da liderança aplicáveis à realidade organizacional, alavancadoras da eficiência e eficácia na condução de um negócio. Visão sistêmica imprescindível à gestão dos recursos empresariais. A liderança e os resultados. Mantendo e desenvolvendo a equipe.

 

7. Gestão de Times - Métodos Ágeis | 60H

Universo dos métodos ágeis. Framework Scrum. Product owner. Time de desenvolvimento. Scrum master. A sprint e seu planejamento. Sprint review. Sprint retrospective. Backlog do produto. Backlog do sprint. Transparência do artefato.

 

8. Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação | 40H

O avanço da tecnologia e a organização digital. O profissional do século XXI. Gestão de tecnologia da informação. Informática: Hardware e Software. A área de TI e seus conhecimentos técnicos. Governança Corporativa e a Governança de TI. Sistemas de Informações Gerenciais (SIG). Gestão estratégica em Tecnologia da Informação. Big data e tecnologias exponenciais. IA na gestão de TI: riscos e conflitos.

 

9. Negociação comercial e negócios eletrônicos | 60H

Como diagnosticar problemas. Transformar as informações e dados coletados em instrumentos para tomada de decisões. Metodologias para resolução de tomadas de decisões. Estilos de negociação de conflitos. Negociação como processo. Técnicas de negociação através da simulação e do estudo de casos. Estudo e compreensão das Técnicas de Negociação, da política de gestão comercial das empresas. Princípios e conceitos básicos do Sistema de Informação mercadológica. Conceitos básicos sobre E‐commerce e e‐Business. Terminologia específica de informação voltada ao varejo eletrônico. O comércio eletrônico. O mercado virtual. O impacto da internet sobre as estratégias de negócio.

 

 

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

Pós-graduação em Engenharia de Negócios

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

de R$ 1198,80

por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 322,92

Boleto à vista

de R$ 1198,80 por R$ 358,80