Pós-Graduação

Pós-Graduação em Engenharia Estrutural

Engenharia

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Paulo França

Sobre o curso

 

A Pós-graduação em Engenharia Estrutural é um programa completo e prático que visa capacitar profissionais para o mercado da construção civil, oferecendo uma imersão profunda no universo das estruturas de concreto armado e protendido. O curso é estruturado para oferecer aos alunos habilidades essenciais na análise, dimensionamento, detalhamento e projeto de estruturas, desde a concepção até a execução, utilizando softwares de última geração como o TQS.

 

O programa aborda temas como lançamento estrutural, aplicação de cargas, análise e dimensionamento de edificações, projetos estruturais em BIM, flexão, torção e cisalhamento, análise e detalhamento de pilares, vigas e lajes, além de aprofundar os conhecimentos sobre concreto protendido e fundações. O curso também engloba a realização de projetos práticos, com foco em diferentes tipos de estruturas, preparando os alunos para lidar com os desafios da realidade profissional.

 

Com um corpo docente composto por especialistas e mestres renomados na área de Engenharia Estrutural, a pós-graduação em Engenharia Estrutural oferece uma experiência completa e enriquecedora, preparando os alunos para se destacarem no mercado e desenvolverem projetos inovadores, seguros e eficientes, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento do setor da construção civil.

 

 

1. Lançamento Estrutural & Aplicação de Cargas

Lançamento da estrutura; soluções estruturais; transferência de cargas; passo a passo do lançamento; lançamento dos elementos estruturais. Ações nas estruturas; tipos de ações; cargas; estados limite; casos de carregamento. Casos reais de lançamentos estruturais envolvendo várias metodologias de lançamento; laje maciça com vigas altas; laje nervura com vigas altas; laje nervurada com faixa protendida; laje plana protendida

 

2. Modelagem & Análise de Edificações

Modelagem de dois edifícios e uma casa de alto padrão utilizando o software TQS; criação da árvore do edifício; ferramentas do programa. Criação de modelos no TQS. Lançamento dos pavimentos no TQS. Modelagem da ação do vento. Inserção de pilares, vigas e lajes. Considerações sobre as cargas. Processamentos mínimos necessários. Cuidados com a formação da grelha.

 

3. Análise & Dimensionamento da Edificação

Nesta etapa do projeto, há um aprofundamento na análise de estruturas, utilizando as estruturas que foram modeladas na etapa anterior. Serão realizadas as análises exigidas pela nova versão da norma NBR 6118. Seis estados limites últimos (ELU) e quatro estados limites de serviço (ELS) são abordados de forma detalhada. Essa etapa do projeto proporcionará aos participantes um entendimento aprofundado das análises estruturais conforme a nova NBR 6118, abrangendo estados limites últimos e de serviço. Também são exploradas as análises mínimas necessárias visando garantir a segurança e o desempenho adequado da estrutura em diferentes condições de carga.

 

4. Projetos Estruturais em BIM

Neste módulo, os participantes terão a oportunidade de conhecer e aplicar o BIM no contexto do projeto estrutural. Será explorado o potencial dessa metodologia para a melhoria da eficiência, qualidade e colaboração no desenvolvimento de projetos estruturais. O objetivo é capacitar os participantes a utilizar as ferramentas e os conceitos do BIM para otimizar o processo de projeto e melhorar a comunicação entre os envolvidos no projeto estrutural.

 

5. Flexão, Torção e Cisalhamento

Nesta etapa do projeto, realizaremos uma revisão e aprofundamento nos fundamentos do cálculo de estruturas de concreto. São abordados com profundidade os três principais esforços existentes nas peças estruturais: flexão, cisalhamento e torção. Além disso, será discutido o cálculo de fadiga, um aspecto importante a ser considerado no projeto estrutural. Essa etapa do projeto permitirá aos participantes uma revisão e aprofundamento nos fundamentos do cálculo estrutural em concreto, com foco nos esforços de flexão, cisalhamento e torção. Há temas relevantes, como decalagem, estádios do concreto e domínios de flexão, proporcionando uma base sólida para o dimensionamento correto das estruturas de concreto.

 

6. Análise, Dimensionamento & Detalhamento de Pilares

Nesta etapa, abordaremos a análise, dimensionamento e detalhamento de pilares, utilizando o software TQS como uma ferramenta prática. Os pilares detalhados serão os mesmos das edificações que estão sendo projetadas. Essa etapa do projeto proporcionará aos participantes o conhecimento prático e teórico necessário para o dimensionamento e detalhamento adequado de pilares, utilizando o software TQS como ferramenta de apoio. São abordados diferentes métodos de cálculo, consideração dos efeitos de segunda ordem local e variação de seção, visando garantir a segurança e eficiência das estruturas.

 

7. Análise, Dimensionamento e Detalhamento de Vigas

Nesta etapa, abordaremos a análise, dimensionamento e detalhamento de vigas, utilizando o software TQS como ferramenta prática. As vigas analisadas serão em sua maioria as vigas da edificações que estão sendo projetadas. Durante o curso, você aprenderá a detalhar diferentes tipos de vigas, como vigas faixa, vigas altas, vigas com variação de seção, vigas com base maior que o apoio, vigas de transição, entre outros casos específicos. Essa etapa do projeto proporcionará o conhecimento prático e técnico necessário para realizar o detalhamento seguro e eficiente de vigas, utilizando o software TQS como uma ferramenta auxiliar.

 

8. Análise, Dimensionamento & Detalhamento de Laje

Nesta etapa do curso, será apresentado um processo prático para o detalhamento seguro e eficiente de lajes, utilizando o software TQS como ferramenta de apoio. As lajes detalhadas serão as mesmas das edificações que estão sendo projetadas. Os participantes aprenderão técnicas específicas de dimensionamento e detalhamento para diferentes tipos de lajes, incluindo lajes maciças, nervuradas e treliçadas. Serão abordados também os aspectos relacionados ao cisalhamento, punção e aplicação das regras de detalhamento estabelecidas pela norma 6118. O curso utilizará as lajes dos edifícios estudados nas etapas anteriores como exemplos práticos para ilustrar os conceitos apresentados.

 

9. Concreto Protendido

Os participantes irão aprender os princípios e técnicas da protensão de estruturas. Primeiro será estudado do ponto de vista teórico como a protensão funciona. São abordados desde o lançamento dos cabos até o detalhamento final e montagem da prancha de protensão. É ensinado como dimensionar a estrutura considerando os estados limites de serviço (ELS) e como verificar sua resistência no estado limite último (ELU). O objetivo é capacitar os participantes a realizar projetos de estruturas protendidas de forma segura e eficiente.

 

10. Concreto Protendido [PRÁTICA]

Nesta etapa, os participantes terão a oportunidade de criar um projeto prático de concreto protendido. Será realizado o projeto de dois prédios. A prática envolverá a protensão de lajes lisas e nervuradas e vigas, proporcionando aos participantes uma experiência real na protensão de estruturas de concreto. Durante o curso, serão abordados os detalhes necessários para a execução do projeto, incluindo a definição dos elementos a serem protendidos, o cálculo dos esforços, a seleção dos materiais e a elaboração da prancha de projeto, que conterá todas as informações relevantes para a execução da obra. Essa abordagem prática permitirá aos participantes aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em um projeto real de concreto protendido, ganhando habilidades valiosas para sua atuação profissional na área de engenharia estrutural.

 

11. Estruturas de Fundação

Abordaremos o tema de fundações, que são elementos essenciais para garantir a estabilidade e a segurança das estruturas. Neste módulo, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre fundações, compreendendo os princípios de dimensionamento, técnicas de execução e considerações geotécnicas envolvidas. O objetivo é capacitar os participantes a realizar projetos de fundações eficientes e seguras, garantindo a estabilidade das estruturas ao longo do tempo. Características e aplicações das fundações rasas, como sapatas e blocos, e das fundações profundas, como estacas; Dimensionamento adequado desses tipos de fundação, levando em consideração as características do solo e as cargas atuantes. Dimensionamento e a execução de blocos de fundação, que são elementos estruturais utilizados para distribuir e transmitir as cargas das estruturas para o solo; Diferentes tipos de blocos, bem como as considerações importantes para o seu dimensionamento adequado. Dimensionamento e a execução de sapatas, que são elementos de fundação em formato de placa utilizados para suportar as cargas das estruturas; Diferentes tipos de sapatas, como sapatas isoladas, sapatas corridas e sapatas associadas, e as considerações necessárias para o seu dimensionamento.

 

12. "MISCELLANEOUS"

Os princípios e diretrizes para o projeto estrutural de escadas, abrangendo aspectos como dimensionamento dos degraus, vigas de apoio, guarda--corpos e demais elementos estruturais relacionados. O Projeto Estrutural de reservatórios elevados, que são estruturas utilizadas para armazenamento de água; Aspectos específicos do dimensionamento estrutural - incluindo os elementos de sustentação, paredes, lajes e acessórios necessários para garantir a estabilidade e segurança da estrutura. Projeto Estrutural de piscinas, abrangendo aspectos como o dimensionamento das paredes, fundações, lajes de apoio, sistemas de impermeabilização e demais elementos estruturais relacionados à construção de piscinas. Projeto Estrutural de cisternas, que são reservatórios subterrâneos utilizados para armazenamento de água; Aspectos relacionados ao dimensionamento das paredes, fundações, lajes de cobertura, sistemas de impermeabilização e demais elementos estruturais necessários para a construção de cisternas.

 

13. ATP

Neste módulo, os participantes terão a oportunidade de compreender a importância da ATP [Análise Técnica de Projetos] e como realizar uma avaliação. Serão apresentados os itens mínimos de análise de durabilidade, estado limite último e estado limite de serviço. Nesta etapa, serão verificados todos os itens pertinentes a uma correta e precisa avaliação técnicas. Será mostrado e ensinado como estruturar um relatório e como as etapas da ATP normalmente são desenvolvidas. Análises de durabilidade para uma avaliação técnica de projeto. Análises de elu para uma avaliação técnica de projeto. Análises de els para uma avaliação técnica de projeto. Estruturação de relatórios de atp.

 

14. Metodologia Cientifica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

Pós-Graduação

Pós-Graduação em Engenharia Estrutural

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses