Pós-Graduação
Pós-graduação em Ensino da Língua Espanhola
Educação
Carga Horária
420 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre a pós-graduação em Ensino da Língua Espanhola
O Brasil possui um déficit considerável na educação básica, com baixos indicadores em praticamente todos os fundamentos e matérias. Ter uma pós-graduação no ensino de qualquer uma dessas especialidades docentes pode representar um grande diferencial competitivo para a sua carreira na área da docência, além de se habilitar como professor em turmas do ensino fundamental ao superior (desde que atendidas as prerrogativas legais – vide descrição do público-alvo). O curso de pós-graduação em Ensino da Língua Espanhola representa uma oportunidade para professores, pedagogos e educadores licenciados em geral, de assumirem turmas em instituições educacionais desde a educação básica até o ensino superior.
O curso de especialização lato-sensu em Ensino da Língua Espanhola vai preparar você para lecionar em turmas de educação básica e ensino superior nessa área de conhecimento. O curso aborda temas metodológicos referente a esta área de atuação docente, bem como disciplinas gerais como fundamentos da educação, didática e avaliação da aprendizagem.
O curso é destinado a professores de línguas estrangeiras, a graduados em Letras e áreas correlatas, como Pedagogia e demais Licenciaturas, bem como aos diretores, supervisores, coordenadores e demais profissionais que atuam ativamente na educação, em escolas de idiomas, escolas bilíngues e instituições escolares públicas e privadas. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso. Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Introdução à EAD | 40H
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
2. Didática | 40H
Conceitualização e características da didática. Grandes educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma de dominação. Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento educacional: tipos de planos. Projetos educacionais.
3. Educação a distância e novas modalidades de ensino | 40H
Modalidade de Educação a Distância: regulamentações. História da Educação a Distância no mundo e no Brasil e suas especificidades. Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem. A Mediação pedagógica na modalidade Educação a Distância. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.
4. Semântica do espanhol | 60H
Introduzir o aluno na complexidade do fenômeno da significação, desde a conceituação e a discussão sobre a base tradicional semântica até as discussões que analisam o vínculo com as questões pragmáticas da língua.
5. Linguística aplicada ao ensino de espanhol | 60H
Introdução às teorias da Linguística Aplicada ao ensino da Língua Espanhola como língua estrangeira e reflexões críticas sobre as estratégias metodológicas desenvolvidas neste campo.
6. Gramática Histórica Da Língua Espanhola | 40H
Disciplina que visa desenvolver habilidades de observação, análise e crítica a partir de leituras comparativas dos textos gramaticais, tendo em vista o conhecimento das bases em que a gramática espanhola se organiza.
7. Fonética e fonologia do espanhol | 40H
Fonética e Fonologia: diferenças. Aperfeiçoamento da compreensão e da expressão oral. Noções de fonética e fonologia da Língua Espanhola. Classificação dos fonemas da língua. Estudo do sistema fonológico da Língua Espanhola. A relação entre os estudos da fonética e da fonologia e o ensino da língua.
8. Morfologia da Língua Espanhola | 60H
Noções de morfologia. Estrutura das palavras. Morfemas. Processo de formação de palavras.
9. Textos fundamentais de ficção em língua espanhola | 40H
Estudo da ficção. Aspectos fundamentais da narrativa literária, em diferentes abordagens teóricas. A teoria da mimese na antiguidade e na contemporaneidade. Análise e estudo seletivo de autores, obras ficcionais e aspectos relevantes para a compreensão da ficção em língua espanhola, assim como desenvolvimento da construção de sentido em espanhol, através de textos, nas diversas tipologias de gêneros e assuntos variados relacionados à ficção.
Pós-graduação em Ensino da Língua Espanhola
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 1198,80
por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
Investimento
de R$ 1198,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 1198,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 1198,80 por R$ 322,92
de R$ 1198,80 por R$ 358,80